Há tanto o que fazer em Pomerode com a família que não tem como não querer ir mais de uma vez pra lá! Quem me conhece do Instagram sabe o quanto sou apaixonada pela pequena Alemanha. Só em 2019 eu fui 3x para lá, voltei e 2021 (mesmo com a pandemia, seguindo todos os protocolos), e em 2023 já fomos 2x. As crianças também amam aqui!
Se você não sabe o que fazer em Pomerode porque não conhece bem o destino, te apresento uma cidade tranquila, pequena e cheia de famílias. As pessoas são muito receptivas e eles recebem muitos turistas, são extremamente hospitaleiros e empáticos. Há também várias lojas de fábrica maravilhosas, assim como a gastronomia, que é incrível! E tudo isso pertinho de outros lugares bacanas, como Balneário Camboriú e o Beto Carrero – são apenas uns 70km.
Algumas dicas gerais antes de efetivamente contar o que fazer em Pomerode com sua família:
1. Tempo da viagem: Pelo menos 2 dias, pra curtir alguns dos muitos cantinhos especiais da cidade. Se puder estender para 3-4 melhor porque aí dá pra aproveitar bem (eu até indicava menos, mas a cidade tem muitas novidades e precisa de mais tempo).
Vale conhecer outras cidades próximas como Blumenau e Timbó, que incluí no meu roteiro especial do Vale Europeu.
2. Hospedagem: tem várias pousadas charmosas e deliciosas ali. Uma das minhas favoritas é a Casa Branca Pousada Boutique, que tem piscina, parquinho, um super espaço verde e um café da manhã delicioso com uma baita caixa de brinquedos que deixa mães e pais mais tranquilos, além dos quartos família – leia o review completo aqui.
Outra pedida super diferente é se hospedar em um apartamento temático! Lá o mais legal para ir com as crianças é o Apto de Dinossauro e foi um sucesso com nossa família: todos os ambientes possuem decoração e detalhes de dinos, assim como brinquedos e até fantasias, e está super bem localizado.
São opções para vários tipos e estilos, perto do centro e mais práticas ou mais estruturadas um pouco mais distantes e de muitos tipos, por isso fiz só um post sobre isso, veja mais dicas aqui sobre hotéis e pousadas em Pomerode.
3.Locomoção: Sem dúvida o ideal é usar carro, seja próprio ou então alugue um carro. Não existe um transporte público local (muita gente usa bicicleta, e também é uma opção, já que a cidade é super plana e faz parte da rota de CicloTurismo do Vale Europeu, mas em família não acho muito viável) e são poucas opções de Táxi e Uber – eu na verdade nunca vi.
A cidade tem vários locais de parada que são próximos, mas não tão perto pra apenas fazer a pé, caso queira ir além do centro, e vale a pena.
4.Passaporte Turístico: Pomerode tem uma associação de turismo muito unida e que trabalha forte no segmento, e para incentivar a atividade, eles criaram o passaporte turístico, onde você pode garantir carimbos de atrações, hospedagens, restaurantes e lojas para ganhar um canecão lindo. O passaporte é gratuito e você pode retirar um em qualquer dos estabelecimentos participantes. Pegue o seu assim que chegar, e conheça com mais detalhes esse programa aqui.
O que fazer em Pomerode com a família? Bora para os atrativos!
5. Vila Encantada: Definitivamente é um universo perfeito para as crianças. É um parque temático de dinossauros e você não tem ideia de como é até entrar nele.
São vários dinos enormes, muitos brinquedões, oficinas, e a diversão é pra família toda, porque os adultos também podem ir em tudo! Tem post exclusivo da Vila, confere aqui! que também é nossa parceira e se comprar neste link e usar o cupom TURISMOEMFAMILIA tem 10% de desconto!
6. Casa do Imigrante Carl Weege: Este é um ponto turístico que fala das origens da cidade, é considero ele como um marco na história. Acho bacana mostrar aos pequenos os objetos antigos, de fazenda, além de ter as casinhas enxaimel, e ser também um espaço super gostoso para deixar as crianças correrem no jardim. Gratuito.
7. Museu do Brinquedo e do Automóvel: Os atrativos mais novos da pequena Alemanha são estes dois museus, que ficam no mesmo local. Não são muito baratos (em 2023 o valor de R$ 49,90 cada, tem meia para idosos, estudantes ou crianças de 5-13 anos, e se for visitar ambos aí tem um desconto), mas são muito bonitos. Ambos tem lojas de souvenir no local. Se desejar comprar somente o do automóvel antecipado, é possível neste link.
Caso você já conheça um museu de carros como o que tem em Gramado ou Balneário Camboriú, eles são do mesmo grupo e muito parecidos, aí você decide se deseja conhecer, mas os automóveis são super bem conservados e há cerca de 25 veículos na coleção.
Já o museu do brinquedo é especial e a coleção tem mais e 3000 peças, inclusive da nossa infância, de nossos pais e avós, e de nossos filhos. Achei bacana e foi uma visita bem gostosa.
Há também um café dentro dele, e um espaço para as crianças brincarem, já que a exposição é só pra apreciar mesmo!
8. Zoo Pomerode: Um dos atrativos mais tradicionais é o Zoo da cidade. Apesar de ser um pouco mais caro que outros zoológicos brasileiros em média – R$ 40,00 por pessoa em 2022 – ele é bem gostoso de circular e não tão grande, não no sentido de variedade, porque tem vários animais para ver, mas porque os acessos aos turistas não são muito longos. A estrutura é boa com restaurantes, lanchonetes e lojas, os monitores são muito atenciosos, e destaco a apresentação dos hipopótamos que eles mostram a alimentação e falam sobre os animais, é bem bacana.
9.Gastronomia nos Restaurantes (e tem com espaço kids): A gastronomia alemã, outros restaurantes e os doces que existem na cidade são maravilhosos, você realmente precisa ir disposto a comer, porque tem muita coisa boa para provar!
Porém, há restaurantes com espaço kids para deixar a vida ainda mais simples com a família. Entre eles, indico o Wunderwald, um dos mais tradicionais restaurantes alemães da cidade, e o Biergarten Pomerânia – super novo, delicioso e no centro da cidade.
Tem também o La Spezia, um restaurante de pizzas, massas e carnes maravilhoso, comida bem feita e de muito sabor.
Há mais opções de cafés, lanches, pizzarias, massas, hambúgueres e listei várias opções legais no post restaurantes em Pomerode.
10. Tour e Degustação na Fábrica de Chocolates Nugali: Eu sou uma grande apaixonada pela Nugali, chocolate que já foi inclusive premiado internacionalmente. Pois em 2021 eles inauguraram o novíssimo tour na também nova loja de fábrica na rota enxaimel. Há uma loja da marca no centro da cidade, mas a loja na fábrica é bem maior.
O tour se inicia com um vídeo curto sobre a história da marca e da cidade, mostra um pouquinho da arquitetura local, e segue para uma estufa com pés de cacau, para os visitantes conhecerem a árvore. Segue então para algumas áreas interativas onde é possível ver painéis, sentir aromas, e sempre acompanhando, pelo outro lado do vidro, o processo de fabricação do chocolate.
O final, a parte mais gostosa: você recebe uma colher no início onde pode provar os vários tipos de chocolate. Você pode provar inclusive a – amarga – massa de cacau, mas opções ao leite, 70% amargo, branco e inclusive sem açúcar. O tour é interativo, autoguiado, e delicioso!
11. Lojas de fábrica: Tem muita, mas muita loja de fábrica boa por lá. Porcelanas, madeiras, artesanatos, chocolates… vale a pena mesmo!
Porém, as lojas de fábrica de roupas infantis Kyly e Fakini, também tem seus cantinhos para brincar, além de conhecer produtos bacanas. A Kyly recentemente adicionou uma experiência especial: visita a fábrica! Confira os horários definidos, mas tem acontecido todos os dias. Vale dar uma passadinha pra conhecer – e carimbar o passaporte!
Mesmo sem espaço kids, vale muito a pena mesmo conhecer a Loja no Centro da Olho Embutidos é demais, e com várias opções interativas, fliperama, e até máquinha de pelúcia de porco e um salsichão pra fotografar; e a Behling e a Holtz & Stoff, ambas belíssimas na beira rio, com artesantos e peças em madeira (gamelas, itens de churrasco, etc)
Ainda recomendo a de excelente preço Cativa, de roupas adulto e infantil, a loja e visita a fábrica de queijos fundidos da Pomerode Alimentos, as Velas Guenther, uma verdadeira obra de arte, e as lojas de louça da Oxford e da Porcelana Schmidt, que possui um pequeno museu junto a loja (Memorial Arthur Schmidt) e muitas louças belíssimas.
12. Alles Park: Um atrativo que chegou em 2022 e foi muito esperado! Uma Vila Germânica não só com lojas e comidinhas, mas cheia de atrações bacanas para famílias com crianças – e sem também, com destaque para a Vila da Neve – um espaço indoor com muito gelo e neve de verdade produzida no local, e várias atrações para brincar no gelo, inclusive escorregas com bóias.
O Alles ainda possui um carrossel de madeira muito original, um circuito de infláveis para todas as idades, brinquedos infantis como aviãozinho e playground, e muito mais!
Não é meu lugar favorito, mas é charmoso e a experiência pode ser válida, inclusive contei neste post somente sobre o Alles Park.
13. Rota do Enxaimel: A rota são casas típicas feitas na técnica enxaimel que são um patrimônio tombado com o maior número atual de casas desta arquitetura preservadas no Brasil. Minha foto de capa do post é de uma das poucas casas que são possível de visitar.
Fazer o passeio guiado é super interessante. Vou deixar uma indicação para conhecer mais sobre ela com o post da Deyse do Expedições em família sobre a Rota Enxaimel.
14. Museu Brasil Alemanha: Atrativo inagurado em 2023 na cidade, é um museu interativo que celebra a união dos países, preservando a cultura, tradição e e história dos imigrantes alemães que até hoje vivem nesta região do Vale e vários fatos históricos e marcantes dos dois países, alguns comparativos, etc.
Não é muito grande, mas bem interativo, e junto dele há um café e uma pracinha em frente com um parquinho para as crianças. Gostamos!
15. Spitz Pomer: O mais novo parque da cidade inaugurado em 2024, bem no centro ao lado do Passeio Pomerano.
O Spitz é uma mescla de atrações radicais em um ambiente tranquilo. Não é um parque pensado para crianças pequenas, ainda que tenha uma mini fazendinha fofa e um circuito de arvorismo pequeno infantil, mas o principal do parque são atrações como a tirolesa, o voo de balão virtual, a zorb ball (bola gigante pra sair rolando dentro dela), tiro com arco, tiro ao alvo e o principal: um tubing para descer em boias que é muito divertido!
Quando fomos a entrada incluía as atrações infantis, 5 descidas no tubing e tiro ao alvo. Demais atrações com preços variados com custo a parte.
Prepare as pernas, porque tem muitas subidas para fazer antes de encarar as descidas com emoção do parque!
Há muito o que fazer em Pomerode com a família, não citei outros passeios com cachoeiras, e os atrativos germânicos em Blumenau e áreas verdes e culturais em Timbó que estão super próximas… então dá pra ficar uma semana que não vai faltar programação!
Pomerode é coração do Vale Europeu e uma cidade que sempre amamos ir com nossa turminha, vá você também! E não deixe de usar os serviços, links parceiros do blog!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
9 Comments
Leave a Reply9 Pings & Trackbacks
Pingback:16 Opções de Hotel Fazenda em Santa Catarina (ou similares) para aproveitar em família - Turismo em Família
Pingback:Trem da Serra do Mar de Rio Negrinho à Corupá: Descubra o Passeio de Maria Fumaça! - Turismo em Família
Pingback:Pousada Perto do Beto Carrero: Conheça a ótima Bela Lisboa! - Turismo em Família
Pingback:14 Opções de hotel fazenda perto de Curitiba (ou similares) para uma viagem curta saindo da Capital! - Turismo em Família
Pingback:Osterfest em Pomerode: O que você precisa saber para aproveitar a Páscoa Alemã, no Brasil! - Turismo em Família
Pingback:Restaurantes em Pomerode: As melhores opções da cidade! - Turismo em Família
Pingback:22 atrativos na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela - e dicas extras! - Turismo em Família
Pingback:Hotel em Pomerode: Onde ficar na Pequena Alemanha - Turismo em Família
Pingback:Passaporte Turístico de Pomerode: Garanta o melhor souvenir da Viagem! - Turismo em Família