in , , ,

O que fazer em Balneário Camboriú em família em 14 ideias!

família em mirante vendo o mar em Balneario Camboriu

Há muito o que fazer em Balneário Camboriú com a família, e fico pasma quando vários viajantes optam por usar a cidade apenas como pernoite para aproveitar o Beto Carrero, ou mesmo achando que apenas 1 dia é mais do que suficiente, sem nem mesmo pesquisar ou ver as atrações super bacanas da cidade.

Claro que talvez você só tenha um tempo curto para sua estadia – eu mesma já escrevi um roteiro de 1 dia na cidade em família de forma bem aproveitada .

Porém, se você tiver mais tempo, e realmente recomendo pelo menos uns 2-3 dias inteiros por lá, e algumas indicações boas de hospedagem para famílias são – todas a poucos metros da praia central:

> Santa Inn: bem localizado do lado das atrações do Molhe da Barra Sul para ir andando em tudo;

> Hotel Plaza Camboriú e o Mercure Camboriú: ambos centrais e próximos aos comércios da Av. Brasil e restaurantes da cidade e beira mar.

> Marambaia Hotel & Convenções: em frente ao molhe da barra norte e da roda gigante, que também tem um parquinho legal e algumas opções de restaurantes e comércios na cidade.

Informação importante: Balneário Camboriú NÃO é a mesma coisa que Camboriú! São municípios diferentes, e cada um fica de um lado diferente da rodovia que chega na cidade.

Camboriú é uma cidade mais simples e que, apesar de ter hospedagens mais em conta, não recomendo ficar lá, porque você acabar gastando mais com transporte ou estacionamento – que não é barato, foram o tempo que você pode perder. Principalmente em alta temporada é comum ter congestionamentos e filas – não caia nessa pegadinha.

Floresta Encantada do Unipraias
Floresta Encantada do Unipraias

O que fazer em Balneário Camboriú

Conhecer as várias opções de BC, que incluem diversão, natureza e inclusive ótimos lugares pra comer entre várias idades é uma viagem bem legal, e inclusive a cada ano tem surgido novas atrações.

Veja o que fazer em Balneário Camboriú em 14 ideias bacanas para a família toda – além de dicas bônus para planejar sua viagem no destino:

1. Unipraias: Esta pra mim é a atração mais legal da cidade. O parque fica no alto do morro, acessível por bondinho, e no alto estão várias atrações, incluindo uma baita tirolesa, o trenó entre a mata atlântica, e a Floresta Encantada, o espaço kids entre duendes e uma pequena volta de trem.

Estas atrações são pagas a parte, mas você pode passear e ver os lindos mirantes da Praia Central (foto da capa do post) e depois, já incluso no ingresso, descer e curtir a praia de Laranjeiras. Há mais detalhes do parque no post abaixo, exclusivo do Unipraias.

 

Vale ler também: Unipraias – Parque, Natureza e Aventura em Balneário Camboriú

 

Mãe filhos na praia
Eu e os meninos em Laranjeiras

2. Praia de Laranjeiras: Esta é a melhor praia da lista de o que fazer em Balneário Camboriú para as crianças. Há boa estrutura de restaurantes, é possível alugar guarda sol e cadeira, e o mar é super calminho.

Também é a parada de quem faz passeio com o barco pirata. A água é gelada, mas a criançada não liga muito não. É muito bonita e aproveitamos bastante – os meus meninos não queriam sair de lá.

Você consegue acessá-la através da segunda parada do bondinho do parque Unipraias, ou indo de carro mesmo a partir do centro, com acesso asfaltado.

3. Barco Pirata: O passeio sai do Molhe da Barra Sul, que também é a entrada do Unipraias ao lado (e você pode fazer as atrações combinadas no mesmo dia), e faz um passeio que passa não somente vendo um pouco da praia central até laranjeiras, mas tem diversão a bordo com um show com os piratas, e de muitas risadas e desafios.

O barco tem várias saídas ao longo do dia e indo cedo você pode ficar o tempo que desejar na parada em Laranjeiras e retornar no barco que quiser ao longo do dia.

4. Molhe da Barra Sul: Aproveitar o Molhe é muito gostoso e só não passei mais tempo lá no dia que estivemos nele porque ia acabar o horário do meu estacionamento!

O Molhe tem não só a área que avança para o mar e com a linda vista, mas um mini complexo com um sorvete delicioso, e um super parquinho infantil, enorme e bem conservado, que pode ser o encerramento do dia após passeio no Unipraias e/ou no barco pirata.

E sabe, Balneário tem vários parquinhos bons pela cidade inclusive, não deixe de levar as crianças em um deles, todos públicos!

dois homens vestidos de pirata encenando teatro
A aventura pirata é bacana para quem gosta muito da temática.

5. Aventura Pirata: Diferente do barco, este é um local fixo em frente a praia e bem próximo do Aquário Oceanic (basta andar ao outro lado da quadra).

Trata-se de uma proposta interativa que começa com uma encenação divertida piratas em duas salas que dura cerca de 15 minutos, e depois há dois jogos para brincar: um “tiro de canhão” feito com dispositivo digital tentando acertar alguns barcos, e um pistolas de laser para atirar em uma espécie de caverna do tesouro. Ainda tem uma mini exposição.

6. Zoológico: Esta é uma opção sempre coringa para quem gosta de animais. A cidade também possui seu Zoológico e todos podem fazer este passeio clássico. Só confesso que este foi o único em que não visitei ainda, então vou dever as informações de como é sua visita, mas já vi muitos elogios nas avaliações de viajantes sobre ele!

 

Sabe onde comer em família na cidade? Confira este meu post no Instagram para conhecer ótimas opções!

 

7. Roda Gigante: A roda gigante é uma atração mais tranquila da listinha de o que fazer em Balneário Camboriú. Ela fica bem ao lado do molhe da barra norte e não deixa a desejar para os amantes de roda gigante, além de ter outro ângulo da linda vista da cidade.

Vale combinar a roda gigante com um cantinho gratuito da praia e pedras que contorna a ponta da praia (que não é molhe), uma caminhadinha gostosa e que garante mais uma vista bacana da cidade.

jacaré no aquário
Jacaré no Oceanic Aquário

8. Aquário Oceanic: O Oceanic é um dos maiores aquários do Brasil e inclusive passou por uma ampliação no final de 2022. Rende um muito passeio gostoso, de 1h – 1h30. É minha segunda atração favorita da cidade.

Há 2 grandes andares, sendo o de baixo animais marinhos, incluindo pequenos tubarões e os simpáticos pinguins e uma passarela de vidro acima dela para ver o aquário do alto. O andar de cima é o meu favorito, de animais de água doce, e praticamente todos da fauna brasileira, como as lontras e jacarés. A área expandida também possui uma parte de mangue e aves.

Entre os dois andares há uma exposição super interessante de arte feita com lixo recolhido do mar, e foi uma das coisas que mais gostei.

pequena sala de cinema com pessoas sentadas
Cinema com realidade virtual em duas versões.

9. Cinemas 3D: Existem dois cinemas 3D na cidade agora: um ao lado do aquário na temática fundo do mar, e outro dentro do Classic Car Show no tema montanha russa.

São pequenas salas onde os visitantes usam óculos de realidade virtual em 360 graus e as cadeiras também se mexem conforme corre o filme.

Eu assisti o filme do fundo do mar e não achei a experiência imperdível, mas pode ser interessante para você.

um carro preto e um carro laranja, ambos antigos
Para os fãs de carros clássicos, esta é a exposição.

10. Classic Car Show: A cronologia histórica de algumas grandes marcas e modelos de automóveis, com vários exemplares interessantes estão expostas no Classic Car Show. Carros clássicos e modelos que inclusive são os mesmos usados por presidentes e a outras ocasiões especiais podem ser vistos no local.

A atração também conta com uma pista autorama, jogos de corrida tecnológicos e o cinema 3D que mencionei de montanha russa. Estas atrações tem um custo adicional do ingresso da exposição.

11. Passarela da Barra: Atração antiga e gratuita exatamente em frente ao Classic Car Show. Você sobe de elevador e pode atravessar sobre o Rio Camboriú para ver um pouco do lado turístico do molhe da barra da sul, assim como as várias marinas que estão no rio. Dá pra ver um pedacinho da praia e é uma subida rápida, mas que vale ir.

Mãe e filho na praia
Eu e o pequeno na praia do Estaleiro: a mais linda que visitamos

12. Piquenique na Praia do Estaleiro / Estaleirinho: Estas praias ficam na divisa do município, já quase em Itapema, mas vale a pena pegar o carro ou transporte de aplicativo e sair uns 20 minutos do centro para ir até ela, que é completamente diferente das demais – principalmente em relação a central.

A praia é lindíssima, possui selo Selo ecológico bandeira azul (certificação em atrativos de água doce e salgada, que atende mais de 30 itens desenvolvidos pela FEE (Foundation for Environmental Education) e realmente deslumbrante.

A praia não é calma e tem mar aberto, porém, tem a areia mais gostosa que já pisei até hoje, extremamente macia, é muito boa!

Não tem estrutura, são apenas casas de veraneio e um tanto de restinga próxima. Minha sugestão então é levar seus pertences e fazer um bom piquenique, e curtir toda beleza que elas oferecem! Estaleirinho ainda tem mais opções próximas – há pousadas lá – mas Estaleiro foi onde ficamos é ela é… só ela!

13. Cristo Luz: Este é um bonito mirante da cidade onde é possível ver uma visão diferente de sua orla com prédios enormes, e a praia ao fundo. Abre apenas no final da tarde e noite na maioria dos dias, e recomendo chegar no fim da tarde para ter as duas visões – diurna e noturna toda iluminada. Se quiser é possível jantar no alto do local que tem restaurante com pizzaria.

Duas réplicas de dinossauros em centro de exposições
Balneário Camboriú será invadida por dinossauros!

14. Em breve – Aventura Jurássica: No segundo semestre de 2023 será inaugurado um grande novíssimo parque na temática de dinossauros. A área terá diversas réplicas e caminhos, atividades integradas a natureza como tirolesas e arvorismo, e mais. Vamos aguardar a novidade, mas vale a expectativa.

Dicas Bônus

> As atrações Classic Car Show, Cinema 3D, Aventura Pirata e o Aquário Oceanic são parte do mesmo grupo e você pode comprar um passaporte para as 4 em um valor com desconto. Na minha opinião ou você faz somente o Aquário, ou você faz todas, até porque se quiserem ir em duas já fica o preço do passaporte. Acesse a área de ingressos para verificar valores atualizados.

> Há várias atrações da região do Molhe da Barra Sul e recomendo ficar a pé por ali. Mesmo de carro, se estiver hospedado na região, vá andando ou de transporte por aplicativo para não ter pressa de sair de estacionamento, e nem gastar tanto com isso para longos períodos, porque eles tem horário para fechar.

> Se for ao Beto Carrero, recomendo muito planejar bem a visita para curtir todos os detalhes. Faça planejamento e roteiro do parque e mesmo dos passeios em Balneário e região. Precisando de ajuda, recomendo demais o trabalho da Partiu Roteiro. São meus parceiros e mencionando o Turismo em Família você garante 10% de desconto na sua proposta escolhida.

Viu como tem muito o que fazer em Balneário Camboriú com a família? Aposto que tem mais coisas do que você imaginava!

E se for viajar, reserve sua estadia pela caixa de pesquisa do Booking no blog (também na lateral do desktop, ou logo abaixo do post no mobile de seu celular) e você me ajuda a trazer dicas e muito conteúdo para vocês viajarem mais e melhor! E precisando de mais serviços, use a área de parceiros e descontos também!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!