in , ,

Restaurantes em Pomerode: As melhores opções da cidade!

salão de restaurante com divisória com luzes românticas

A seleção de bons restaurantes em Pomerode é, felizmente, generosa. A pequena Alemanha possui não apenas deliciosas opções típicas, mas muito mais entre boas carnes e massas, de lanches a cafés coloniais, e você definitivamente come bem demais (vou explicar melhor a seguir).

A cidade é tão boa no quesito gastronomia que possui seu próprio evento de sabores: O Festival Gastronômico já é uma marca da cidade no mês de julho.

Deixou de acontecer somente na pandemia, mas os diversos estabelecimentos da cidade melhoram e renovam ainda mais suas receitas. Ou seja, em qualquer época do ano, vale a pena ir só pra comer se for o caso – é claro que você aproveita muito mais também.

 

Leia também: O que fazer em Pomerode em família em 11 dicas

 

Sem mais desculpas, depois de visitar algumas vezes a cidade, e sempre provar opções diferentes, na minha opinião, os melhores restaurantes em Pomerode são:

Trio de bruschettas do restaurante La Spezia
Trio de bruschettas do restaurante La Spezia

La Spezia: Este restaurante está em nossa capa do post, e é uma das melhores surpresas locais. O cardápio é bastante farto, com opções de pizzas, massas, carnes e peixes, maravilhosamente bem preparados. Dá pra sentir aquele gostinho de comida fresca e bem feita.

O restaurante é grande, porém é melhor reservar, pois costuma encher em épocas mais movimentadas. Há inclusive um espaço kids simpático para os pequenos (estava fechado durante a pandemia), mas mesmo em um momento que não estava disponível ofereceram giz e folhas para desenho aos meus meninos.

O ambiente também merece destaque, pois é uma muito bonito. Há flores e uma decoração romântica com velas na mesa que deixou tudo ainda mais agradável. Tem estacionamento e está praticamente em frente a Pousada Oma Helga, que já nos hospedamos (aqui o review dela e no link que mencionei acima com dicas da cidade, tem mais algumas indicações de pousadas boas que já conhecemos).

Entre as delícias que já comi, adorei o trio de bruschettas, e um peixe com creme de mandioquinha que estava divino. Atende apenas no jantar.

Prato típico do Wunderwald com marreco, eisben, salsicha e acompanhamentos como chucrutes, repolho roxo, arrox e molhos
Prato típico do Wunderwald com marreco, eisben, salsicha e acompanhamentos como chucrutes, repolho roxo, arrox e molhos.

Wunderwald: Das opções típicas de restaurantes em Pomerode, esta é a minha favorita, e a mais tradicional do município. Mais uma vez, programe-se e reserve se desejar comer em uma data mais movimentada, sem pegar grandes filas.

O Wunderwald fica afastado do centro, já no início da estrada que vai a Blumenau, mas isso não impede que muitos turistas vão provar seus pratos alemães. Pratos alemães clássicos como Eisben cozido, bisteca de porco, salsichão vermelho e branco, repolho roxo, chucrutes e purê de batata, além do marreco recheado, são parte do cardápio da casa.

Ali também há um bom espaço kids, e em finais de semana e feriados pode ter música ao vivo, com artistas realizando performances ao longo das mesas, na mais tradicional música alemã.

Tem estacionamento e atende almoço e jantar. Como cortesia, eles oferecem sagu de sobremesa!

Prato típico do Siedlertal com bisteca de porco, salsichas, batatas cozidas molho e acompanhamentos.
Prato típico do Siedlertal com bisteca de porco, salsichas, batatas cozidas molho e acompanhamentos.

Siedlertal: Para quem não quiser sair do centro e também desejar comer gastronomia alemã, o Siedlertal é boa pedida também. Ótima localização, bem ao lado do Museu do brinquedo / Museu do automóvel, tem estacionamento e atende almoço e jantar.

As opções típicas são bem similares as do Wunderwald, com algumas pequenas diferenças de acompanhamentos (e tempero, que sempre muda né). Porém, ao pedir qualquer prato da casa, há um buffet de saladas e sobremesas para se servir a vontade. Achei ótimo quando fui com meus pequenos, porque afinal eles não demoram para pedir a comida pela fome, e já pude servi-los desde o pedido.

Buffet de tortas, bolos e doces da confeitaria
Buffet de tortas, bolos e doces da confeitaria.

Torten Paradies: Bem no centro da cidade também está uma outra tentação entre os restaurantes em Pomerode. A Torten Paradies não é uma simples confeitaria, mas é a maior referência de doces e café colonial da cidade, e bem tradicional.

Eles atendem com buffet no horário de almoço, e após às 14h30 com café colonial até seu fechamento no final da tarde, tudo por kg. Dá sim pra almoçar, esperar trocar o buffet, e pegar a sobremesa (fiz isso uma vez). Porém, se conseguir fazer os passeios e deixar pra almoçar mais tarde direto no buffet colonial, é boa pedida sim.

 

Viaje com nossos parceiros: Conheça os descontos e benefícios em vários serviços e produtos do blog – acesse aqui

 

O almoço serve opções mais comuns, bem preparadas, como feijão, purê, batata, peixe, carne, macarrão, etc. Já o café colonial vem com tortas salgadas, quiches, frios, salgadinhos, sanduichinhos, bolos, tortas recheadas, docinhos, cupcakes e mais. Eu pessoalmente gostei muito dos bolos recheados.

Além disso, há o balcão com itens de padaria e confeitaria, sorvetes de massa, e venda de produtos como biscoitos, chocolates, etc.

O ambiente é bem grande, e possui estacionamento na rua lateral, apesar de ser possível estacionar na rua principal onde está.

Pizza de mignon e queijo com pedaço levantado em espátula
Pizza bonita com mignon da Tarthurel. Crédito: Divulgação

Pizzaria Tarthurel: Localizada bem ao lado do turístico Pórtico Sul, que dá acesso a praça com o letreiro e parquinhos da cidade, essa é uma pizza que merece ser provada, e acho boa pedida para o jantar para balancear um dia que você tenha comido bem demais (acontece, não é?).

A variedade de opções do cardápio é bem grande, mesmo! Há pizzas tradicionais, especiais e com ótimos ingredientes. A massa é fina e fresca, muito saborosa.

Minha única reclamação é que nas vezes que fomos a pizza demorou bastante para ficar pronta, então chegue bem cedo, ou saiba que pode demorar mesmo.

Atendem no jantar, balcão ou salão (eu sou parceira de comer pizza no quarto da Pousada também).

tábua com carne e molhos
Um corte delicioso com molhos de acompanhamento do Barachetta.

Baracchetta: Estando no Sul, não dava para deixar de ter na seleção um dos restaurante em Pomerode que fosse especializado em carnes. Na realidade, o Baracchetta é um açougue, possui loja de artigos e temperos de churrasco, e apenas no jantar ele abre sua área de bistrô para servir as carnes assadas aos clientes.

Isso inclui entrecôt, bife de chorizo, e outros ótimos cortes. Você também pode pedir acompanhamentos como maionese, arroz e fritas para acompanhar a carne. Assadas no ponto que você desejar, e estavam suculentas quando provamos.

Possui um pequeno estacionamento nos fundos e está na entrada da cidade, próximo do acesso para a Rota do Enxaimel.

Chocolates Nugali (Bônus): Apesar de não ser exatamente uma das opções de restaurantes em Pomerode, eu não podia deixar de mencionar esta delícia gastronômica, que tem sua fábrica na cidade.

O chocolate da Nugali já foi premiado internacionalmente, e possui barras e bombons muito gostosos. Vende por toda Santa Catarina e em vários estados do Sul e do Brasil, mas lá está a loja do centro e a própria fábrica, que inclusive pode ser visitada através de uma visita autoguiada com degustação no final.

Assim que chegar lá e encontrar um chocolate deles, compre! Não vai se arrepender.

Além das minhas indicações, que espero que tenha gostado e já anotado, tenho outras duas dicas boas para você considerar:

Dica preciosa 1: Com exceção da Pizzaria Tharturel e do La Spezia, os demais estabelecimento são parte do Passaporte Turístico de Pomerode, um programa de incentivo local quem ao gastar pelo menos 30,00 em 10 participantes, você pode levar um canecão típico da cidade super lindo. Inclui atrações, pousadas, lojas e restaurantes em Pomerode. Leia mais neste post para entender sobre ele.

Dica preciosa 2: Pomerode é um destino no coração do Vale Europeu que pode facilmente ser combinado com outros, como Timbó (só a 14km) e Blumenau (a 35km).

Neste caso, você pode provar também típico alemão Thapyoka, que está nas duas cidades que mencionei; e em Blumenau vale a pena aproveitar os restaurantes da Vila Germânica, ou o Café Haus Glória, ótima pedida de café colonial também. Para conhecer tudo o que há de melhor nas 3 cidades, eu tenho o meu roteiro de 3 dias no Vale Europeu que você não vai se arrepender de fazer. Leia ele todinho!

Partiu comer bem em Pomerode? É um destino que amo e sempre retorno, então, precisando de ajuda, me chama nas redes sociais abaixo que vai ser um prazer te falar mais de nossa Alemanha brasileira!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.