in , ,

Paraná com Crianças: Destinos que valem a pena curtir em família

familia com pai, mae, dois meninos em frente a eles e vista de um canion ao fundo e vegetacao

Existem muitos destinos para viajar no Paraná com Crianças, para todos os tipos de gostos de famílias, com atrativos como parques temáticos, resorts, ecoturismo e mais, ao longo de todo o estado.

Confira minha seleção de destinos do meu estado, e vale a pena escolher seu favorito, seja uma viagem mais conhecida, ou mesmo uma opção alternativa, mas também muito legal:

Curitiba

duas crianças de costas em frente a arcos de madeira de entrada em um bosque
Parques e muita diversão estão na capital para as crianças!

A capital não podia ficar de fora das opções do Paraná com crianças. Aliás, é uma das capitais brasileiras que mais possuem passeios kids friendly!

Quase todos os seus parques, que são símbolos da cidade, possuem parquinhos, ótimos gramados para atividades de lazer e piqueniques, e alguns deles possuem atrações específicas para os pequenos. Isso inclui o caminho de João e Maria e a contação de história no Bosque Alemão, os espaços e atrativos lúdicos do Museu da Vida, a trilha de aventuras do Bosque Reinhard Maack, e muito mais.

Além disso, é uma cidade econômica para viajar em família, com os melhores preços de hotéis e restaurantes comparados com as outras cidades, e uma série de atrativos que são todos gratuitos. Inclusive tenho um roteiro completíssimo de 3 dias em Curitiba com Crianças, feito por esta mãe turismóloga e curitibana que vale a leitura!

Foz do Iguaçu

mãe e dois filhos pequenos com cataratas ao fundo
Curtindo a beleza de uma das maravilhas do mundo com meus guris

Foz para mim é um destino obrigatório pra vida. No Paraná com crianças, sem também, enfim… mas o fato é que o destino não apenas possui atrativos de muitos gostos, mas também está crescendo cada vez mais no entretenimento, com muitas melhorias no turismo em geral.

As cataratas são mágicas para qualquer idade, e vale fazer o macuco safári para os mais aventureiros. Foz também tem atrativos temáticos bons de passear com os mini turistas.

Destes, o meu favorito é o Parque das Aves. Há também o Ecomuseu e o Refúgio Biológico de Itaipu, o Movie Cars, o Vale dos Dinossauros (com ressalvas, porque forçam um pouco a gente pra gastar dinheiro aqui), um parquinho imenso no Marco das 3 Fronteiras, – eles também adoraram o show – e claro: muitos resorts com recreação e super estrutura. Deixei mais detalhes sobre isso no post Foz do Iguaçu com crianças: as 9 melhores atrações.

Tibagi

pai, mãe e dois meninos entre uma fenda rochosa
Nossa família na Fenda do Nick: um lugar incrível de Tibagi

Conhecida pelo Turismo de aventura, Tibagi é uma cidade de muitas belezas naturais, e a maior parte delas é sim acessível aos pequenos (é a foto da capa do post).

O Cânion do Guartelá, apesar de ser o atrativo mais puxado, geralmente oferece uma ajudinha para as famílias ao dar carona na volta da trilha principal, que tem uma subida mais cansativa.

 

Leia mais sobre este destino no post: Tibagi – Um guia para curtir sua incrível natureza, inclusive em família

 

Fora isso, os demais atrativos são tranquilos e fáceis de transitar. Isso inclui os Saltos Santa Rosa e Puxa Nervos, com pouca caminhada até a cachoeira, a incrível fenda do Nick, e a estadia no Itaytyba com visita ao Sítio do Vô Ivo, que pudemos se divertir e aproveitar piscina, trilhas, rio, recreação e mais.

Ribeirão Claro

vista panorâmica de piscinas, chalés e represa ao fundo com montanhas
Um dos resorts de Ribeirão Claro, e a vista para a represa de Chavantes.

Ainda desconhecida de muitos viajantes, e que merece ser mais lembrada, Ribeirão Claro é uma cidade na divisa com São Paulo que merece sua atenção.

A cidade conta com dois grandes resorts – o Daj Marina e o Tayayá Resort, este que nós conhecemos e contamos toda nossa experiência aqui – pra quem quiser aproveitar sem se preocupar, com a possibilidade de fazer passeios de barco e esportes náuticos na represa, além de outras atrações de aventura e trilhas, como a Pedra do Índio, complexo de lazer com tirolesa e mais atividades.

Porto Rico

A cidade está no interior do estado, e seu principal atrativo são as praias formadas na beira do Rio Paraná. Há pontos de praias com águas mais tranquilas, e é uma cidade bastante quente, pra quem deseja calor garantido.

Há praias muito bonitas como a Praia de Santa Rosa e a Praia da Carioca, e é possível fazer passeio de barco para conhecer a região toda de Porto Rico. Também há um parque aquático.

Ponta Grossa

Cachoeiras pequenas de capão da onça, Ponta Grossa/PR
Cachoeiras pequenas de capão da onça, Ponta Grossa/PR

Mais um destino ótimo para os amantes de ecoturismo, mas também com estrutura adequada, e que é super acessível para os pequenos. Eu pessoalmente acho um ótimo destino do Paraná com crianças por estas super próximo da capital Curitiba, e ter um tamanho menor, mas ser completa em tudo.

Ponta Grossa possui uma boa praça no centro da cidade, restaurantes diversos e claro, as formações rochosas e cachoeiras. As trilhas delas são fáceis, e a beleza é incomparável. O principal atrativo é o Parque Estadual de Vila Velha, e a nova gestão melhorou muito o acesso e inclui atividades novas no local.

Destaque também para o Buraco do Padre, uma cachoeira no meio de uma furna que é belíssima e possível de ir inclusive com carrinho de bebê por existirem passarelas e rampas. A cachoeira da Mariquinha também é acessível por uma caminhada leve, e as cachoeiras pequenas de Capão da Onça e seus pequenos balneários prometem sossego e piscinas naturais rasinhas e gostosas.

 

Leia mais sobre a região em: 4 cachoeiras de Ponta Grossa lindas e acesíveis para ir em família

 

Dica bônus: Ponta Grossa está bem ao lado de outros lugares que valem a visita e podem ser combinados na mesma viagem, e que possuem espaços gostosos pra curtir com as crianças, como restaurantes com parquinhos e áreas temáticas, como na Colônia Witmarsum de Palmeira, e as colônias holandesas de Castro e Carambeí.

Litoral do Paraná

Mãe e filhos proa de barco com mar ao fundo
Passeio de barco nos arredores da Ilha do Mel a partir de Pontal do Paraná, no Litoral do estado

O litoral paranaense também é boa pedida para curtir o Paraná com Crianças. Pode não ser o litoral mais famoso da região, mas ainda assim oferece praias com águas calmas, e mesmo as águas mais agitadas podem ser aproveitadas na hora de pular ondas no rasinho, e tem areia pra fazer castelos e brincadeiras a vontade.

As praias mais tranquilas no quesito mar estão na Praia Mansa e na Prainha do Balneário de Caiobá, em Matinhos; e na prainha de Guaratuba, na região de Caieiras, que pessoalmente considero a cidade mais bem estruturada para receber turistas no litoral.

Ainda há algumas praias tranquilas na Ilha do Mel, que no quesito beleza, na minha opinião, é a vencedora entre todas estas. Você deverá ir de barco e é um clima diferente e muito rústico, mas super possível de curtir com as crianças – não esquece as lanternas, é uma Ilha com eletricidade básicamente nos comércios, mas não em todo o espaço local.

BÔNUS: Hóteis e resorts em outros destinos do Paraná para ir com a família

Como muitas famílias curtem mesmo aproveitar um hotel ou resort sem sair dele, mas pra ficar curtindo e descansando nele, deixo abaixo mais algumas opções no estado que podem ser interessantes para você considerar para uma viagem no Paraná com crianças.

Contam com estrutura completa, e possuem boas avaliações de seus hóspedes:

Piazito Park Hotel – em Piên

Camboa Hotel Paranaguá – em Paranaguá

Ózera Hotel Fazenda – em Prudentópolis

Ody Park Resort Hotel – em Iguaraçu

Hotel Estância Betânia – em Colombo

La Dolce Vita Park Hotel – em São José dos Pinhais

Em breve: Hard Rock Café Resort Ilha do Sol

Só tem dica boa para viajar no Paraná com crianças hein… só não dá pra deixar de ir por falta de opção, porque são muitas! E passear e desfrutar de momentos com os pequenos é sempre muito gostoso, e vale a pena demais.

É por isso que não apenas eu, mas outras colegas blogueiras também deram dicas incríveis em suas páginas nessa temática! No blog 6 Viajantes você encontra dicas de presentes para o Dia das Crianças para um pequeno viajante. Já no Expedições em Família a sugestão é o Passeio no Parque Guanabara – Tradição Divertida em Belo Horizonte que com certeza é uma delícia de aproveitar com a família.

No Blog da Elizabeth Werneck tem 17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro, que é algo que eu amo fazer com meus filhos em vários destinos que viajamos. O blog Entre Mochilas e Malinhas também sugeriu mais um passeio bacana, desta vez no estado de São Paulo, e conta um pouquinho sobre como é a visita no Orquidário de Santos.

E por fim, para os mais crescidinhos e chegando na nova fase da vida, essa transição é o tema do post do Blog Por ai com os Pires, que conta para nós sobre o Dia das crianças para adolescentes.

Muita coisa legal né? E precisando se inspirar, conta comigo, conversa através das redes sociais, navega no blog, que sempre dou um jeitinho de te ajudar!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

10 Comments

Leave a Reply
  1. Adorei essas opções no Paraná para viajar com as crianças – só conheço Curitiba (que amo!) e Foz do Iguaçu. Já fiquei super curiosa para conhecer os restantes!

  2. Paraná é um estado que queria muito conhecer e amei conhecer. Mas conheci apenas algumas cidade como Curitiba, Morretes, Antonina, Foz do Iguaçu e Paranaguá por conta do aquário. Mas fiquei de voltar pra conhecer outros destinos. E ler seu artigo com as dicas de outras cidades para curtir com crianças e em família, me ampliou os horizontes.. Quero muito conhecer Tibagi. Obrigada!

  3. Fizemos uma passagem rapidinha por Curitiba, mas o Bosque não ficou de fora é realmente uma graça. Sobre Foz estou com você e não abro, sempre digo que todos devem conhecer. Os demais destinos fiquei babando aqui e doida para conhecer. Ótimas dicas de Paraná com crianças.

  4. Que lugares incríveis para visitar com as crianças. Depois de ler esse post, vi que preciso voltar no Paraná. kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.