in

22 atrativos na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela – e dicas extras!

mulher sentada em balanço em formato de macarron, com mais alguns macarrons gigantes em cenári ofotográfico

A Avenida das Hortênsias não é apenas a principal ligação entre Gramado e Canela, mas também está repleta de atrativos turísticos, e também possui ótimos restaurantes, lojas, hotéis e pousadas, que vou mostrar agora, um post em parceria com a Erika Beltrão, que é travel designer especializada em Serra Gaúcha.

A Avenida das Hortênsias / Av. Don Luiz Guanella (nome após mudar a cidade), possui cerca de 6km e sempre está movimentada com viajantes que vão e vem entre as cidades da serra.

Claro que tem ainda muito mais o que fazer – na verdade dá pra passar até meses sem ver tudo nestes lados, considerando a quantidade de atrações que existem ali – mas minha dica é quando você montar seu roteiro (ou pedir para um especialista) é que você melhore sua logística já programando todos os locais que deseja visitar nesta rua de uma só vez.

Inclusive, dê um check no mapa para fazer tudo o que for do lado direito primeiro, e do esquerdo depois, ou vice versa, dependendo de onde você esteja hospedado(a). A partir de Gramado você começa pelo lado direito, ou pelo lado esquerdo se for Canela. Mas tudo bem fazer uns retornos, caso precise, pois tudo é muito perto.

 

Não viaje sem Seguro, mesmo em território nacional, afinal, a cobertura vai além da saúde, e garante todo atendimento que você precisa. Escolha as melhores seguradoras com 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA através deste link.

 

Sem mais enrolação, “Só” os 22 principais atrativos da Avenida das Hortênsias são:

1.Mirante Belvedere: Um parada clássica dos ônibus de Turismo, gratuita, bem no início da avenida pra quem vem de Gramado. Tem uma bonita visão do Vale, mas atente que tem poucas vagas para estacionar na rua, e os ônibus para concorrer. 

Se quiser curtir uma vista, tem mais uma opção no Paradouro Florybal, que mencionarei na continuação do post!

Facahada em formato de castelo
Fachada do Mundo Encantado | Crédito: Viagem e Turismo

2.Mundo Encantado: Este é um um pequeno Parque Temático indoor que mostra a história da colonização da região, Gramado e Canela através de réplicas em movimento. Não é o Mini Mundo, mas também tem várias maquetes e miniaturas e é muito bonitinho. Fui há muitos anos e gostei, e as fotos que vi mais recentes estavam bem legais também.

3.Sex Museum: quem diria que, em plena Avenida das Hortênsias, haveria um atrativo desses! É o único do tipo no Brasil, e o oitavo no mundo. Apesar de sempre existir aquele estigma por trás do assunto, o museu traz fatos históricos, fatos culturais, evolução do mundo quanto ao assunto – como é representado por filmes, livros, artista e personagens – enfim… aí você decide: acha que vale a visita?

2 caixas de bombons e chocolates Prawer
As delícias da Chocolateria Prawer. Crédito: Divulgação

4. Fábrica de Chocolate da Prawer: A mais antiga e tradicional loja de chocolates artesanais de Gramado  têm uma fábrica bem ali, que pode ser visitada. É uma visita rápida, e você pode depois conhecer as delícias da loja. 

Fachada de casa do museu em branco e azul
Fachada do Museu. Crédito: Érika Beltrão

5.Fragram Museu do Perfume: Boa notícia, além de ser um espaço muito perfumado, o Museu do Perfume Fragram é aberto gratuitamente à visitação. Ali você verá um pouco de história e sobre como funciona a fabricação dos frascos e essências, e verá muitos exemplares interessantes.

A coleção possui cerca de 700 frascos de perfumes de grandes clássicos da perfumaria mundial.

6.Hollywood Dream Cars: Um atrativo conhecido do Grupo Dreams e que também existe com este nome, ou similar, em mais alguns locais do Brasil – como Balneário Camboriú e Pomerode. Trata-se de uma coleção de carros antigos bem conservados, e com muitos detalhes. 

7.Exceed Experience Park: A única arena de realidade virtual da América do Sul está bem ali, na Avenida das Hortênsias. As opções oferecidas incluem corridas de fórmula 1, aviões de caça e outras máquinas poderosas, assim como o jogo hologate. Mesmo as crianças, acima de 1,40m já podem pilotar e aproveitar o super similador.

Fachada em cores da casa
Fantastic House. Crédito: Arquivo Pessoal

8.Fantastic House: Trata-se de um local de entretenimento que oferece uma experiência sensorial, entre cenários, cores e uma temática levada para a magia, ou seja usando técnicas olfativas, auditivas, visuais e tecnológicas. Por exemplo, é possível testar experimentos, ou realizar uma grande rotação em uma bibliotexa com 3000 livros, e por aí vai!

Vista no Paradouro com mulher fazendo selfie
Minha foto com a vista da Serra no Paradouro, um pouquinho escura, mas é lindo!

9.Paradouro Florybal + Florybal Bosque do Coelho: este é o local onde falei que é possível ter mais uma vista bacana além do Mirante Belverde. Acho bom aqui porque tem estacionamento, e fica mais fácil de curtir o visual.

 

Quer conhecer atrações específicas aos pequenos? Então veja minhas indicações no post Os melhores atrativos para crianças na Serra Gaúcha.

 

Você nem precisa entrar na loja: existe um acesso lateral com uma ponte em madeira, e você pode ir direto para o fundo apreciar. Dei sorte e estava um dia lindo quando eu fui.

Fachada da Loja florybal bosque do coelho com esculturas de animais
A vizinha do Paradouro: A loja bosque do coelho da mesma marca.

E este combo não é o mirante e mais uma loja. O Paradouro tem uma loja junto a espaço da vista, que inclusive possui um pequeno parquinho também – que é uma característica de todas as lojas da marca Florybal terem esculturas e atrativos temáticos infantis; e poucos metros ao lado, já está uma loja maior, a Florybal Bosque do Coelho. Tem muitos seres temáticos, e claro, muuuitos chocolates também.

Fachada com esculturas de soldadinhos e castelo da loja
O reino do chocolate Caracol. Crédito: Turismo no Rio Grande do Sul

10.Reino do Chocolate Caracol: Uma loja mais do que especial é esta fábrica da Caracol. Além de ser belíssima e com esta pegada natalina pro ano todo, é possível também ter a experiência na fábrica, e garantir muitas delícias. E também está encostada nas outras duas lojas anteriores. 

11.Dreamland Museu de Cera: Mesma atração de Foz do Iguaçu, o museu é aquele espaço divertido para tirar fotos pertinho de famosos, em sua versão de cera. Celebridades políticas, musicais, do esporte e da TV, personagens de filmes… alguns não são tão parecidos, mas outros são bem fiéis. 

Fique atento(a) porque o ingresso geralmente não inclui algumas fotos em espaços exclusivos para fotógrafos do atrativo.

12.Dream Motor Show Restaurante Temático: Também com uma versão similar em Foz, esta lanchonete tem toda temática de motos, e um espaço muito bem decorado, e com muitas máquinas poderosas, em especial da Harley Davidson.

Pode incluir entrada, e o cardápio em geral é de lanches com opções saborosas de sanduíches – pelo menos nas fotos! Aí você me conta o que achou do sabor.

Fachada iluminada em formato de templo maia
Fachada da Kongo Pizzaria Gramado. Crédito: Laçador de Ofertas

13.Kongo Pizzaria Temática: Esta é uma das pizzarias animadas da região de Gramado e Canela, que não apenas possui rodízio de pizzas, mas também um show com a temática da florestas, muitos animais, e inclusive os garçons podem estar caracterizados.

O show é interativo com música e dança, e os artistas circulam entre as mesas. Para quem tem crianças que adoram essa pegada, é boa pedida.

mulher no meio de cenário fotográfico de coração
Eu em um dos cenários do Selfie Gramado

14.Selfie Gramado: a Avenida das Hortênsias está na moda, afinal, é um espaço temático de cenário instagramáveis, com luzes, cores, flores e modernidade. Na foto da capa também estou em um deles. E tem até quem leva mala para troca de roupas nos cenários, tem até jatinho. Alguns deles possuem exclusividade para fotos profissionais do atrativo.

O andar superior é especial para os pequenos. Em parceria com o canal Gloob, possui uma área dos desenhos Ladybug, e dos seriados Bugados e DPA – Detetives do Prédio Azul. Pessoalmente, acho que vale para agradar os pequenos, porque confesso que não é tanto meu estilo esse lugar e achei o investimento alto, mas se você curte, vai sem medo!

15.Geomuseu: Encostado no Selfie Gramado, este é um espaço novo e dedicado as pedras preciosas e geologia, para quem é fã desta área. Tem uma parte histórica, e muitas pedras de tipos diversos, inclusive aquelas que são enormes – e os estrangeiros em especial amam.

Manequins com modelos de vestidos em dois andares
Museu da Moda. Crédito: Diário do Comércio

16.Museu da Moda: Para quem quer o lado fashion da Serra Gaúcha, o museu da moda é grande e conta muito da história entre costuras e tendências. Desde os antigos vestidos de baile, trajes típicos de muitos países, até os tempos modernos, são muitos manequins e histórias!

17.Florybal Espaço dos Dragões: Mais uma loja temática da marca, e está em formato de castelo, e claro, com muitas esculturas de dragões. Boa para quem curte esta temática de cavaleiros e princesas.

Fachada com répica de locomotiva caída
Fachada com répica de locomotiva caída é símbolo do local, Crédito. Arquivo Pessoal

18.Mundo a Vapor: Um dos atrativos mais antigos e clássicos de Canela, o mundo a vapor também é conhecido por suas miniaturas, e possui a menor fábrica do mundo, e que realmente realiza a fabricação de papel em escala reduzida. É bem interessante vê-la funcionando.

Sua fachada reproduz o antigo acidente que aconteceu na França com a locomotiva caída que saiu dos trilhos, e tem sim um trenzinho de passeio – mas este fica bem certinho em seu lugar!

19.Museu dos Beatles: Os beatlemaníacos podem navegar direto no yellow submarine e no que mais desejarem nesta coleção especial de artigos da banda mais famosa de todos os tempos. 

O passeio faz uma viagem no tempo pela vida e obra de seus membros, e possui mais de 1000 itens entre LP’s, K-7’s, revistas, instrumentos e até figurinhos. Sua história e importância para o mundo ficam mais claras com a visita!

20.Recordar Fotos Estúdio: Querem cenários e fotos antigas, daquelas de papel avermelhado, e a cara dos imigrantes? Também tem como fazer no final da Avenida das Hortênsias. O estúdio oferece uma experiência fotográfica divertida, e empresta os figurinos. Fica a cara de Terra Nostra, em especial valoriza do lado italiano da região!

21.Play House + Casa de João e Maria Florybal: Sim, tem mais uma super loja temática da Florybal nestes lados, mas esta oferece também um espaço de brinquedos e jogos para a diversão da família. Camas elásticas, fliperamas, parquinhos e mais atrações divertidas são parte deste complexo que sempre agrada os pequenos!

22.Letreiro de Canela: Finaliza o passeio, e antes na verdade também tem um portal, mas o letreiro final fica em uma rotatória que dá acesso tanto a rua de outros atrativos, sentido Parque do Caracol, como para o centro até a catedral de Pedra. São poucos minutos. É um pouco chato de parar e tem outros letreiros também, mas se desejar, fica como opção!

Além disso, tem muitas estadias, lojas de fábrica e bons lugares para comer na Avenidas Hortênsias – fora o que já consideramos como atrações pela temática.

Por isso, algumas das indicações extras são:

Na GASTRONOMIA: Galeto Mama Mia, Café Colonial Bela Vista, Restaurante Aquecee, Coelho Café Colonial, Carne e Osso Steak House, Gramado Café Colonial, Primitivo Bistrô, Rancho Serrano, Baggio Churrascaria, Taberna Viking Bier e Boteco do Bill.

Em especial, os cafés coloniais são muito famosos e cheios de delícias. Se sua opção for comer em um deles, vá com fome!

HOTÉIS E POUSADAS: Hotéis Laghetto Toscana e Laghetto Siena, Britânico Upstairs, Vovó Anita, Vista do Vale, Toscana Gramado, Ville Vie, Floratta Premium, Exclusive Gramado, Sesc Gramado, Hotel Galo Vermelho, Bella Gramado, Serra Valle, Via Serena e Pequenino.

A rede Laghetto são hotéis mais estruturados, já outras opções daqui são mais pequenininhas e simples, tem pra todos os gostos. Eu não fiquei neste acesso, mas sim na Pousada Rosa, na entrada de Gramado, e foi um ótimo custo benefício. Se estiver de carro, é ótima opção. Possuem convênio com alguns restaurantes para transfer a noite também.

LOJAS: Grazi Tapetes e Artesanto, Lyttu’s Tricot, Outlet Shoes, Artesanato Noel, M Shop Multimarcas Outlet, Black Bull, Outlet Marisol, Território do Sapato, Quitanda do Sapato, Mundo do Sapato, Gramado Couros, Universo do Calçado, Dú Sapato.

Já percebeu que calçado é carro chefe na região! Então se estiver precisando, tem muita coisa com preço bom sim, há várias fábricas na região de Novo Hamburgo e que vendem muita coisa por ali. De sapatilhas à botas, vale a pena!

Você tinha noção de tudo isso na Avenida das Hortênsias? Então, aproveita para fazer todas as atrações que interessam nessa rota no mesmo dia que rende mais!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.