Quando se fala de Turismo em Quatro Barras, inicialmente pouco se pensa em programas para a família toda, afinal, os atrativos mais conhecidos são trilhas de natureza, e que possuem alguma dificuldade. Felizmente, este post vai desmistificar isso, e mostrar como há opções boas para todas as idades!
Quatro Barras é um município vizinho a Curitiba, e em menos de 30 minutos do centro da Capital você já está nele. A partir dele é possível continuar para destinos bem conhecidos, como o portal e estrada da Graciosa até Morretes. Mas claro, Quatro Barras em si é nosso motivo principal, e tem paisagens muito bacanas de se desfrutar.
Por mais que existam algumas estadias interessante, em geral curitibanos que fazem bate e volta para curtir natureza, e alguns estabelecimentos.
Caso queira ou opte por algum motivo se hospedar em Quatro Barras, os hotéis Self Harbor Graciosa, o Hotel Imperial e a Pousada do Anhangava são as mais bem avaliadas no Booking.com e recomendáveis, além de uma linda casa em uma localização estratégica, para quem quiser usufruir de tranquilidade e natureza em um ótimo, ou mesmo na capital, se você vier de fora. Porém, ficar em Curitiba é boa pedida sim.
Conheça Opções de Hotel para Famílias em Curitiba e região metropolitana
Os arredores desta cidade contam com visuais muito bonitos. Um dos caminhos mais gostosos de percorrer e apreciar é a Estrada Velha da Graciosa, com várias indicações bacanas de lugares em placas, e um caminho super agradável entre lagos e muito verde.
O que fazer em Quatro Barras em família?
Sem mais enrolação, eu trago algumas opções para todos os públicos neste post, e recomendo ir ou alugar um carro até os locais – inclusive porque alguns deles podem não pegar bem sinal no caso de, por exemplo, precisar chamar um transporte de aplicativo no retorno.
> Os atrativos mais conhecidos são os que estão no Parque Estadual da Serra da Baitaca, que são o Caminho do Itupava – trilha longa, de média para alta dificuldade, que pega um pouco de Morretes e tem uma aventura para um dia todo (é pesado para crianças) e os dois Morros: o Morro do Anhangava e o Morro do Pão de Ló que se iniciam na mesma base, mas as trilhas vão para lados diferentes a partir da entrada.
Neste passeio em específico há operadora que faz e acompanha a trilha nos finais de semana, então fica mais tranquila a questão do transporte e alguns detalhes.
As duas opções são de prática de Montanhismo iniciante, mas ainda assim, são trilhas com subida, pedras e dificuldade que vai além de algo plano – inclusive algumas pessoas usavam bastões de trilha e luvinhas. Nós fizemos o Pão de Ló, que é pouca coisa menor que o Anhnagava.
Ambos são uma subida de nível médio que tem justamente a parte mais íngreme e grampos auxiliares em pedras no final.
Tivemos certo azar na subida do Pão de Ló porque havia chovido dias antes e tinha ainda bastante lama no nosso caminho e dificultou um pouco mais, mas foi legal a superação, e até recomendo ir em dias mais movimentados porque um ajuda o outro na trilha. Levamos lanchinhos, água e fizemos em cerca de 6h ida e volta, curtindo por cerca de 1h o topo.
Cachoeiras nas bases da Serra da Baitaca: Tanto no acesso ao Anhangava quanto ao Pão de Ló há uma cachoeira em cada um. As quedas são antes do início da subida, e entre 20-30 minutos é possível chegar caminhando tranquilamente.
Vale a pena para quem quiser conhecer um pouquinho da região, mas não fazer a subida toda. Neste caso é bem tranquilo, só não é acessível, visto que é uma trilha natural. Mas mesmo com um sling é possível ir com um bebê.
Reserva Serelepe: Um lugar super agradável para aprender e se divertir em família. O principal atrativo da Reserva é o Borboletário, que na verdade possui também os espaços de lagartas e casulos, e assim podemos aprender – e ver, através de monitoria, o ciclo completo das borboletas. Foi muito gostoso para nós.
Mas a reserva vai além da educação ambiental das borboletas, que é ótima. Possui formigário, minhocário, tirolesa, parquinho, escavação de fósseis, lago pra pesca, e mais atrativos. Nos divertimos demais, e como fizemos esta visita em tempos de covid19, fizemos com agendamento e foi muito bom, porque eles atende pouquíssimas famílias por vez.
E é junto da própria reserva que está a linda casa estratégica ou seja, você pode se hospedar em um local tranquilo, e defrutar de toda estrutura da reserva sem pressa. Vale para quem quer curtir turismo de isolamento!
Leia também: Roteiro em Porto União da Vitória PR/SC – muita história, natureza e lugares bacanas para conhecer!
Vinícola Família Fardo: Trata-se de um espaço completo onde é possível agendar pequenos grupos para visita à adega, assim como degustação.
Claro que, para os pequenos – e no nosso caso pra nós também, que não bebemos álcool – ficamos somente no suco de uva! Muitas famílias gostaram deste passeio e recomendam!
Rancho do Cavalo e Café Colonial da Bisa: Os dois estabelecimentos estão juntos, e atendem basicamente nos finais de semana.
Você pode realizar passeios de cavalo de 1h-3h e degustar de grande variedade no café colonial de delícias (tem um parquinho para os pequenos na área externa).
Rosa Brasil Costela Fogo de Chão: Este é um espaço não apenas excelente para comer uma ótima costela fogo de chão, mas para passar um dia ensolarado com a família.
Há muitas mesas ao ar livre, redes espalhadas pelo lago, e muita área verde para brincar e correr. Ainda as crianças se divertiram subindo em um carro tipo monster jam e um balanço.
Além da costela, há saladas e diversos acompanhamentos saborosos com purês, arroz e feijão e farofa. O valor é por pessoa.
Parque do Lago: Um parque da cidae de Quatro Barras, idealizado pela prefeitura e similar a estrutura dos parques da vizinha Curitiba, com bons espaços para caminhar, passear e se distrair com um pouco de natureza. Está no centro e é gratuito.
Vale dos Dinossauros: Trata-se de um local idealizado pelo escultor local Jonas Correa, com imensas esculturas de dinossauros.
As esculturas são bacanas e grandes, tem vários tipos de dinos e fósseis, assim como mais alguns personagens, até achamos um Hulk que nosso pequeno tanto adora.
Quando fomos há um tempinho, a estrutura não era das melhores, em uma rua de chão batido estreita – mas acredito que tenha melhorado. Atualmente (maio/2023) a entrada é 40,00 e tem meia, e se seu filho AMA dinossauros, ele vai adorar também.
Estes passeios são de lugares que passamos e conhecemos, e ainda tem mais alguns, principalmente estabelecimentos e comércios rurais. Existem placas de turismo ao longo da estrada velha que mostram vários lugares. Ainda assim, quero deixar mais umas fotos para você ver detalhes dos lugares:
Que tal Quatro Barras agora? Tenho certeza que vocês vão aproveitar muito!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
One Comment
Leave a ReplyOne Ping
Pingback:Estadia no Muro Alto Eventos - Quatro Barras/PR - A hospedagem que você não conhecia (e deve ir)! - Turismo em Família