in ,

Viagem em Família Pós Covid19 : Precauções e Opções para Passeios e Viagens Seguras!

crianças em passeio com máscara

Já podemos falar de viagem em família pós covid-19, certo? No momento deste post, em outubro/20, já temos uma considerável redução de casos no Brasil, e também mais informação quanto a se como preparar e agir, assim como algumas orientações mais claras para realizar viagens novamente. Trago então dicas e considerações especiais como turismóloga atenta ao setor, e mãe atenta a família!

Há também quem já animou, inclusive a gente, de fazer uma primeira viagem em família pós covid-19, com um estilo diferente. O nosso caso foi uma gostosa viagem de respiro à menos conhecida, mas não menos legal, Guarapuava/PR, onde conhecemos os parques ao ar livre da cidade durante a semana, com pouquíssimas pessoas, assim como alugamos um excelente sítio, e curtimos muito o espaço.

Porém, o que quero enfatizar aqui é que, para você realizar sua próxima aventura com sua turma, vale perguntar como foi para quem você sabe que viajou, e aproveite para perguntar para outras famílias viajantes suas experiências recentes: isso com certeza vai te ajudar!

 

Conhece o e-book Viajar em família: O Guia? Está recheado de dicas e mais de 50 famílias viajantes que compartilham em suas redes muito conteúdo deste segmento. Acesse aqui e garanta o seu com 15% e desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIABLOG15.

 

Porém, melhor falar das coisas com certa ordem, então vamos começar com o lado turismóloga, e as informações oficiais, assim como algumas práticas que tenho observado do mercado.

Quais são as ações do governo?

De forma geral, empresas e entidades públicas não deixariam as coisas sem rumo. O ministério do turismo, junto com profissionais de saúde e outros responsáveis relacionados ao segmento, propuseram medidas e protocolos importantes quanto a atividade turística. Alguns estabelecimentos inclusive contrataram consultorias específicas de hospitais e clínicas para ajudar a implementar protocolos próprios em seus serviços,  afim de trazer a higiene que tanto precisamos. E sabe, viagem em família pós covid19 foi até pauta específica de reunião ministerial, já que as viagens pelo Brasil são as mais incentivadas na retomada.

selo turismo responsável
Selo turismo responsável: Verifique se o serviço contratado tem o selo!

Do governo, foi lançado o Selo Turismo Responsável. Este selo pode ser solicitado por quaisquer estabelecimentos turísticos, de diferentes tipos (agências de viagem, hospedagens, transportadores, parques temáticos, passeios, etc). que tenham se adaptado, seguindo protocolos que o ministério instituiu.

Até julho/2020 mais de 11 mil empresas já tinham aderido ao selo, que inclusive é bacana por apenas ser fornecido para empresas regulares no cadastur, um cadastro oficial que confere se a empresa está regular no mercado.

Para o funcionamento do selo, o turista tem dois papéis bem importantes: primeiro, ele mesmo é o fiscal. Significa que as empresas que receberam este selo não são fiscalizadas por algum órgão oficial, mas que o turista que não ver protocolos seguidos de algum estabelecimento que possui o selo poderá denunciar no 136 – Disque Saúde, e aí sim medidas podem ser tomadas pelos órgãos responsáveis.

Segundo, não adianta os serviços estarem preparados, mas o turista não ser consciente. Por isso, é essencial que cada viajante faça sua parte, para todos poderem usufruir disso.

Na dúvida, o Ministério do turismo também lançou o Protocolo para Turistas, que contém informações bem bacanas sobre o comportamento para todos. Algumas das ações conscientes são: informar ao hotel caso surjam sintomas de covid19 no meio de sua estadia, verificar se todas as vacinas estão em dia, usar máscaras, sempre lavar as mãos ou ter e usar álcool em gel nas saídas, e evitar aglomerações. Vale a leitura, são 23 ótimas orientações para sua viagem em família pós covid19, ou aliás, qualquer viagem!

Dicas de mãe para viajar com mais tranquilidade!

Agora vamos a parte prática, afinal, é hora de lidar com as crianças e a família, e você é quem vai cuidar de tudo, não é? Inclusive depois de ter ido sozinha com nossos meninos pela estrada – não a primeira vez na vida, mas definitivamente a primeira em uma pandemia – alguns pontos que acho bem relevantes para seu primeiro ou próximo passeio / viagem em família pós covid19 são:

* Analise a situação em sua cidade, e no destino proposto. Se houve novo aumento ou pico de casos em sua cidade, seja responsável e espere mais um pouquinho para ir, você pode se tornar um transmissor assintomático. Se estiver ok, analise também a situação no destino, seguindo esta mesma lógica, inclusive sobre quantos leitos de UTI pode ter, e facilidade para retornar se precisar.

Vale considerar um seguro viagem nacional (temos parceria com a Seguros Promo, e você pode usar o cupom TURISMOEMFAMILIA para ganhar 5% de desconto). Verifique que tipo de cobertura o seguro oferece nesta situação pandêmica, e até onde cobre-se tratamento, caso aconteça de você ou algum familiar contrair a doença.

* Pesquise bem e questione antes de reservar e ir. Leia avaliações e comentários nas redes sociais, ou em sites (como o booking.com no caso de estadias), verifique não apenas se há o selo turismo responsável, mas também quais protocolos e procedimentos que preocupam você foram estabelecidos.

 

Confira neste post meu checklist de hospedagens dos procotolos do novo coronavírus. Listei mais de 30 itens, com o aval de um médico do Hospital de Clínicas de São Paulo, para ajudar você a lembrar quais itens são importantes para você verificar quando for reservar uma estadia!

 

* Escolha passeios e destinos que estão de acordo com o comportamento das crianças, e da família como um todo. Significa que, por exemplo, se você tem uma grande preocupação de um bebê de 2 anos não ficar de máscara, é melhor dar um respiro e fazer uma viagem de isolamento perto de casa, do que passar por vários lugares com stress.

crianças de mascara alimentando coelho
A Vila dos Animais foi nosso primeiro passeio pós pandemia, e deu animo para aí sim arrumar as malas!

Vale fazer um passeio local antes pra sentir como vai ser, retomar aos poucos. Se você viu que uma criança conseguiu seguir as orientações de manter distanciamento, máscara e todas aquelas que você considera importante, você pode viajar para destinos com atrações diferentes. Você conhece os limites e necessidades de sua família, seu instinto é fundamental.

* Converse com seus filhos, com calma, e explique as coisas antes de sair de casa. Aqui sempre deu certo antes de qualquer tipo de precaução de viagem. Explique que vocês farão algo bacana, depois de tanto tempo em casa, mas que, para dar certo, não precisar voltar antes, e principalmente, não ficar doente, é necessário cumprir as regras: não tirar a máscara em lugares que tenham outras pessoas, sempre repassar álcool quando pai, mãe ou responsável solicitar, e que pode acontecer mudança de planos, caso algum lugar esteja cheio, enfim. Eles entendem!

* Por fim, escolha destinos e trajetos que deixem todos confortáveis. As viagens de carro são as melhores pedidas para a retomada. Destinos com atrações ao ar livre são excelentes, assim como quaisquer passeios que promovam distanciamento social. Se for seu caso, aproveite o momento de home office e educação a distância para viajar mesmo no ano letivo.

Uma opção é, se você puder mudar seu horário de trabalho e seus filhos estudarem a tarde, fazer passeios pela manhã, e deixar escola e trabalho para tarde e noite. Ou alguma adaptação similar! Aproveite para fazer o slow travel, e curtir um pouquinho por dia, inclusive evitando finais de semana, que são sempre mais cheios!

Opções para Passeios e Viagem em Família Pós Covid19

Existem várias opções sim adaptadas para uma viagem mais segura neste contexto todo. Já comentei sobre o Turismo de Isolamento no início do texto, para curtir um sítio, praia ou local bem isolado, e assim dar aquele respiro. Porém, aqui vão mais algumas ideias:

* Turismo de hotelaria: para entrar em um resort ou pousada, e curtir apenas os cantinhos do estabelecimento. Claro que resorts oferecem muitas atividades, mas não está limitado a isso. Vocês podem também aproveitar pousadinhas e hotéis e suas áreas verdes, resgatar brincadeiras de infância no quintal ou na areia, e até ler um bom livro na rede, na hora da soneca. Vale encontrar um lugar com boas indicações gastronômicas, e provar muitas delícias.

* Turismo de experiência: procure experiências únicas para curtir em único lugar. Pode ser várias atividades em um único lugar, comidinhas para provar, um tour privativo que percorre lugares diferentes de rotas turísticas comuns.

Mãe e filho com lago
A viagem de Guarapuava/PR: destino fora do comum, passeio tranquilo durante a semana que deu pra tirar a máscara e curtir muito os pequenos!

* Destinos fora do comum: descubra lugares diferentes, e cidades pouco conhecidas que podem ter uma estadia gostosa, um pesque pague, um parque e tantas coisas que nem imaginamos. Vale usar o Trip Advisor e colocar algumas cidades que você sabe que não são normalmente turísticas, mas dar uma olhada no que ela pode oferecer. Eu já me surpreendi várias vezes.

* Ecoturismo e Parques: Foi a primeira indicação da maioria dos profissionais. Lugares ao ar livre como parques municipais, estaduais e nacionais são ótimas pedidas. Dá pra fazer caminhadas, piquenique, e desfrutar de muito verde, além de toda beleza natural. E sabe, pode parecer um pouquinho controverso, mas até a maioria os parques temáticos podem ser considerados, todos os que são ao ar livre e possuem rígidos protocolos de combate ao novo coronavírus.

Nessa pegada, inclusive participo de um projeto bem legal de indicações de parques no Brasil e no Mundo, para conhecer tanto o que mudou no pós pandemia, e também como aproveitar parques e áreas verdes bacanas no Brasil. O blog Expedições em Família deu dicas de Parques de Natureza em Belo Horizonte e a família do Por aí com os Pires compartilhou sobre Parques e jardins para te conectar com a natureza no Rio de Janeiro. Já o blog Entre Mochilas e Malinhas fez uma listinha com 4 Parques em São José dos Campos e o pessoal do Viagem com Crianças – Ases a Bordo se arriscou a dizer qual é o melhor parque da minha terrinha Curitiba! Tem até publicação do maior zoológico particular do Brasil – escrito pelo blog Viajar com Filhos.

Já no lado dos Parques Divertidos, os 6 Viajantes deram dicas completas sobre o parque termal mais famoso do Brasil: tudo que você precisa saber do Hot Park no Rio Quente. O blog Viajo com Filhos traz várias opções de Parques com crianças em Santa Catarina (são muitos, eu adoro) e ainda no sul, a Fran do Viagens que Sonhamos trouxe dicas dos Parques em Gramado e Canela.

E claro, apesar de termos que cruzar a fronteira, todo mundo quer saber como estão as coisas na terra mais divertida do planeta. Por isso, a Andreza Dica e Indica explica Como estão os parques de Orlando durante a pandemia. e as Amigas Viajantes também explicam Como está a Disneyland Paris após a reabertura.

Acredito que fazer uma viagem em família pós Covid19 sempre vai exigir cautela, mas como sempre falo, com informação e um bom planejamento sempre faz as coisas funcionarem. Já era assim antes de tudo isso, e agora precisa mais do que nunca. Preparem-se bem, e vai ser tudo uma delícia!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

8 Comments

Leave a Reply
  1. Oi Flávia! Muito bom e esclarecedor o seu texto sobre Viagem em Família Pós Covid19, e as precauções e as opções para passeios e viagens seguras! Estamos indo bem nessa vibe também, e as suas opções de passeios no atual contexto estão bem alinhadas com o que pensamos. Obrigada por compartilhar.

  2. Foi ótimo ler um post que esclarece alguns pontos importantes para viagens seguras em família pós Covid-19. Amo viajar com meus filhos e adorei as dicas de destinos. Lugares que também penso serem interessantes nesse contexto,

  3. Achei excelentes as suas considerações. Já são muitos meses de isolamento e todos estamos sofrendo com isso… como vc bem pontuou, acho importante cada família avaliar sua situação e pesar os riscos antes de escolher sair para um passeio ou viagem. Nós aqui também já fizemos uma viagem light, ficamos numa casa alugada na praia por alguns dias e foi um refresco depois de tantos meses. A situação muda a cada semana e estamos sempre reavaliando e torcendo para que aos poucos a vida se normalize.

    • Exatamente! Cada família tem uma situação particular, e vive em lugares que tem diferentes situações. Cada caso é um caso, e cada viagem também. O importante é estar bem informado!

    • Patricia, obrigada! O interessante é que, mesmo em tempos de pandemia e tantas viagens canceladas, ainda assim, existem várias alternativas interessantes para fazer viagens com segurança! Ainda bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.