A seleção de bons restaurantes em Pomerode é, felizmente, generosa. A pequena Alemanha possui não apenas deliciosas opções típicas, mas muito mais entre boas carnes e massas, de lanches a cafés coloniais, e você definitivamente come bem demais (vou explicar melhor a seguir).
A cidade é tão boa no quesito gastronomia que possui seu próprio evento de sabores: O Festival Gastronômico já é uma marca da cidade no mês de julho.
Deixou de acontecer somente na pandemia, mas os diversos estabelecimentos da cidade melhoram e renovam ainda mais suas receitas. Ou seja, em qualquer época do ano, vale a pena ir só pra comer se for o caso – é claro que você aproveita muito mais também.
Antes de dar todas as dicas deliciosas da cidade, quem me conhece sabe que sou uma grande exploradora do Sul do Brasil, dos mais conhecidos aos menos explorados e incríveis, inclusive sendo Pomerode um dos lugares que indico e falo mais de toda a região no meu e-book Rotas do Sul, com mais 15 viagens e dicas incríveis para você conhecer e se inspirar. Veja aqui neste link mais informações para a compra, e além de conhecer muito mais, ainda apoia o blog!
Leia também: O que fazer em Pomerode em família em 14 dicas
Sem mais desculpas, depois de visitar algumas vezes a cidade, e sempre provar opções diferentes, na minha opinião, os melhores restaurantes em Pomerode são:
Biergarten Pomerânia: Um dos restaurantes mais novos da cidade, e já chegou com tudo: comida deliciosa, ambiente descontraído com música ao vivo e atendimento excelente inclusive com as crianças.
O Biergarten Pomerânia fica bem no centro da cidade e foi criado após a reforma de um casarão antigo. O espaço é muito agradável e tem várias mesas internas e externas. Para as crianças há tanto livrinhos de atividades quanto um pequeno espaço kids temático (fomos depois de visitar a Vila Encantada e a brincadeira continuou).
Há uma diversidade de rótulos de cerveja para provar (não bebemos então passamos) e a gastronomia é uma mistura de Alemanha e Brasil, com pratos dos dois países. Fomos para os típicos alemãs e absolutamente tudo o que comemos estava ótimo, além do atendimento ter sido impecável. Se tornou um dos restaurantes em Pomerode favoritos aqui.
Como já fomos mais de uma vez já provamos algumas opções, como Eisben, pizza com linguiça Blumenau, entradinhas e mais, sempre tudo muito saboroso que até salivo de lembrar!
La Spezia: Este restaurante é uma das melhores surpresas locais. O cardápio é bastante farto, com opções de pizzas, massas, carnes e peixes, maravilhosamente bem preparados. Dá pra sentir aquele gostinho de comida fresca e bem feita.
O restaurante é grande, porém é melhor reservar, pois costuma encher em épocas mais movimentadas. Há inclusive um espaço kids simpático para os pequenos (estava fechado durante a pandemia), mas mesmo em um momento que não estava disponível ofereceram giz e folhas para desenho aos meus meninos.
O ambiente também merece destaque, pois é uma muito bonito. Há flores e uma decoração romântica com velas na mesa que deixou tudo ainda mais agradável. Tem estacionamento e está praticamente em frente a Pousada Oma Helga, que já nos hospedamos (aqui o review dela e no link que mencionei acima com dicas da cidade, tem mais algumas indicações de pousadas boas que já conhecemos).
Entre as delícias que já comi, adorei o trio de bruschettas, e um peixe com creme de mandioquinha que estava divino. Atende apenas no jantar.
Wunderwald: Das opções típicas de restaurantes em Pomerode, esta é uma das que mais gosto, e também a mais tradicional do município. Mais uma vez, programe-se e reserve se desejar comer em uma data mais movimentada, sem pegar grandes filas.
O Wunderwald fica afastado do centro, já no início da estrada que vai a Blumenau, mas isso não impede que muitos turistas vão provar seus pratos alemães. Pratos alemães clássicos como Eisben cozido, bisteca de porco, salsichão vermelho e branco, repolho roxo, chucrutes e purê de batata, além do marreco recheado, são parte do cardápio da casa.
Ali também há um bom espaço kids, e em finais de semana e feriados pode ter música ao vivo, com artistas realizando performances ao longo das mesas, na mais tradicional música alemã.
Tem estacionamento e atende almoço e jantar. Como cortesia, eles oferecem sagu de sobremesa!
Bierwein: Para quem não quiser sair do centro e também desejar comer gastronomia alemã, o Bierwein é excelente pedida também.
Ótima localização, dentro do Passeio Pomerano, atende do almoço até o jantar e conta pratos típicos, mas também opções tradicionais, kids e pizzas.
Já sabe onde ficar? Se ainda não, descubra e reserve aqui uma Estadia ou Hotel em Pomerode
As opções típicas são de certa forma similares as do Wunderwald, com algumas pequenas diferenças de acompanhamentos (e tempero, que sempre muda né).
Quando fomos nós pedimos um prato kids com frango, salada, arroz e feijão para uma das crianças, e também um parmegiana para o outro filho. Estavam bons, mas a especialidade mesmo é a alemã, com pratos MUITO bem servidos. Pedimos a tábua com vários acompanhamentos pra petiscar, e depois um marreco que estava simplesmente divino e desmanchando, acompanhado de batatas cozidas e repolho roxo.
Ali também tem um pequeno espaço kids, e uma área externa coberta super agradável pra conversar e fazer a refeição. Ainda dá pra se revezar e dar uma voltinha nas lojas enquanto aguarda a refeição.
Torten Paradies: Bem no centro da cidade também está uma outra tentação entre os restaurantes em Pomerode. A Torten Paradies não é uma simples confeitaria, mas é a maior referência de doces e café colonial da cidade, e bem tradicional.
Eles atendem com buffet no horário de almoço, e após às 14h30 com café colonial até seu fechamento no final da tarde, tudo por kg. Dá sim pra almoçar, esperar trocar o buffet, e pegar a sobremesa (fiz isso uma vez). Porém, se conseguir fazer os passeios e deixar pra almoçar mais tarde direto no buffet colonial, é boa pedida sim.
Viaje com nossos parceiros: Conheça os descontos e benefícios em vários serviços e produtos do blog – acesse aqui
O almoço serve opções mais comuns, bem preparadas, como feijão, purê, batata, peixe, carne, macarrão, etc. Já o café colonial vem com tortas salgadas, quiches, frios, salgadinhos, sanduichinhos, bolos, tortas recheadas, docinhos, cupcakes e mais. Eu pessoalmente gostei muito dos bolos recheados.
Além disso, há o balcão com itens de padaria e confeitaria, sorvetes de massa, e venda de produtos como biscoitos, chocolates, etc.
O ambiente é bem grande, e possui estacionamento na rua lateral, apesar de ser possível estacionar na rua principal onde está.
Pizzaria Tarthurel: Localizada bem ao lado do turístico Pórtico Sul, que dá acesso a praça com o letreiro e parquinhos da cidade, essa é uma pizza que merece ser provada, e acho boa pedida para o jantar para balancear um dia que você tenha comido bem demais (acontece, não é?).
A variedade de opções do cardápio é bem grande, mesmo! Há pizzas tradicionais, especiais e com ótimos ingredientes. A massa é fina e fresca, muito saborosa.
Minha única reclamação é que nas vezes que fomos a pizza demorou bastante para ficar pronta, então chegue bem cedo, ou saiba que pode demorar mesmo.
Atendem no jantar, balcão ou salão (eu sou parceira de comer pizza no quarto da Pousada também).
Baracchetta: Estando no Sul, não dava para deixar de ter na seleção um dos restaurante em Pomerode que fosse especializado em carnes.
Na realidade, o Baracchetta é um açougue, possui loja de artigos e temperos de churrasco, e apenas no jantar ele abre sua área de bistrô para servir as carnes assadas aos clientes.
Isso inclui entrecôt, bife de chorizo, e outros ótimos cortes. Você também pode pedir acompanhamentos como maionese, arroz e fritas para acompanhar a carne. Assadas no ponto que você desejar, e estavam suculentas quando provamos.
Está perto da entrada da cidade, próximo do acesso para a Rota do Enxaimel.
Mon Cheri Bistrô: Já provou comida romena? Pois bem, este é o único restaurante do Brasil que serve comida típica do país europeu, e veio justamente ser aberto no Vale Europeu.
O Mon Cheri está em frente a Pousada Lena Rosa e também é bem localizado, e uma casa agradável com um bom espaço de mesas internas e externas, e é bem cuidado pelo seu casal de proprietários, que contou que precisou sair do país e acabou escolhendo o Brasil para seguir com suas vidas.
O cardápio é bem extenso entre massas e carnes, incluindo opções típicas que provamos, e gostamos. Se quiser algo mais neutro, o macarrão é de fabricação própria e a criançada adorou o carbonara.
Dica: Se sentar na áre externa, eles possuem repelentes a disposição, já que tem bastante jardim e alguns bichinhos que podem incomodar. Não deixe de pedir logo que chegar.
Chocolates Nugali (Bônus): Apesar de não ser exatamente uma das opções de restaurantes em Pomerode, eu não podia deixar de mencionar esta delícia gastronômica, que tem sua fábrica na cidade.
O chocolate da Nugali já foi premiado internacionalmente, e possui barras e bombons muito gostosos. Vende por toda Santa Catarina e em vários estados do Sul e do Brasil, mas lá está a loja do centro e a própria fábrica, que inclusive pode ser visitada através de uma visita autoguiada com degustação no final.
Assim que chegar lá e encontrar um chocolate deles, compre! Não vai se arrepender.
Além das minhas indicações, que espero que tenha gostado e já anotado, tenho outras duas dicas boas para você considerar:
Dica preciosa 1: Com exceção da Pizzaria Tharturel e do La Spezia, os demais estabelecimento são parte do Passaporte Turístico de Pomerode, um programa de incentivo local quem ao gastar pelo menos 30,00 em 10 participantes, você pode levar um canecão típico da cidade super lindo. Inclui atrações, pousadas, lojas e restaurantes em Pomerode. Leia mais neste post para entender sobre ele.
Dica preciosa 2: Pomerode é um destino no coração do Vale Europeu que pode facilmente ser combinado com outros, como Timbó (só a 14km) e Blumenau (a 35km).
Neste caso, você pode provar também típico alemão Thapyoka, e vale a pena aproveitar os restaurantes da Vila Germânica, ou o Café Haus Glória, ótima pedida de café colonial também. Para conhecer tudo o que há de melhor nas 3 cidades, eu tenho o meu roteiro de 3 dias no Vale Europeu que você não vai se arrepender de fazer. Leia ele todinho!
Partiu comer bem em Pomerode? É um destino que amo e sempre retorno, então, precisando de ajuda, me chama nas redes sociais abaixo que vai ser um prazer te falar mais de nossa Alemanha brasileira!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
2 Comments
Leave a Reply2 Pings & Trackbacks
Pingback:Hotel em Pomerode: Onde ficar na Pequena Alemanha - Turismo em Família
Pingback:Alles Park Pomerode: Nossa Experiência! - Turismo em Família