Fazer uma viagem à Serra Gaúcha com crianças é uma das melhores ideias que você pode ter: a região é uma das melhores opções de destino para ir em família do Brasil todo!
Ao mesmo tempo, já existe um monte de passeios divertidos, gostosos e kids friendly, as novidades não páram nunca: sempre tem algo diferente que é lançado a cada ano por lá.
Fora as ocasiões temáticas, com festas lindas, incluindo o Festival de Cinema de Gramado; e o incrível Natal Luz, em Gramado, assim como o Natal em Canela.
Talvez você tenha uma ideia geral, e pense em ir à Serra Gaúcha com crianças por existirem opções legais de passeios com eles, mas aqui quero mostrar que existe MUITO mais do que a maioria sabe ou imagina. Também é um ótimo destino para ir com bebê, inclusive com tudo muito pertinho e fácil de ir e vir, caso queira.
Antes de falar dos lugares, vou falar de onde ficar e como se deslocar com os pequenos na cidade!
Eu super recomendo usar carro alugado ou próprio pela liberdade de parar um muitos lugares (e muitas vezes) e você pode facilmente pagar o estacionamento de Rua (tipo Zona Azul) pelo App Rek Parking, ou nos próprios totens na Rua – aceita somente moedas, você insere a quantidade que deseja, e ele imprime o ticket para você colocar dentro do carro acima do volante.
Mas talvez você não queira se preocupar em dirigir e prefira chegar com transfer, curtir o centro a pé e se deslocar de outras formas para demais passeios.
Neste caso vale contratar o transfer de ida e volta de Porto Alegre até a Serra, e uma opção para se deslocar entre as atrações é comprar o Bus Tour, estilo Hop on Hop Off das paradas turísticas. Nos dois casos recomendo a Brocker, referência em receptivo na região, e que agora é parceira do blog. Neste serviços tem 5% de desconto com cupom TURISMOEMFAMILIA.
Entre as opções de estadia na região, tem muita coisa de todo tipo, bolsos e gostos! Além de opções de Airbnb’s, um opção de bom custo benefício que já me hospedei e recomendo e possui uma ótima área verde, quartos simpáticos e um bom parquinho, a Pousada Rosa fica no acesso ao centro e costuma ter bons preços. Inclui café da manhã.
Já se a ideia é ter uma estrutura maior, nós amamos a estadia no bem localizado Laghetto Gramado. O Hotel já é bacana por ter uma piscina aquecida deliciosa – aliás 3 com a infantil, adulta e a jaccuzi, além de ter brinquedoteca e salão de jogos. Ali foram feitos os apartamentos temáticos do Sr. Laghettinho, e são 5 quartos com temática de floresta e muuuitos detalhes incríveis para crianças, como quartos com piscina de bolinhas, cabaninhas e até cama jeep! O maior quarto é para até 8 pessoas, ótimo para famílias grandes.
Para quem deseja algo bem kids friendly com recreação, e excelente estrutura, recomendo super bem cotados e cheio de mimos e detalhes para os pequenos Casa da Montanha, o Hotel Alpestre, (que também já nos hospedamos) e também o Laghetto Golden, que tem uma super vista!
Voltando aos atrativos da Serra Gaúcha com crianças, o post tem as 3 principais cidade da Serra – Gramado, Canela e Nova Petrópolis, ainda que existam mais e belas cidades para serem conhecidas, mas estas já rendem vários dias de diversão.
Aqui estão os atrativos especialmente voltados aos pequenos, mas é claro que tem outros lugares, inclusive famosos, que devem fazer parte de seu roteiro, da forma como quiser!
Quer ver mais opções charmosas e familiares na região? Escolha a sua: Hospedagem na Serra Gaúcha
Para aproveitar bem, eu sugiro apenas você separar um orçamento para passeios, já que a maioria deles é sim pago, e comprar com antecedência, os preços online antecipados sempre são mais em conta.
Em tudo o que estiver disponível vou indicar os links de ingressos da Brocker, como já mencionei. Vamos lá:
Em Gramado/RS
Mini Mundo – Este é um dos passeios mais gostosos e clássicos! Faz parte do mesmo grupo do Hotel Ritta Hopner (que é recomendadíssimo e tem um chá da tarde incrível inclusive para não hóspedes) e está bem ao seu lado, não é só apenas uma cidade cheia de detalhes em miniatura: são vários lugares do mundo reproduzidos a céu aberto, e você pode passar muito tempo se divertindo com os detalhes. Tem mascote para fotos, tem loja, tem muita coisa legal. É imperdível!
Compre antecipado neste link: Ingresso Mini Mundo Baixa Temporada (De Julho a Outubro) ou Ingresso Mini Mundo Alta Temporada (demais meses)
Lago Negro – O parque mais emblemático de Gramado é ao ar livre, gratuito e muito agradável.
Para os pequenos, vale alugar um pedalinho para passear no lago, e tomar um sorvete depois! Fica especialmente bonito no final e início do ano, época que floscerem as hortências!
Nos arredores ainda tem lojas de artesanato e souvenirs para quem quiser garantir a lembrança ali mas claro que tem em muitos outros lugares também.
Fantastic House: Um atrativo que chegou em 2021 e tem uma história de sonhos, magia e o segredo do viver bem a vida!
Com salas lúdicas e temáticas sobre guardiões do Sonhar, Sorrir, Saber e Amar, é uma ótima pedida para dias chuvosos e não dura mais de 1h. As sessões começam a cada 20 minutos e tem um lado mágico e teatral, é bem bonito.
Compre antecipado neste Link: Ingresso Fantastic House
Reino do Chocolate Caracol: uma viagem à Serra Gaúcha com crianças sem chocolate é a mesma coisa que ir para Paris e não ver a Torre Eiffel!
Há muitas lojas e fábricas deliciosas para visitar mas o reino do chocolate é da empresa Caracol e oferece uma experiência que conta a história do chocolate, e faz um tour divertido e muito gostoso, literalmente!
Se preferir pode somente visitar a loja, que tem um pequeno espaço kids e área de café no fundo.
Vila da Mônica: A Turma da Mônica oficialmente tem seu espaço na cidade. Fãs dos quadrinhos mais amados do Brasil tem um parque temático com shows, personagens e muita diversão.
Toda a família pode curtir, mas há espaços em tamanho para os pequenos e muita coisa bacana.
Compre antecipado neste Link: Vila da Mônica
Gramado Zoo: As crianças que gostam de ver os animais podem conhecer um dos Zoos mais famosos do Brasil. É um passeio para a família toda curtir.
O zoo fica um pouco mais afastado do centro, por isso o acesso é um pouco mais distante que a maioria dos atrativos.
Snowland – O espaço temático que produz neve de verdade tem programação para um dia todo, bem gelado. Vá com roupas bem quentes para usar por baixo da roupa que é alugada no local (o que inclui touca e meias térmicas, porque a temperatura dentro do espaço é negativa e a roupa emprestada inclui uma fina camada de casaco e calça, luvas e botas).
Lá dentro tem pista de patinação no gelo (e vale assistir a apresentação dos atletas que é muito bacana), e a área da montanha de neve, onde a principal atração são os tubings que são descidas para serem feitas de boias, bem divertidas. Porém, a maioria delas é para altura acima de 1,30m.
É possível fazer aulas de ski e snowboard com custo adicional ao ingresso, e na área menos gelada, há também um área de fliperamas e um bom espaço kids. Porém, ir com crianças muito pequenas pode ficar restrito a isso, caso elas não queira ficar no frio. Não acho que vale a pena para menores de 4 anos, a não ser que você garanta que o frio realmente não é um problema por aí!.
Particularmente em datas mais concorridas a Snowland vale muito comprar antecipado por conta de lotação, e aí você não perde o dia que deseja ir.
Compre antecipado nestes Links: Para Snowland na baixa temporada, ou este para feriados e alta temporada este link para a Snowland.
Olivas de Gramado: Um parque também mais novo e de muita natureza, porém bem mais afastado do centro – se for de Uber, já combina antes pra buscar porque pode não ter sinal. Muitas famílias amam as experiências que o Olivas proporciona.
É um local onde é possível degustar azeites (inclusive há uma experiência, porém tem que chegar e reservar e aguardar seu horário mais tarde), fazer piqueniques tem uma simpática fazendinha para os pequenos aproveitarem. Também é possivel almoçar no local.
Muito bonito, com vários visuais e até algumas pequenas trilhas. Fim de tarde também é lindo.
Compre antecipado neste Link: Olivas de Gramado.
Praça das Crianças (Praça Silvino Fioreze): Bem no centro, 2 quadras depois da Rua Coberta (mas na rua do fundo), ao Lado do Hotel Laghetto Stilo.
É uma ótima praça pública inclusive com brinquedos acessíveis para a diversão dos pequenos, tudo gratuito e bom para um respiro de quem estiver batendo perna no centro!
Acquamotion: Imagina curtir água quentinha inclusive em espaços indoor o ano todo? Essa é a proposta do Acquamotion. Há piscinas tanto externas quanto internas e dá pra curtir o ano todo mesmo em dias gelados, pois todas são quentes.
Fica bem perto da Snowland e tem famílias que gostam de fazer os dois no mesmo dia (de um extremo ao outro).
Compre antecipado neste Link: Acquamotion
NBA Park: Um único parque temático NBA na América Latina está em Gramado. Quem é fã de basquete e de esportes em geral vai se divertir bastante em família.
Com muitos desafios e experiências, é uma pedida bem legal aproveitar o complexo e descobrir um pouco do mundo da NBA.
Compre antecipado neste Link: NBA Park
Mundo Encantado: Este é um espaço fechado com maquetes e miniaturas que mostram a Serra antiga e atual, é bem legal. Apesar de ser um atrativo antigo, pouca gente ainda conhece!
Você aprende um pouquinho mais do início da região de forma lúdica e divertida. Porém, não confunda com o Mini Mundo, porque são locais diferentes!
Em Canela/RS
Alpen Park: É um complexo como um parque de diversões que você não paga para entrar, porém pode ou comprar um passaporte com várias opções, ou por atração que escolher, entre elas, quadriciclos, montanha russa, e minha favorita: o trenó que desce junto a natureza da Serra!
Mas mesmo quem não quer brincar consegue aproveitar os espaços de loja, café e algumas bonitas vistas. Tem também um espaço kids coberto exclusivo para os pequenos e cinema 4D. Quando fomos estava estreando um filme bacana do Scooby Doo.
Compre antecipado neste Link: Alpen Park
Lojas temáticas Florybal: Ainda que exista o parque temático da Loja – mencionado a seguir – há muitas lojas cheias de parquinhos, esculturas e muita coisa legal para os pequenos brincarem, e neste caso são todas com entrada gratuita!
São várias lojas no eixo das Hortênsias (nossas favoritas são a Império do Dragão que tem até uma mini apresentação de projeções no teto a cada hora, e a Play House que tem brinquedos, café e uma loja imensa), mas também tem várias delas no centro de Gramado e Canela.
Terra Mágica do Florybal: Imperdível na Serra Gaúcha com crianças, é um parque temático para todas as idades. Tem cinema 4D, atrações legais como tirolesa e aerobike, diversos brinquedos tanto aos menorzinhos, como aos maiores. Faz parte da marca de chocolates e por isso, é claro, vai ser uma diversão com muito doce.
Existem áreas temáticas como de dinossauros, fadas, animais encantados e gigantes… as crianças muito novinhas podem se assustar com algumas destas áreas, mas ainda assim é um parque bem voltado para os pequenos.
A Terra Mágica tem também apresentações de personagens e teatros muito legais. Particularmente a Casa do Mago é uma das mais bonitas, e ajudam as crianças para terem bons sonhos! Se quiser saber mais, leia meu post específico sobre a Terra Mágica.
Compre antecipado neste Link: Terra Mágica Florybal.
Big Land: Este é um espaço que reproduz, em formato gigante, brinquedos famosos dos anos 80 e 90, alguns ainda presentes até hoje. Inclui pega peixe, genius, peças de montar, games antigos e muito mais, é bem divertido.
Mais uma boa pedida para dias de chuva e está dentro da charmosa estação Campos de Canela, que também vale a voltinha nela!
Compre antecipado neste Link: Big Land
Mundo a Vapor: Essa é uma das atrações que também tem miniaturas, mas que eu mais gosto. Ali você vê mini trens circulando em uma pequena cidade, e a menor fábrica do mundo: sim eles tem uma produção, quando vi era papel, que realmente funciona. É bem curioso, e a entrada com o trem caído já vale a parada.
Leia também: 22 atrativos na Avenida das Hortências entre Gramado e Canela – e Dicas Extras!
Vale dos Dinossauros: No mesmo formato do parque de Foz do Iguaçu e de Olímpia, é para os pequenos paleontólogos. Eles fazem pequenos movimentos e são e vários tamanhos, até uns 10 metros de altura. Estegossauro, Tricerátops, Braquiossauro e o T-Rex estarão por lá!
Apesar disso, eu pessoalmente prefiro ir a Terra Mágica Florybal, que também tem muitos dinos e você aproveita bem mais o dia lá!
Bondinhos aéreos: Um dos melhores passeios para ver a famosa Cascata do Caracol e que as crianças vão super curtir do início ao fim – afinal só andar no bondinho já é legal.
Você primeiro sobe com o bondinho para uma pequena caminhada na natureza, e ali tem um museu de esculturas em madeira de animais bem bonitinho que pode interagir, e um parquinho super simpático aos pequenos.
Na descida, segue para a estação Caracol com a visão da Cascata e toda a serra. Eu super gostei.
Compre antecipado neste Link: Bondinhos Aéreos
Praça Central de Canela: o Parquinho da praça é gratuito, bem grande e gostoso e está a 1 quadra da Estação Campos de Canela e somente 2 quadras da Catedral de Pedra.
Aproveite para comer um chocolate e deixar as crianças brincarem. No Natal ela fica toda decorada!
Space Adventure: Com a mesma proposta que também está em Balneário Camboriú, a experiência é uma viagem pela corrida espacial com muitas réplicas de foguetes, itens originais da NASA e uma dose aventura tranquila deste momento tão icônico da história.
E sim, vamos até a Lua passando por salas e fatos, é bem bacana e boa pedida para dias chuvosos.
Compre antecipado neste Link: Space Adventure
Em Nova Petrópolis/RS
Parque Aldeia do Imigrante: Um lugar gostoso de passear, com muitas árvores e natureza, e de casinhas e decorações típicas alemãs. Minha mãe diz que é uma das melhores comidas típicas que já provou na vida, dentro do restaurante do parque. Tem muito espaço para brincar e curtir com os pequenos.
Labirinto Verde: Na praça principal está justamente um dos lugares mais divertidos da cidade. O labirinto verde é alto e não é tão fácil, mas rende uma boa brincadeira. Se as crianças forem muito pequenas, é melhor ir com um adulto junto. Vai ser desafiador chegar ao meio, e sair dele também! Mas será bem divertido. É gratuito.
BÔNUS: A gastronomia e os restaurantes temáticos de toda região também são mais do que uma experiência, tão bacanas quanto um passeio, e tem opções para todos os horários e gostos.
Claro que o fato de comer um fondue já é legal, ou um bom churrasco. Porém, com as crianças, indico o Café da Manhã no Hotel Criamigos, e também as refeições nas pizzarias temáticas Hector (tema magia que lembra Harry Potter) e também na Kongo com temática de floresta.
Que tal aproveitar uma viagem cheia de atrações em família na Serra Gaúcha com crianças? Não tem como não ser bom, vai ser inesquecível, e com certeza muito divertido!
E aí, já conheciam todas elas? Vale a pena ir, e sempre tem novidades também nessa região!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram ou no Pinterest , não perca novos posts do blog e acompanhe pelo Telegram do Turismo em Família, e use os nossos parceiros!
Assim você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
Amei as dicas! Muito obrigada
Que bom, aproveite todas! Um abraço!