in ,

Museu ao Ar Livre de Orleans/SC: Passeio gostoso que valoriza as origens!

Menino em frente a escada com gramado ao redor e casa de madeira histórica no fundo

O Museu ao Ar Livre de Orleans foi (Princesa Isabel) uma feliz surpresa durante uma road trip pela Serra Catarinense. Depois descer a estrada pela Serra do Corvo Branco (com todo o cuidado em suas curvas delicadas), nosso caminho cruzava com a cidade, e conhecemos este espaço cheio de história!

Nós estávamos a caminho da simpática Nova Veneza, e na verdade o plano original era descer pela Serra do Rio do Rastro saindo de Urubici até Bom Jardim da Serra, mas que infelizmente estava fechada por conta de obras.

Pegamos então a não pavimentada ainda Corvo Branco, e passamos por algumas paisagens bacanas e várias cidades, e Orleans era uma boa opção para nossa rota, em uma região chamada Encantos do Sul. Aliás, considere subir por um lado e descer por outro nestes lados do Rio do Rastro se for fazer a serra, no fim valeu muito a pena.

Ao buscar um local para almoço nesse dia, já sempre aproveito pra fazer o roteiro e consultar não apenas o mapa, mas o que tem pela região, que dificilmente passaríamos novamente tão cedo. Me chamou a atenção o Museu ao Ar Livre de Orleans, e pensei: se der tempo, podemos conhecê-lo. Deu, e lá fomos nós!

fachada em madeira do museu

O local fica bem ao lado de uma rodovia de pista simples que faz interligação de municípios catarinenses. É fácil de estacionar em vagas bem a frente da entrada, e custa 10,00 por pessoa, tem meia entrada e menores de 6 anos não pagam.

Fomos durante a semana e estava bem tranquilo – fecha somente às segundas, mas tem horário de almoço onde não há funcionamento. O espaço é muito amplo e na chegada é possível pegar um mapa, e entender o que é cada espaço. São vários.

A visita tem um pequeno roteiro sugerido, que se faz em volta do lago, onde estão todas as construções. São muitas, como o engenho de farinha de mandioca, capela, cantina, monjolo… são mais de 20 instalações.

2 meninos de costas olhando antiga roca em casa de madeira

Tudo está muito bem conservado e sinalizado. O bacana de mostrar tudo isso às crianças é que puderam aprender, e até manusear alguns objetos, sobre a vida dos colonizadores europeus da região. Pilão, carroções, rocas e outros instrumentos da vida antiga estavam bem ali!

Não é uma visita longa. Como as crianças estavam muito animadas para ver todo o ambiente, confesso que não vi tudo no detalhe, e fizemos em cerca de 1h. Porém, não vai ser nada muito além disso, o espaço não é nem tão grande, e nem tão pequeno. Apenas não possui acessibilidade infelizmente.

Aqui vão algumas fotos dos espaços:

Equipamentos para produção de vinho
Equipamentos para produção de vinho

 

mulher em frente a roda d'água
Selfie na bonita roda d’água

 

mãe e filho com instalações ao redor
Mãe e filho na pose!
duas crianças de costas caminhando em trilha com árvores ao redor
O acesso pelo do Museu ao Ar Livre de Orleans é como um trilha autoguiada, bem fácil de passear.

 

lago com árvores no fundo
O lago que fica bem no centro do atrativo.

Além do Museu ao Ar Livre Orleans, demos uma voltinha no centro e garantimos uma foto na bonita igreja da cidade – tem até um Letreiro e em sua praça, para seguir a viagem até Nova Veneza, outra cidade de colonização mais do que italiana e de gastronomia fantástica (e barata). E nela passamos duas noites no Hotel Dolomiti.

Porém, Orleans não deixa de ter alguns pequenos refúgios, e caso queira se hospedar na cidade em sua passagem, ou mesmo encontrar um algum lugar na região para descansar, algumas opções de hospedagens bem avaliadas são:

> Hotel Real Nob;

> Casa de Campo com Piscina – 15km da Serra do Rio do Rastro;

> Cabana Brisa do Monte;

> Casa de Campo Nova com Lareira e Piscina;

Se estiver na região, ou mesmo morar nestes lados, não deixe de incluir este passeio, vale a pena! Para mais informações, acesse o site oficial e já coloca em seu roteiro!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *