in ,

Lugares para conhecer em Santa Catarina nas férias de julho!

Mulher sorrindo com decoração de chalé ao fundo com coração de flroes

Tem tantos lugares para conhecer em Santa Catarina bacanas para curtir as férias de julho que não dá pra simplesmente deixar passar a oportunidade ao menos 1 vez!

E o legal é que o estado tem opções para todos os gostos na mesma época: para curtir o frio intenso, ou para se divertir em climas mais amenos, e até em águas quentinhas. Não dá pra esquecer alguns eventos bem interessantes também!

Antes das indicações, não esquece de fazer a mala certa, principalmente para os destinos gelados. Use 3 camadas de roupa como explico no post sobre mala de inverno, e que indico a Babydoo para comprar quaisquer itens usando o cupom TURISMOEMFAMILIA8 de 8% de desconto.

Sendo assim, descubra aqui algumas ótimas opções de lugares para conhecer em Santa Catarina nas férias de julho:

Mulher sentada em balanço com casa enxaimel ao fundo
Charme, diversão e muitas delícias em Julho na Vale Europeu: Adoro!

Pomerode/SC

Quem me acompanha no Insta sabe o quão apaixonada sou por esse destino que todo mundo precisa ir ao menos 1 vez na vida.

Pomerode é uma cidade cheia de charme com suas casas enxaimel, excelente gastronomia com vários bons restaurantes e destaque para a típica comida alemã, além de ter muitos atrativos gostosos para curtir em família, como a Vila Encantada (parceira do blog, veja nosso cupom na área de descontos e parcerias), o Alles Park, o Zoo e seus diversos museus, como o do brinquedo, do automóvel, o pomerano, a casa do imgrante Carl Weege e o novíssimo Museu Brasil Alemanha inaugurado em 2023.

Além disso, é uma cidade de vários eventos legais, e em julho acontece na maior parte do mês o festival gastronômico, onde os deliciosos restaurantes apresentam novos pratos e sabores tradicionais no Centro de eventos da cidade, com muitas criações super interessantes! É uma delícia.

Por fim, ótima opção para quem quer viajar sem passar muito frio nas férias de julho, já que o clima do Vale Europeu costuma ser bem ameno – inclusive já pegamos mesmo 27 graus nesta época lá, e as crianças brincaram nas fontes de água da Vila Encantada! Leva uma muda de roupa e uma toalha (recomendo a mais fina e prática de microfibra neste link que sempre levo em viagens).

Tem muitos bons posts no blog sobre a cidade. Você pode começar lendo O que fazer em Pomerode em 14 dicas, e navegar nos demais links deste texto onde falo também de restaurantes, hotéis e muito mais!

Vista aérea de parque aquático
Parque termal de águas quentinhas e mais em Piratuba. Crédito: Trip Advisor

Piratuba/SC

Esta pequena cidade no Sul do estado é um dos lugares para conhecer em Santa Catarina que poucas pessoas fora da região consideram ou mesmo conhecem sua existência, o que é muito injusto, já que é uma super opção!

Piratuba tem um complexo termal aquático super bacana para todas as idades curtirem águas quentes e muita diversão – o que também a fez ter ótimos hotéis (até com pensão completa) de várias categorias, como os bem avaliados Hotel Rouxinol, o Estação Termas Hotel, o tradicional Hotel Vila Germânica, o Hotel Recanto do Rouxinol e o Hotel Kirst.

Mas nem só de água quente funciona Piratuba. É possível realizar a Rota do Engenho com a visita ao Parque Três Pinheiros e algumas atividades rurais de aventura em ônibus turístico, e ainda curtir o Passeio do Trem das Termas, que é um programa diferente em Maria Fumaça.

 

Leia também: Férias de inverno em família – Melhores destinos no Brasil e no Mundo

 

Já dá pra fazer um roteirinho bem legal na cidade com bastante diversão e lazer para a família toda, além de com certeza provar comidinhas gostosas, já que SC é muito boa nisso também!

dois meninos sorrindo com serra do rio do rastro ao fundo
Lugares incríveis com acessos fáceis: isso é a Serra Catarinense!

Serra Catarinense

Não podia deixar de fora uma das opções mais clássicas de lugares para conhecer em Santa Catarina nas férias de julho, onde é a sua alta temporada. De fato, a Serra Catarinense no inverno é mágica, e leve sua roupa certa de frio – como já falei no início do post – que vai valer a pena, até com chance de ver neve!

As paisagens da Serra Catarinense são definitivamente incríveis, e tem muito charme no inverno. Há muitos cânions e mirantes de acesso fácil, e ao mesmo tempo é muito legal ver lugares congelados e se divertir com isso.

Como tem várias cidades, você pode montar um roteiro da forma que preferir. Uma boa base é Urubici, e nós ainda passamos por Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Nestes locais conhecemos locais como o Cânion Espraiado (meu favorito), o Morro da Igreja, a Cascata que Congela e a famosa Serra do Rio do Rastro. Foi uma experiência e tanto!

Imagem aérea de família em grande gramado e fachada em estilo alemão de hotel
Família reunida jardim lindo do Hotel Renar.

Fraiburgo e Treze Tílias

A terra da maçã combinada com a pequena Áustria é uma ótima pedida para quem tem poucos dias, mas quer dar uma escapadinha gostosa.

Ainda que não seja a época da colheita da maçã em Fraiburgo (que acontece de dezembro a março), dá pra dar uma voltinha gostosa em lugares simpáticos da pequena cidade e curtir muito a Hotel Renar, que tem piscinas aquecidas e estrutura muito aconchegante.

E dali são menos de 60km até chegar em Treze Tílias, para descobrir os encantos dos lugares locais, como o parque Lindendorf, os ateliês de escultores de madeira, provar muita coisa boa da gastronomia austríaca, e mais!

vista lateral de praia com montanha no fundo
Garopaba: um das praias do litoral Sul Catarinense

Litoral Sul Catarinense

É isso mesmo: estou indicando para você ir à praia no Sul do Brasil no inverno. Primeiro porque aqui praia é o ano todo, e claro que isso não significa entrar no mar gelado, mas caminhar, brincar e se divertir bastante com bem menos gente.

Mas, tem um motivo mais especial para indicar o Litoral Sul em SC: a chegada das baleias francas. Em geral entre julho e outubro as baleias passam por ali, e inclusive ficam pertinho da costa, sendo possível observá-las neste período, é uma super experiência. Há inclusive mães e filhotes nadando nos mares catarinenses.

O melhor mês para vê-las é setembro, mas como mesmo a partir de junho já tem baleias na região, é super possível conseguir vê-las, e você pode contratar uma empresa especializada para te ajudar na rota!

Aproveite a experiência também para relaxar e curtir lugares lindos em uma época tranquila em cidades como Laguna, Garopaba e Imbituba – onde está a Praia do Rosa. Algumas opções de estadia são:

La Plage Residence – Garopaba;

Pousada da Encosta – Garopaba;

Hotel Ferrugem Eco Village – Garopaba;

Bangalore Suites – Garopaba;

Silvestre Praia Hotel – Imbituba;

Praia Hotel Imbituba – Imbituba

Lagoon Suites e Gastronomia – Laguna

dois meninos embaixo de grandes palmeiras reais
A capital brasileira da dança, das flores e com as lindas palmeiras reais

Joinville/SC

A simpática cidade também de origens alemães é boa pedida para curtir em família, com um evento especial nas férias de julho: o Festival de Dança! É o maior da América Latina do gênero e você pode assistir gratuitamente muitos grupos se apresentarem em diversos lugares da cidade, é super legal!

Lá também é a única escola do Balé Bolshoi fora da Rússia, que pode ser visitado também. Mas é claro que os passeios incluem muito mais, como o Barco Príncipe e a Vista do Alto do Morro da Boa Vista que é linda, com um Zoobotânico abaixo dele.

Tenho um roteiro de 1-3 dias em Joinville que fica de dica para você montar o seu!

É claro que dá pra curtir e aproveitar mais além dos lugares para conhecer em Santa Catarina – eu nem mencionei o Beto Carrero que inclusive é super viável com Pomerode ou Joinville no mesmo roteiro – mas estes tem toques especiais para esta época!

E tem muitos outros lugares para curtir nesse nosso Brasil e no mundo nesta época, com mostram algumas das minhas colegas blogueiras, como Resorts para curtir no interior de São Paulo pela Elizabeth Werneck, as Cidades históricas mineiras para curtir em família em julho pela Cynara do Cantinho da Ná, também temos dicas de sobre aulas de esqui em Bariloche pela Angela do 6 viajantes… confira as dicas delas também!

Partiu aproveitar? Depois conta aqui qual foi seu destino para mim nos comentários do post!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

8 Comments

Leave a Reply
  1. Nossa, adorei seu roteiro pelos lugares para conhecer em Santa Catarina nas férias de julho. Santa Catarina é o Estado que menos conheço do Sul, e essas suas dicas meu deu muita vontade de resolver isso. Rsrsrs. Adorei suas dicas. Obrigada por compartilhar. Adoro acompanhar o blog. Beijinhos

  2. Santa Catarina me encanta! Adorei as dicas. Estou programando conhecer a Serra Catarinense nestas férias de julho.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *