in , , , ,

Hotel Termas em Gravatal /SC: Nossa experiência!

menino dentro de grande piscina de hotel

O Hotel Termas em Gravatal / SC foi um de nossos destinos de férias em julho de 2024 que fiquei feliz em conhecer – eu com meus dois meninos. Eu tinha muita curiosidade de conhecer esse destino clássico de águas quentes do estado, e agora compartilho como foi nossa experiência na estadia e na cidade – que já adianto, valeu a pena, mas continue a ler!

Antes de falar de nossa viagem, um pouquinho do lugar e porquê decidimos ir pra lá!

Um pouquinho de história e do Turismo de Gravatal

Gravatal é uma cidade localizada no sul do estado de Santa Catarina, do ladinho de Tubarão e não muito distante Florianópolis, Garopaba e Imbituba, e também no caminho de lugares que valem a pena aproveitar na mesma viagem, como a Serra Catarinense e Nova Veneza.

Gravatal foi fundada mesmo em 1961 e era predominantemente agrícola, mas já em 1952, durante a perfuração de um poço para água potável, descobriu-se uma fonte de água quente com propriedades terapêuticas. Esse achado foi um marco importante, pois as águas termais de Gravatal possuem uma temperatura que varia entre 36°C e 42°C e são ricas em minerais.

mãe dois filhos em área de piscinas de hotel
Nós no melhor clima de Gravatal!

A partir disso, é claro que investidores e empreendedores viram o potencial das águas termais para turismo e bem-estar, e o primeiro grande empreendimento foi justamente o Hotel Termas em Gravatal, seguido de outros empreendimentos.

De qualquer forma, atualmente a cidade é ainda pequena e muito tranquila pra quem busca descanso e tratamento – com exceção das crianças, porque neste caso eles podem brincar bastante tanto nas piscinas quanto na recreação.

Viagem, quartos e alimentação do Hotel Termas em Gravatal

Vamos para o que mais interessa: como foi viajar e se hospedar no Hotel Termas em Gravatal! E fomos em julho, que é alta temporada inclusive pelo fato de ter água quente em clima mais ameno, e foi ótimo, ainda demos sorte de pegar aquele clima com sol, mas não quente como no verão, o que ficava perfeito para aproveitar. Mas é bom saber que ali a água tem temperatura boa o ano todo.

Nós moramos em Curitiba, e por preferi sair cedinho pra chegar no início da tarde quando iniciava o período da diária às 15h e fizemos 2 paradas que escolhi entre alguma das opções de parada até Floripa, e a segunda foi na parada Engenho Lanches na estrada, uma opção bem bacana no sentido RS.

Logo depois disso ainda fizemos uma paradinha de compras na Malhas Ferju, uma loja enorme com bons preços com um pouco de tudo também como cama, mesa, banho, brinquedos, calçados (coleções completas de chinelo de dedo) que vale a paradinha.

buffet de café da tarde com bolos e bolachas
Chegamos já para o primeiro lanche.

Logo que chegamos, o pessoal estava finalizando a preparação de nosso quarto, e decidimos já fazer um reconhecimento da estadia, e não demorou o pessoal já nos avisou que poderíamos desfrutar do lanchinho da tarde.

O Hotel Termas em Gravatal é pensão completa, e além das 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) também inclui um café da tarde. Logo fomos beliscar pãezinhos, tortas, bolachas, bolos e frutas, sendo que até tem alguns docinhos tipo bala de goma marshmallows que a gente deixa quando tá nas férias pra criançada =)

Logo então subimos para nosso quarto. Existem opções de quartos menores e maiores para famílias, mas decidi super em cima da hora o hotel já estava cheio, e fiquei bem feliz só do fato de ser atendida.

Acho que pegamos o último quarto e disseram que se não tivesse problema colocar o colchão bem ao lado da cama do quarto duplo, poderíamos nos hospedar lá. E assim foi!

cama de hotel
Quarto duplo do hotel

A área de dormir do quarto não era tão grande, diferente do banheiro e da varanda, que eram mais amplos, e nos atendeu super bem.

A cama era bem confortável, tinha bancadas e armários, frigobar (não fica abastecido, pode solicitar bebidas no bar e na recepção, mas tinha águas de cortesia da fonte local), ar condicionado, tv a cabo e boas vindas com algumas frutas.

O banheiro era bem espaçoso com secador, ameneties e um ótimo box pro banho, e chuveirinho ao lado do vaso.

A sacada que ficamos era vista jardim e bem comprida, batia sol e confesso que ali com as cadeiras de um jeitinho que não chamasse muito a atenção, deixava nossas roupas molhadas secarem.

buffet de saladas do hotel
Um pouco do almoço, que surpreendeu.

Agora sobre a alimentação, vou dizer que surpreendeu de forma positiva. Como já estivemos em alguns hotéis pensão completa, sei que isso não é exatamente sinônimo de qualidade gastronômica.

A comida é a vontade, mas depende muito da proposta e vou te dizer que imaginei que seria uma comida um pouco mais comum e do dia a dia, talvez por ser uma cidade pequena e no interior. Ainda bem que errei!

O café da manhã estava dentro do esperado. Bem variedade de pães, bolos, tortas, cereais, frutas e opções sem glúten e sem lactose. Já almoço e jantar gostei bastante por terem opções bem saborosas e até sofisticadas, bem preparadas e temperadas.

O buffet de saladas era super completo, e provei camarões, risotos de frutos do mar, costela, carnes ao molho, paella, e outras boas guarnições. Mas em meio as opções mais elaboradas, também tem pratos clássicos para todos os paladares e pensados nas crianças: arroz, feijão, purê de batata, frango grelhado, nuggets… tem pra todos!

As sobremesas apenas que achei ok, ainda que tenha sempre uma de destaque, como o pudim de leite que estava muito bom.

prato de frango e batata frita com piscina ao fundo
Pré almoço na piscina, esse é bom!

E além de tudo isso, um bônus: por volta das 11h30, na beira da piscina grande do hotel, um petisco com o maior gostinho de férias. Eles montam uma mesinha em uma tenda com uma bebidinha, batata frita e franguinho, bem gostoso pra beliscar.

Ou seja, não vai faltar comida boa… prepare-se para possíveis quilos extras se quiser comer um pouquinho de tudo!

Lazer e Piscinas do Hotel Termas em Gravatal

A estrutura de lazer a atividades é bem bacana, e a área do hotel em si não é tão enorme, pra mim é na medida: Tem um bom espaço sim, mas com distâncias razoáveis. É o jeito que mais gosto do que caminhar longas distâncias pra ir de um lugar ao outro.

gramado com árvores de jardim de hotel
Lona pra escorregar da recreação em uma das áreas de jardim.

A estadia tem áreas verdes tanto pra descanso, inclusive com redes para um relax ou leitura, e para brincar próximo de quadras, parquinho infantil de madeira, e onde a recreação também aproveita para fazer atividades, como a que vimos de lona pra escorregar com sabão.

No fim da tarde principalmente vi alguns grupos jogando futebol, vôlei ou outros esportes. Ah, não precisamos, mas levar um repelente pode ser boa pedida pra curtir os espaços.

Antes de falar da recreação, ainda menciono algumas áreas de lazer internas do prédio. Tem uma pequena sala de jogos e mesas para jogar baralho, e uma brinquedoteca, mas estava em reforma.

O hotel está passando por melhorias e inclusive os quartos como o que ficamos tinha sido reformado e estava em andamento algumas áreas comuns, e isso não atrapalhou em nada nossa experiência.

A única área comum que ficou a desejar foi a academia. São duas salinhas bem pequenas somente com bicicleta e esteira… e se você não for do time de malhar não vai fazer falta.

menino com presente na mão e piscina ao fundo
Guri feliz que ganhou no bingo.

A recreação é um ponto forte do Hotel Termas em Gravatal. Tem tanto para crianças e jovens como para adultos uma programação completa e com boas atividades. Demos sorte no bingo da piscina e inclusive o caçula levou a primeira rodada do bingo.

Gostei porque o pessoal é animado e gosta de integrar e senti um clima bem acolhedor. A criançada deixou os eletrônicos de lado e foi se divertir junto, inclusive jovens, e nossos meninos super aproveitaram, inclusive vimos teatro e teve vários jogos. Eu tive um tempinho relax e também brinquei, fiz hidroginástica e até ganhei um jogo também.

Por fim, o que mais interessa: as piscinas quentinhas!

São duas áreas para aproveitar: a área de piscinas adulto e infantil no hotel e o parque aquático.

menino dentro de jacuzzi com vista no fundo
Relax na jacuzzi, todo feliz!

A área de piscinas é exclusiva para hóspedes do hotel. A piscina grande é muito boa (na foto da capa do post), bem ampla e onde acontece as atividades de lazer também. Bem ao lado está outra boa e grande piscina infantil, mais rasa e com um pequeno tobogã e fonte pra criançada curtir, onde também a recreação aproveita. Sempre com a água termal da fonte, que estava morna, não quente demais.

Ali também tem 5 jacuzzis, e estas sim são de água mais quente. Recomeda-se inclusive ficar somente 30 minutos e pessoalmente gosto. Tem vista da serra ali e fica bem agradável no final da tarde.

Vale ressaltar que no inverno as piscinas funcionam até 18h e no verão até às 20h.

piscina grande com área aquática infantil ao fundo
Parque aquático do grupo!

Já o parque aquático é anexo ao Hotel Termas em Gravatal, porém não está liberado somente para hóspedes. Ele também está incluso na estadia de outros hotéis que são do mesmo grupo, como o Hotel Termas do Lago e o Hotel Internacional Gravatal, e ainda pode ser comprado a parte como day use para hóspedes de outros hotéis ou que pessoas que estejam visitando a cidade.

Os 3 hotéis são bem próximos um do outro, dá inclusive pra ir andando, mas… o parque aquático está realmente encostado no Hotel Termas, então neste ponto é uma vantagem, porque está a poucos metros do quarto e podemos decidir sempre ir e vir do parque para as piscinas sem precisar levar nada se não quiser.

piscina grande e pequena de parque aquático
Piscinas adultos e infantil do parque aquático.

A estrutura do parque aquático conta com parque aquático infantil bem rasinho e pequenos escorregas e brinquedões temáticos de crianças; 3 tobogãs mais altos tanto fechado e mais reto quanto aberto em curvas; e uma grande piscina para adultos e outra mais rasa com uma fonte para crianças.

Todas com água morna, só o parque aquático infantil que estava um pouco mais gelada – não sei bem o porquê, mas tinha criança aproveitando de boa.

Nós aproveitamos super todas as áreas do primeiro ao último minuto e foi ótimo. Os meninos nadaram bastante e nos divertimos demais e recomendo você já escolher sua data e reservar aqui alguns dias no Hotel Termas em Gravatal que está super aprovado por nós e você também vai gostar! Mas, tenho dicas extras.

Dicas bônus: Compras em Gravatal e passeios nos arredores

Eu não sabia, mas Gravatal tem boas lojas de fábrica para comprar roupas, em especial pijamas, malhas e roupas de banho.

Galeria de lojas de centro comercial
Galeria de lojas para compras, ótimos preços!

Um fato curioso é que normalmente o centro das cidades fica distante dos hotéis de lazer, mas em Gravatal é bem o oposto: você atravessa a quadra da hospedagem, e já está na rua do centrinho. Então tirei uma tarde pra dar uma volta.

O centro é de poucas quadras… e tem algumas galerias que parecem labirintos, mas cheias de lojas boas de roupas de fabricação própria, e no fim que achei que faria tudo em 40 minutos, demorei quase 2h pra rodar porque acabei fazendo compras pra mim e para as crianças. Pijamas principalmente, mas teve blusão e maiô, enfim… vale separar tempo sim.

Mudando agora para os arredores, já mencionei no início do post de combinar a viagem pra Gravatal com outros destinos catarinenses o que vale super a pena.

mãe e menino com cachoeira ao fundo
Cascata Salto do Rio Capivara: uma ótima surpresa!

Mas, se quiser fazer um bate volta que super vale a pena fazer dali, ou até como opção já no retorno pra casa (foi o que fizemos após o check-out) recomendo demais um passeio até a Fluss Haus, passando pela Cascata do Salto do Rio Capivara.

Primeiro que a subida na estrada de Gravatal até lá é linda! Paisagens bucólicas com rios de pedras, fazendas, montanhas e uma natureza que vai mudando é algo incrível que adorei, mais bonito do que imaginava e neste pedaço o maior trecho é asfaltado.

Importante: Coloque no Gps o a referência do Salto, porque ele estava nos mandando pra Fluss Haus por outro lado, e mas decidi seguir as placas, e não me arrependi, porque encontramos essa maravilha no caminho. Dá cerca de 1h de Gravatal até a Cascata.

A Cascata do Salto do Rio Capivara está exatamente ao lado da estrada. Tem um restaurante que acredito funcionar mais no verão estava fechado, mas até os banheiros estavam abertos. Tem área pra estacionar e demos uma boa olhadinha, queria muito passar um dia ali. É muito bonita, sem trilha e com acesso muito fácil. Pelo menos 5 minutos de parada valem.

Em seguida você segue pela estrada e no centrinho do que entendo ser um distrito (Vargem do Cedro) tem uma loja bem linda e simpática de biscoitos, a Kitchertraum. Casinha de fábula infantil, biscoitos decorados e de muita variedade, dá pra provar e levei sim alguns pra casa.

menino com casa temática de parque ao fundo
Casas temáticas na Fluss Haus.

Seguimos aí mais alguns minutos para chegar onde era o plano, na Fluss Haus Land. Eles já chamam de parque temático, mas é um grande espaço com gastronomia e lazer com a marca dos biscoitos que são vendidos em todo estado, temático pela proposta alemã.

Eles têm um café colonial maravilhoso de bom preço (tem que reservar é bem movimentado) e área com parque infantil de casinhas diferentes, lago e áreas pra curtir, além de uma loja bem bacana que também saímos com algumas compras. Foi legal conhecer e fica estratégico no caminho.

Pra voltar pra Gravatal se fizer vai e vem é 1h, mas pra ir até Floripa e seguir viagem demora mais porque o trecho de estrada de chão é maior, então considere isso que vai por dentro. Nós optamos por voltar e dormir em Balneário Camboriú e demorou cerca de 3h.

Tudo isso então foi nossa experiência e achei que foi uma ótima viagem, bora você ir pro Hotel Termas em Gravatal também? E depois volta contar como foi aqui!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *