in ,

Buenos Aires com Crianças: 19 atrações para a família!

Selfie de familia com puerto madero ao fundo

Viajar para Buenos Aires com crianças é uma delícia e tem muita atração BOA para curtir a capital argentina, como você vai ler agora.

Para mim a cidade tem um gostinho especial porque foi onde passei minha lua de mel, assim como foi a 1a viagem internacional depois de ser mãe. Foi nossa parada de Cruzeiro e adoro ir e vir de lá: É um lugar especial no coração – e até demorei para escrever sobre um lugar que já estive tantas vezes.

Antes de começar o post, algumas dicas práticas para você que está pensando ou planejando ir para Buenos Aires com crianças:

> A cidade tem dois aeroportos, o maior Ezeiza (cerca de 1h do centro), e o Aeroparque, que dá apenas uns 15 minutos do centro. Há voos do Brasil de ambos, mas se conseguir do segundo (como via São Paulo Guarulhos ou voo direto de Curitiba) é melhor e bem mais prático.

Para quem não está em uma cidade de voos diretos, tem uma alternativa interessante para alguns casos que muitas famílias me disseram que economizaram desta forma, no caso é ir via Foz do Iguaçu, cruzar a fronteira terrestre, e pegar um voo doméstico até a capital. Definitivamente mais trabalhoso, mas não dá pra descartar a possibilidade.

> Documentos para entrar no país: Somente são aceitos passaporte válido ou RG com foto atualizada, conservado e emitido a menos de 10 anos. Não é permitida a entrada com certidão de nascimento – mesmo para crianças. Visto não é necessário p/ turismo (menos de 90 dias).

Família de mãe, pai e dois meninos em frente a casa rosada
Entre um e outro rolê, paramos em um dos símbolos na sede do governo: a famosa Casa Rosada!

> Por hora (digo neste março de 2023 quando escrevi o post) não é necessária nenhuma vacina p/ a entrada no país. Porém para retornar ao Brasil precisa apresentar o comprovante de vacinação contra COVID-19 (esquema completo) ou teste negativo de COVID 24h antes do embarque.

Menores de 12 anos estão isentos se acompanhados de responsáveis vacinados / testados. Acredito que isso deva mudar em breve e ficar mais fácil, mas tem que confirmar antes de embarcar através dos portais governamentais.

> O Seguro Viagem não é obrigatório, mas sempre recomendado, principalmente se decidir realizar atividades esportivas. Se você conjugar a viagem com outro destino, como ir no inverno para Bariloche é importante escolher um que cubra prática esportiva. Escolha um aqui entre as melhores seguradoras do mercado.

 

Se está pensando em ir para Bariloche também, conheça e adquira o mais completo Guia da cidade e região: o Bariloche Memorável, elaborado pela minha parceira Mari Queiroz, Travel Designer especialista em Argentina e que mora na Patagônia! Se desejar ela também faz seu roteiro personalizado para Buenos Aires com crianças – ou como quiser!

 

> Hospedagem: Há opções para todos os gostos e bolsos. Acho que as regiões mais legais para se hospedar são Puerto Madero e Palermo (mais charmosos), mas gosto também do Centro e da Recoleta – e todas estas possuem bons atrativos e são bem localizadas.

Nunca achei mais inseguro se hospedar e circular na cidade do que o Brasil: só tomar os mesmos cuidados, mesmo na região central, como circular tarde da noite ou com algo de valor que chame a atenção na rua.

Algumas sugestões para famílias são:

Ibis Styles Florida (Centro)
Hilton Buenos Aires (Puerto Madero)
Howard Johnson Plaza Buenos Aires (Centro)

> A moeda local é o Peso, e você pode trocar dinheiro logo quando chegar na cidade (jamais na rua ou locais não indicados). Usar cartão é boa pedida porque desde novembro/2022 o governo argentino estabeleceu um câmbio diferenciado como incentivo p/ o turismo.

Com exceção do Amex – mas verifique a bandeira do seu cartão, a taxa de câmbio é reduzida, o que faz ser mais seguro e benéfico usar o cartão de crédito ou débito no país. Vale acompanhar as notícias para saber até quando este benefício será válido.

> Transporte: As melhores formas de locomoção são pelo metrô ou via Cabify – transporte por aplicativo.

O metrô é a única forma de usar o transporte público em Buenos Aires. O cartão não é individual, ou seja, ele pode ser usado por várias pessoas.

Ele pode ser comprado e recarregado nos kioskos ou nas próprias estações de metrô. Para usar o cartão, basta encostar no leitor, no momento que for passar pela catracSite.

Já o transporte por aplicativo o Cabify é de longe a melhor opção. Táxis não são muito confiáveis porque infelizmente alguns cobram valores abusivos de turistas. Já o Uber existe, mas não é legalizado, diferente do Cabify que é legal na cidade.

> Chip internacional: eu já não consigo ficar desconectada para viajar para chamar transporte, verificar mapas e horários de atrações, etc. Vale providenciar internet seja em alguma opção com sua operadora ou com chip internacional. Eu sou parceira da Brasil Roaming e super indico por ter usado algumas vezes. Tenho cupom de 10% de desconto, só digitar @turismoemfamilia antes do pagamento no campo indicado!

Buenos Aires com crianças – Melhores atrações

Com as dicas gerais já dadas, bora para o que mais interessa? Confere esse mar de atrações:

mãe e filho brincando em parquinho público em cordas de metal
A gente até brinca junto com a criançada!

1. Parquinhos públicos: Talvez você nem imagine, mas existe uma variedade enorme de parquinhos públicos bem estruturados, novinhos e criativos na cidade. Um mais legal que o outro e com temáticas diferentes.

E como Buenos Aires tem várias áreas verdes e arborizadas com muitas praças, um programinha delicioso para curtir em família é escolher uma praça, fazer um piquenique e curtir alguns alfajores, um suco ou refrigerante de Pomelo (típico e delicioso, é cítrico) e algumas empanadas entre uma e outra brincadeira em um banco de praça ou mesmo no gramado.

Alguns deles estão nos seguintes locais: Plaza Mafalda (e com opções inclusivas), Plaza Inmigrantes de Armenia, Plaza Mujica Lainez, Plaza Alemania, Praça Raquel Forner, Playground do Centro Cultural de La Ciencia e Plaza San Martin. Saiba mais sobre cada um deles no excelente post do blog destinos de Alice com 14 playgrounds infantis de parques de Buenos Aires.

Crianças brincando em sala do museu Prohibido No Tocar
Uma das salas do Museu. Crédito: Trip Advisor

2. Museo Prohibido no Tocar + Centro Cultural Recoleta: Quem nunca foi em um museu e viu o famoso sinal de proibido tocar nas obras? Pois aqui é justamente ao contrário: é um espaço para estimular a criatividade e o aprendizado ao ser permitido tocar, e muito, no que é exposto.

O museu é interativo com a pegada de ciências, com dois andares com ambientes que ensinam de forma prática sobre música, matemática, química, física e muito mais, com vários fenômenos mostrados no local.

O museu está junto do Centro Cultural Recoleta, bairro que também leva o nome do famoso cemitério das proximidades, e que possui também atividades como teatro, dança e artes em geral para serem realizadas ou apreciadas, e ainda conta com um terraço para fazer um lanche e curtir mais a cidade.

pai com bebê em mural com formato de cidade
Uma cidade para descobrir! Levamos o Mateus bebê e está na hora de ele voltar!

3. Museo de los Niños + Neverland: Ambos estão dentro do Shopping Abasto – que possui boas lojas para dar uma olhada também – e o Museo definitivamente é uma das principais opções de passeio em Buenos Aires com crianças.

A proposta dele é justamente apresentar profissões e trabalhos da vida real, mas em ambientes feitos para crianças. Isso inclui representações de consultórios, bancos, mercados e muitos outros para as crianças “treinarem para a vida adulta” mas com muita diversão. Quando fomos tinha até como operar uma grua portuária.

Ainda há espaços de brincar para bebês, mas claro que o que mais chama atenção são os espaços de profissões.

A Neverland é um bônus por estar no mesmo shopping e é um espaço de jogos e diversão mais tradicional de shoppings, mas bem grande e variada. Tem até mesmo uma roda gigante e tendo tempo e vontade, dá pra fazer ambos.

Fachada da Usina del Arte
O bonito edifício da Usina del Arte. Crédito: Trip Advisor

4. Usina del Arte: Mais um espaço cultural bacana, antiga sede de uma empresa de eletricidade da Argentina. Reune exposições e inclusive um auditório para apresentações de música e Orquestra.

Tem uma programação bem variada e vale dar uma olhadinha se na sua viagem tem alguma atividade legal, como Noite no Museu e outras!

criança sentada em gangorra de parque com tema ciência
Nosso guri no parquinho do Centro de La Ciência: Ele também é temático e gangorra era um átomo.

5. Centro Cultural de la Ciencia: Já deu pra perceber que Buenos Aires respira programas científicos divertidos para os pequenos aprenderem de forma lúdica e gostosa, e tem mais um na lista!

Este Centro está em Palermo em uma região bem gostosa, e bem em frente a ele tem dois parquinhos bacanas, grandes e bem legais de brincar, além de um Outlet ao lado e ótimo pra dar uma passeada depois – nós fizemos exatamente isso.

O Centro tem andares com mais experiêcias através de equipamentos e simuladores para a família toda aproveitar, e é gratuito!

Ecoparque em vista panorâmica de área verde e lago
O Ecoparque ficou lindo e promove educação ambiental. Crédito: Buenos Aires muitas paixões

6. Ecoparque Palermo: O antigo Zoo de Buenos Aires ficou muito melhor depois que se transformou em Ecoparque: um espaço mais voltado para a educação ambiental e bem mais agradável.

É gratuito, tem áreas de lazer gostosas (e parquinho também) e com o remanejamento dos animais após a sua reforma, os que ficaram agora não estão mais enjaulados, mas livres por todo o local.

Fachada do Planetario
Um pouco do Universo no Planetário de Buenos Aires. Crédito: Trip Advisor

7. Planetário Galileo Galilei: Um pouquinho do espaço pode ser sentido no Planetário que pra mim não é apenas uma opção em Buenos Aires com crianças, mas para todo mundo – eu amo!

O legal é que existe incluive Sessões Kids neste espaço que tem 5 andares, e o principal espaço claro é a Sala de Projeções, onde é possível ver mais de 8.900 astros entre estrelas, planetas e satélites.

Flores do Rosedal de Palermo
Lindo e delicioso para o passeio em família. Crédito: Buenos Aires muitas paixões

8. Rosendal e pedalinho: O Rosendal é aquele programa que geralmente agrada muito os adultos por ter um espaço verde, florido e gostoso para passear, mas ao mesmo tempo as crianças também ama o espaço ao ar livre para correr e brincar.

É um grande parque com destaque para o belíssimo jardim de rosas, mas que também tem lago com pedalinhos, e parquinho para os pequenos. Também vale para aquele piquenique que comentei nos parquinhos públicos.

Salão com grande lustre do Centro Cultural Kirchner
Um espaço lindo e cheio de descobertas. Crédito: Tripadvisor

9. Centro Cultural Kirschner: Este Lugar está mas bem pertinho de Puerto Madero e tem um espaço gratuito e muito bacana para muitas descobertas. O prédio é lindo e imponente, e ainda é possível ter uma imersão na cultura argentina.

E para a criançada, existe uma programação especial com várias atividades para divertir a turminha. É super gostoso!

mulher olhando para atrás com ônibus turístico passando ao fundo
Quase peguei o ônibus turístico, sempre uma legal para turistar pelo mundo!

10. Ônibus turístico (City Tour): Para quem tem pouco tempo que fazer aquele geral pela cidade, um ônibus estilo hop on hop off onde você pode descer e reembarcar no mesmo dia novamente é sempre uma super opção. E as crianças também amam, afinal, dá pra ir na parte de cima por ser dois andares.

O ônibus turístico é operado pela empresa Grey Line e percorre os principais pontos turísticos, incuindo o Caminito de La Boca, a escultura de metal Floralis Genérica e mais pontos icônicos. Seu ponto de saída é na Rua Florida, próximo ao Shopping Galerías Pacífico.

Há inclusive uma rota alternativa dele que vai um pouco mais longe até o estádio do River Plate, e neste caso vale verificar dias e horários disponíveis.

Corredor dom itens históricos do Museu da Paixão Boquense
Corredor dom itens históricos do Museu da Paixão Boquense. Crédito: Buenos Aires muitas paixões

11. Museo de La Pasión Boquense: Não dava pra deixar o futebol de lado com nossos eternos rivais do esporte. E como tem muitas crianças que também são apaixonadas pela bola no pé, o Museu é uma oportunidade de conhecer a história de um dos principais times argentinos – o Boca Juniors – assim como o estádio, a famosa La Bombonera.

Ainda que também seja possível visitar o estádio do River Plate, o time que me perdoe, mas sempre indico a visita neste do Boca por estar bem ao lado do Caminito, e fica fácil de fazer a visita nos dois locais.

A visita é bem bacana em todo o estádio e bastidores, assim como o museu, que acaba contando um pouco da história da região e seus imigrantes – são mais de 100 anos mostrados ali.

menino sentado em frente a barco
Nosso caçula na Fragata!

12. Fragata Sarmiento em Puerto Madero: As docas de Puerto Madero dão um charme para a gostosa região de restaurantes, e ainda tem no seu centro a Fragata Sarmiento.

Este antigo barco pode ser visitado e você pode ver muitos detalhes por dentro. Em especial para os pequenos que curtem barcos e tudo o que está no mar, vai ser sucesso e o valor é bem em conta para entrar.

bebê engatinhando no chão do teatro
Há mais tempo atrás, o nosso filho mais velho engatinhou no teatro!

13. Colón para Chicos: O Teatro Colón na minha opinião é imperdível simplesmente por ser ele: um teatro maravilhoso e de arquitetura belíssima que acho inclusive mais bonito que muitos europeus.

Então, de algum jeito vale muito visitar, e é possível tanto a partir da visita guiada quanto ao ver um espetáculo.

Porém, há sessões com programação especial para as crianças no estilo matinê que podem casar com os horários de seu roteiro, geralmente nos finais de semana. Dê uma olhadinha porque vocês podem conhecer esse lugar lindo e ainda aproveitar um espetáculo para sua turminha.

panorama da El Ateneo Grand Splendid | Buenos Aires muitas paixões
Panorama da linda El Ateneo Grand Splendid. Crédito: Buenos Aires muitas paixões

14. Librería El Ateneo Grand Splendid: Uma das livrarias mais lindas do mundo só pode ser esta. Fiquei encantada quando fui e não queria mais sair de lá.

Criada a partir de um antigo teatro, ela também possui um café – onde era o palco – e claro, uma sessão infantil recheada de livros para as crianças. E quem sabe dá até para comprar alguns para treinar o espanhol em casa.

A El Ateneo é uma rede, e esta fica na Av. Santa Fé – cuidado para não errar o endereço, porque somente esta tem toda a beleza histórica!

3 Estátuas de personagens de quadrinhos argentinos do Paseo de La Historieta
Os fofos personagens do Passeio De la Historieta. Crédito: Buenos Aires muitas paixões

15. Paseo de La Historieta: Aposto que você já viu alguém com uma foto da famosa e simpática estátua da Mafalda em Buenos Aires. Ela está bem nesta região de San Telmo, mas não sozinha: tem vários outros personagens de quadrinhos argentinos.

Esse roteirinho de estátuas e personagens é o simpático Paseo de La Historieta, e tem muitos outros para descobrir nesta homenagem bacana deste universo, como o Gaturro e Matías.

Buenos Aires com Crianças – Arredores

Não basta ter tudo isso, mas nos arredores ainda tem atrações bem bacanas que vou descrever rapidamente, caso tenha um tempo extra para fazer alguns bate voltas:

16. Bioparque Temaiken: um dos mais famosos passeios dos arredores, é um imenso Zoo com espécies diversas, mas também em grandes ambientes que promove educação ambiental. É um passeio para o dia todo que muitas famílias amam.

17. Tecnópolis: Gratuita e muito inovadora, esta é uma mostra em uma imensa estrutura que apresenta tecnologia, arte e cultura. Talvez você nem consiga ver tudo em um único dia, mas algumas atrações são um parque de labirintos, exposição de paleontologia com réplicas reais desde a Era do Gelo, um mega aquário, e experiências futuristas.

18. Passeio Tigre + Parque de La Costa + Parque Aquático AquaFan (32km): A região de Tigre tem seu próprio e diferente passeio onde existe uma região com a vida entre o rio, e como funciona tudo entre um e outro lado.

E nestes arredores ainda tem o super parque de diversões de La Costa, naquele estilo mais clássico e divertido com montanhas russas, chapéu mexicano e muitas atrações radicais ou tradicionais – com o parque aquático pertinho se for verão.

Não é tão grande se comparado a outros como o Beto Carrero, mas pode ser uma dobradinha legal para fazer a região do Tigre.

19.  Museu de Ciências Naturais: Tem fãs de dinossauros em casa? Este museu tem réplicas de fósseis e muitos animais no maior estilo paleontólogo e quem sabe seja uma boa opção para sua família!

Buenos Aires com crianças – E o Tango?

Será que dá pra ver show de tango em Buenos Aires com crianças? É claro que dá! Porém, eu optei por não colocar com uma atração específica no post primeiro porque não é algo pensado para os pequenos, e segundo porque vai depender do estilo da família querer ou não assistir.

Acho o tango mais particular porque a maioria dos shows acontece junto com jantares, que iniciam bem tarde, por volta das 22h, e muitos pais nem cogitam colocar as crianças na cama depois disso.

Fora esse ponto, é um espetáculo de música e dança lindo, mas que nem toda criança curte – nem alguns adultos. Por isso, eu acho opcional e no caso de ir, vale se programar bem com os horários. Mas claro que é uma experiência bacana, eu fui em minha lua de mel com o maridão, mas levaria as crianças em outra oportunidade sim!

Acho que tem bastante informação de Buenos Aires com crianças para você montar seu roteiro! E se gostou das dicas, não esquece de usar as indicações que coloquei no início do post para o blog seguir com muitas dicas legais! Partiu BA!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

4 Comments

Leave a Reply

4 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *