Esse é um texto diferente, significativo e especial como nunca fiz antes. Convido a leitura porque tem amor e o objetivo de celebrar a verdadeira Páscoa Cristã.
Pensei em como poderia trazer na lembrança lugares que me ajudassem a mais de toda a Semana Santa, e fáceis de serem visitados.
É claro que claro que seria incrível fazer um roteiro por exemplo em Israel e conhecer os lugares onde o próprio Jesus Cristo passou, ensinou e viveu… mas não fazemos isso todos os anos, e a ideia é ser mais prática, direta e simples: é sempre ter opções que nos ajudem a lembrar do verdadeiro propósito, e aprender um pouquinho mais a cada Páscoa Cristã.
Depois de fazer algumas orações, pesquisas e reflexões, sugiro aqui alguns locais que nos ajudam a se conectar com a verdadeira Páscoa Cristã. São lugares que existem na maioria das cidades, ou próximos delas. É possível fazer um bate volta ou mesmo planejar uma pequena viagem, mesmo uma refeição diferente. Dá para ser feito de várias maneiras, inclusive de forma simples.
Espero que vocês gostem e compartilhem com suas famílias. Aqui vão minhas sugestões – não estão em ordem específica dos acontecimentos bíblicos:
1. Locais com pequenos rios e córregos: Lembrando a cerimônia do Lava pés feito com os apóstolos, é uma oportunidade de lavar nossos pés e entender o significado de amor e serviço envolvido.
Um piquenique com pão e suco de uva para relembrar a instituição do sacramento é boa pedida junto.
2. Oliveiras: O cultivo de olivas e o processo de fabricação do azeite tem muitas correlações com o sacrifício de Cristo, e não foi por acaso que o jardim do Getsêmani onde aconteceu a Expiação significa “prensa de azeite”.
Visite restaurantes e lojas especializadas em azeites ou locais de plantio. Vi que tem alguns em São Paulo, no Sul e o mais famoso com esta temática com certeza é o Parque Olivas de Gramado.
Leia também o meu review do Hotel Alpestre – uma ótima estadia em Gramado
3. Igrejas Católicas: mesmo não sendo católica (e me corrijam se não escrevi da forma mais correta) gosto muito das artes que as igrejas possuem com as 14 representações nas laterais internas das igrejas que mostram os acontecimentos até a ressurreição de Cristo.
É uma forma de mostrar os eventos cruciais pela arte sacra, e convenhamos que Igrejas Católicas existem em todos os lugares! Que tal conhecer algumas delas, talvez em cidades próximas diferentes? É sempre uma boa experiência.
4. Locais de colhe e pague ou simplesmente com pomares: No início da Semana Santa, de forma resumida, há um episódio o Salvador amaldiçoa uma figueira por não produzir bons frutos.
É uma reflexão saber como os frutos são ou não produzidos, e como nós podemos produzir estes bons frutos e sermos diferentes.
Claro que seria bacana ver uma própria figueira, mas acho que é bem possível contextualizar com limoeiros e tantas outras frutíferas. Um dos mais comuns para passeios são colhe e pague de morangos… o que seria do local se os morangos não crescecem? E como nós somos sem dar frutos?
Sei que tem muitos, mas aqui perto de onde moro em Curitiba, tem 3 lugares que gostou no Caminho do Vinho: o La Choupana, a Quinta do Sabor e a Só Morangos. São boas opções, só precisa ver que alguns trabalham com épocas específicas.
5. Um lugar – ou seu lugar – de paz: Saber que Cristo é VIVO me alenta e traz paz, e por isso um lugar que nos traz conforto, luz e alegria é um bom lugar para celebrar, e compartilhar seus sentimentos em família. Pode ser um local de natureza – eu sou louca por cachoeiras por exemplo – uma casinha no campo, um mirante… enfim, seu refúgio. E não deixe de agradecer por isso!
Me inspirei depois de ler o artigo “Tornar a Páscoa uma época para se lembrar do Salvador” da Revista A Liahona de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com muitas referências bíblicas em detalhes e outras ideias.
Vamos agora celebrar a Páscoa Cristã com muito mais propósito? Podemos sim brincar, caçar ovos e curtir a diversão, mas sem esquecer o que realmente mais importa!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram ou no Pinterest , não perca novos posts do blog e acompanhe pelo Telegram do Turismo em Família, e use os nossos parceiros!
Assim você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.