in ,

Alimentação de Crianças na Viagem: Dicas muito úteis!

Menino olhando vitrine de pães

Um dos assuntos mais discutidos em famílias que vão viajar é justamente a alimentação de crianças da viagem. Afinal, será que no destino vão ter boas opções, e tudo o que seus pequenos precisam? E no trajeto, o que pode e não pode fazer?

Este assunto rendeu uma Live no nosso Instagram com uma convidada especial, a Carol, do Pezinho na Estrada, onde podemos discutir nossos macetes e dicas de alimentação de crianças na viagem. Como tinha muita coisa interessante para tratar, e muitas perguntas vieram de dúvidas das seguidoras de ambos os canais, aqui vão as dicas prontas e compiladas em tópicos deste bate papo:

Sobre comida no avião: O que pode levar no vôo? Frutas e papinha caseira são liberadas? Melhor levar comidinhas em bolsa térmica?

> Alimentação de crianças na viagem de avião é um dos pontos de maiores dúvidas, afinal, especialmente na hora de passar no raio-x é que tudo começa ser questionado.

Via de regra, você não pode levar nenhum líquido (de nenhum tipo), nem alimentos frescos como frutas ou legumes. Os alimentos precisam ser industrializados, e até mesmo recomendo levar fechado, vai que alguém implica de ele estar aberto – não deve acontecer, mas vai que…

Porém, tenha tranquilidade quando o caso for bebês até 2 anos. Nesse caso, existe uma boa flexibilidade, apenas precisa ser compatível com o tempo de vôo.

 

Vale a pena ler também: Chip Internacional – Vale a pena comprar no Brasil ou no destino?

 

Então, é liberado levar líquidos como água, suco e leite e até mesmo já vi relato de permitirem frutas – mas eu pessoalmente fico ressabiada neste último ponto e prefiro levar outras comidinhas, como banana ou outra fruta seca (que tem processo industrial e aliás, ótima pedida para não fazer sujeira) e biscoito de água e sal. Você também pode levar papinhas.

Não há necessidade de térmica em vôos, há como esquentar mamadeiras e papinhas em banho maria, e afinal de contas, eles podem precisar esquentar um refeição de alguém, seja qual for o motivo.

E minha dica é: sempre tenha alguma comidinha na bolsa, não importa a idade. Pode ser que demorem um pouco para servir uma refeição ou lanche, pode ser que a opção servida não seja do gosto da criança, enfim… ter alimentos coringas em sua mala de mão já me salvou algumas vezes, e as crianças puderam ao menos beliscar algo!

 

Em uma viagem mais longa, como fazer? Melhor alugar um apto ou se hospedar em um hotel com cozinha e preparar as refeições, ou tem como comer fora tranquilamente?

menino com pizzas
Vai uma pizza? Essa era bem tradicional na Itália, e nossos meninos sempre comeram de tudo, foi fácil!

Em geral, isso vai variar de como funciona o dia a dia das refeições dos pequenos. Uma coisa já garanto, a alimentação de crianças na viagem fica muito mais fácil quando ela come uma boa variedade desde casa. Assim, não importará muito o lugar onde vocês vão comer, porque alguma opção disponível pode ser escolhida.

E se você acostumar a criança a provar coisas novas sempre, isso também vai facilitar na hora de sair e procurar algo pra comer.

E claro, o próprio destino influencia bastante. Se você vai para a Itália, tradicional por massas, é algo bem similar ao que faz parte da rotina do brasileiro em muitos cardápios de almoço também. Porém, uma viagem à Índia ou Tailândia tem condimentos muito mais diferentes. Por isso, lá vale pesquisar bem mais as opções de restaurantes e comidas para você se preparar.

Com estes pontos considerados, veja então o quão seguros estão os responsáveis em relação a comida. Se acharem melhor cozinhar em casa e garantir uma refeição tranquila, procure um apto ou casa para alugar ou no mínimo uma hospedagem com uma mini cozinha, e de preferência próxima a um mercado, pra ficar fácil de comprar os ingredientes. Caso não seja tão complicado, você fica mais livre para buscar outras estadias, como um hotel regular que oferece apenas o quarto.

Por fim, especialmente tratando de bebês, há serviços especializados de transporte ou atendimento nos maiores destinos de refeições para os pequenos. Orlando por exemplo tem serviços de papinhas naturais prontas e entregues em sua casa ou hotel.

Já nas principais capitais e grandes cidades, há empresas que fazem papinhas e enviam em bolsas com gelo seco, para preservar o alimento nos trajetos, isso dura pelo menos 24h e dá super certo na bagagem despachada – lembrando que não é possível levar em grande quantidade na mala de mão, apenas o suficiente ao vôo.

 

Enquanto estão fora, é preciso seguir a rotina ou relaxam na Alimentação de Crianças na Viagem?

Isso é muito pessoal, mas eu pessoalmente relaxo. Claro que não libero tudo com meus filhos, até para ninguém passar mal, porque afinal de contas, sempre faço Seguro Viagem, mas meu plano nunca é usá-lo!

 

Faça Seguro Viagem com a opção que mais gostar, e com 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

 

Estamos de folga, certo? Então libero um algum doce fora de hora, comemos em horários diferentes, não seguimos a rotina a risca, afinal, viajar é justamente fugir da rotina! Apenas cuido com os horários “de fome” ou seja, para que ninguém comece a chorar copiosamente porque está de barriga vazia. Nesse caso, aquele lanchinho que comentei de ter na bolsa do avião tá valendo para a bolsa dos passeios também!

E pode ser que a criança estranhe algumas coisas, coma menos, e nesse caso, relaxe! Se você estão viajando, seu filho ou filha são saudáveis pra sair, certo? Alguns dias comendo mesmo que apenas frutas ou um cardápio menos variado não vão prejudicar a saúde da criança para sempre. Quando você voltar, as coisas também voltam ao normal.

Como selecionar restaurantes para a alimentação de crianças na viagem ao exterior?

Com os mesmos critérios que seleciono para nós adultos, mas buscando informações relevantes para nosso público, ou seja, nossas crianças.

Gosto muito de usar o Trip Advisor para isso, pois as opiniões dos viajantes costumam incluir quais opções existem no cardápio do restaurante, se inclusive tem ou não um espaço kids, e como foi a experiência do viajante.

Se precisar de mais dicas de alimentação de crianças em viagens, confira também o post Guia de Alimentação para crianças em viagens e passeios da Carol, que participou da live comigo, além de um post bem completo que colaborei com Dicas de Alimentação no blog Mãe no Mundo.

Mas resumo para você: alimentação de crianças na viagem não é um problema. Você vai encontrar sim boas opções para as crianças, vai sem medo, relaxe e aproveite!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *