in ,

8 Viagens de Carro para fazer em Família pelo Brasil.

BR 116 entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Tenho cada vez mais gostado de viajar de carro: paramos onde queremos, passamos por cidades diversas que não seriam possíveis ir sem veículo próprio, e aproveitamos bastante mesmo! Dá pra ser apenas 2-3 dias, ou para ser 20, mas cada um escolhe, considerando as opções e cidades na região, o que mais interessa e deseja fazer no período.
Me contem: vocês já fizeram algum destes ou alguma outra road trip no Brasil? Nosso país possui muitas rotas bacanas para serem exploradas. Eu já tinha dado algumas sugestões das que menciono no meu e-book Rotas do Sul que você não vai se arrepender se adquirir o seu, mas aqui deixo um post com alguns outros roteiros em todo o Brasil.
Praia do Silveira, uma das incríveis praias de Garopaba/SC

Seja com veículo próprio ou alugado (e se precisar de um não esquece que você pode encontrar seu carro no link neste aqui do blog), é só você escolher o seu roteiro, abastecer o tanque e cair na estrada! E se estiver com receio de ir por causa de como as crianças ficam, vai aos poucos, começa com lugares mais próximos, e garanto que eles se acostumam! Leve bastante lanchinhos e dá uma olhadinha em nossas ideias de brincadeiras para vocês fazerem no trajeto que aí não vai ter erro!

Só não esqueça de pesquisar um pouco a condição dos trajetos e de fazer a manutenção do seu veículo: não dá pra sair sem tudo estar em ordem!

1. Litoral de SC: comece com muita diversão Penha, casa do Beto Carrero World, mas que também possui praias e belezas naturais; e continue descendo para conhecer o restante do litoral catarinense. Você passa pelo agito em Balneário Camboriú, e siga as para as belezas de Itapema, Bombinhas e Gov. Celso Ramos.
Você então chegará Floripa, e depois de aproveitar uns dias na capital do estado, siga para ver toda natureza e se gostar, praticar surfe na  Guarda do Embaú, Garopaba, Imbituba (e sua linda praia do Rosa) até o Farol de Sta Marta em Laguna (que também conta com a toda história de Anita Garibaldi).
Se tiver mais alguns dias, dá ainda para estender para a Serra do Rio do Rastro ou mesmo até os lindos penhascos no parque da Guarita em Torres/RS.
Se você não vir direto de carro à região, você pode vir através do aeroporto de Navegantes/SC, que está bem do lado de Penha.
A arte contemporânea em toda parte e integrada aos jardins em Inhotim

2. Minas Gerais – antigo e moderno: Chegue pela capital Belo Horizonte, e depois de explorar a Pampulha, Museus e sua Gastronomia, continue no lado moderno ao visitar o incrível espaço de arte contemporânea de Inhotim. Mude de ares ao continuar na estrada para as cidades históricas de MG, chegando em  Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Tiradentes e todo charme e conhecimento. Apenas se prepare para as ladeiras: há muito “sobe e desce” nestes locais.

 

 

Pesquise e reserve agora as Melhores Opções de Estadia em Minas Gerais

3. São Paulo Divertida: um roteiro de diversão e super kids friendly está bem do lado da maior cidade brasileira. Comece com o que há de bacana na capital, como o Zoo Safári, Parque da Mônica, Kidzania, Aquário, o Catavento Cultural e o que mais de programação infantil encontrar.
Continue na rota da diversão para Vinhedo para aproveitar o Hopi Hari, Wet n’Wild e ainda fazer umas comprinhas no Outlet Premium, até chegar em Campinas, onde você encontra o novo parque T-Rex e a Escola de Cadetes do Exército! Você ainda dá para subir encontrar o charme de Holambra e seus lindos campos floridas, e na volta curtir um resort em Atibaia. Também vale a pena considerar descer e conhecer Itu, Salto e arredores, um roteiro com natureza, fazenda e diversão que nós nos surpreendemos! E tudo é feito em distâncias curtas, ou seja, mais perto do que você imagina!
Conheça todas as opções das cidades de São Paulo e encontre sua melhor hospedagem agora
A mais famosa Escadaria do Rio é linda mesmo!

4. Rio de Janeiro – Serra e Litoral: Comece pela capital e seus atrativos clássicos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Boulevard Olímpico (para as crianças vale conhecer o Museu do Amanhã e o Aqua Rio) todos os museus e praias que puder! Faça ao menos um bate volta em Niterói se conseguir, e depois siga para a Serra, conhecendo um pouco de história e natureza em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Continue “a volta” para voltar ao litoral, porém ao norte. Você pode passar por praias lindas e fazer passeios em Macaé, Rio das Ostras, e incrível Região dos Lagos com Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo (o caribe brasileiro) até retornar à capital.

 

Vai se hospedar na Região dos Lagos? Encontre aqui onde ficar.

5.Litoral de São Paulo à Paraty/RJ: Inicie por Santos (dá até pra aproveitar um cruzeiro antes hein), e conheça a região, incluindo Guarujá, e vá subindo para conhecer as melhores praias do estado. No caminho você tem Bertioga, São Sebastião (e eu gostei muito de conhecer a Praia de Maresias) e Ilhabela, que é incrível não só em praias, mas cachoeiras e natureza, com oportunidade inclusive de fazer mergulho para ver vários navios naufragados: há vários ao redor de toda a Ilha.
Vovó nos acompanhou no Valeu Europeu e posou muito bem em uma das casinhas da Rota Enxaimel de Pomerode/SC

Volte para a estrada para passar ainda por Caraguatatuba, e grande bela Ubatuba, e por fim, chegar à histórica e simpática Paraty/RJ com seu centrinho gostoso, mas também partida para muitas ilhas e passeios no mar. E se quiser estender ainda um pouquinho mais além do litoral, Cunha tem se tornado cada vez mais conhecida, especialmente por seu belo Lavandário, Trilhas e Cachoeiras: é o município bem ao lado de Ubatuba e dá para incluir dentro do roteiro.

 

Veja aqui muitas opções bacanas de hospedagem no Litoral Norte de São Paulo

6. Vale Europeu Catarinense: fizemos um roteiro muito bom na região, tendo o charme de Pomerode no centro do roteiro (que conta com boas atrações infantis também, como o Zoo Pomerode e a Vila Encantada que é parceira de desconto no blog, mas a influência alemã, compras e natureza estão em toda parte.
Você pode começar antes mesmo da Rota Oficial vendo um pouquinho de Joinville, e depois Jaraguá do Sul. Aí você pode conhecer tanto a arquitetura, lojas de fábrica e os atrativos de natureza em Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros,Pomerode, Ascurra, e Blumenau, famosa pela Oktoberfest, mas a Vila Germânica, onde acontece a festa, é aberta o ano todo.

7. De Curitiba aos Campos Gerais do Paraná: A capital do Paraná oferece muito mais ao seu redor, e depois de passar pelo menos uns 2 dias nela, você consegue ver bastante natureza e cultura de outros povos que se instalaram na região. Vá sentido interior e faça uma breve parada no Recanto dos Papagaios (é um espaço público que rende vários ensaios de casais) e siga para a Colônia Witmarsum, de origem alemã e com deliciosos pratos típicos, além de algumas opções boas de café colonial.

Volte à estrada para perto dali conhecer o Parque Estadual de Vila Velha nas áreas de Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada, já no município de Ponta Grossa. Depois dele, você também pode escolher, nos arredores da cidade, ir para a Cachoeira do Buraco do Padre (sim, fica dentro de uma furna, é bem diferente), a Cachoeira da Mariquinha ou ao Cânion São Jorge. Tem mais cachoeiras e atrativos de natureza maravilhosos na região, aqui indico 4 delas só na cidade de Ponta Grossa.
Por fim, siga até Carambeí e Castro, pequenas e simpáticas cidades de Colonização Holandesa, sendo que Carambeí possui um parque histórico que conta muito da imigração do povo ao Brasil, além de ali e nas proximidades terem confeitarias imperdíveis. Por fim, você ainda pode conhecer Cânion do Guartelá, um dos maiores do Brasil,
8. Serra Gaúcha: Um dos roteiros de carro mais conhecidos possíveis é se deliciar nas cidades de Serra do Rio Grande do Sul. Você pode sair a partir de Porto Alegre, caso vá de avião, e chegar nas primeiras e mais famosas cidades da região em menos de 2 horas dirigindo.
Ali você explora o charme e a gastronomia de Gramado e Canela, além de seus lindos mirantes e atrativos naturais, como o parque do caracol, além de ter atrativos super familiares , como o Parque Temático Florybal, Mini Mundo e a Snowland (veja aqui uma lista mais detalhada). Só na Avenida das Hortênsias – o caminho de 8km que conecta estas duas principais cidades da Serra Gaúcha – são pelo menos 22 atrativos!
Ainda vale conhecer também Nova Petrópolis, que também é imperdível com seu labirinto verde, Parque do Imigrante e tem a loja de fábrica da Dakota que é ótima no caminho, a menos de 40km de Gramado. A partir de Gramado e Nova Petrópolis, outras recomendações são Bento Gonçalves e Garibaldi, famosas pelas vinícolas e passeios de trem em locais da cultura italiana.
Quer mais? A Serra Gaúcha tem. Um dos atrativos incríveis é o Parque de Aparados da Serra, morada do Cânion Itaimbezinho. Não exagero quando digo que foi um dos lugares mais lindos que fui na vida, entre penhascos com cachoeiras, eu fiquei encantada. Fica em Cambará do Sul, onde você pode explorar o lado B da Serra e também visitar São José dos Ausentes.
Já sabem qual roteiro vão fazer? Ou já fez algum? Quando decidir, não se esquece de reservar suas hospedagens no Booking.com a partir do blog, que não muda nada pra você, mas faz toda diferença pra blogueira aqui!
Bom passeio!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *