in , ,

Foz do Iguaçu com Crianças: As 9 melhores atrações!

mãe e filho pequeno em frente a grande queda d'água

Ir à Foz do Iguaçu com Crianças é uma das melhores ideias que você pode ter para sua família. É um destino muito kids friendly porque tem muita atração bacana, de verdade. É um destino para qualquer idade aliás, mas definitivamente é excelente para os pequenos.

E apesar de o lado brasileiro da tríplice fronteira ter muitos resorts, que são a escolha de muitos pais, o foco deste post são os atrativos. Inclusive eu recomendo não apenas se hospedar em um resort, mas em um hotel confortável, mas de bom custo benefício – como o Hotel Del Rey no centro – para aproveitar as atrações, e você pode depois mudar de hotel e ficar em um resort para curtir a estadia mais especificamente. Fizemos assim e funcionou muito bem, sendo o Grand Carimã Resort nossa escolha: gostamos de ambos!

Aqui estão então meus atrativos favoritos para a viagem de Foz do Iguaçu com Crianças:

 

Para mais dicas completas da cidade, leia também: Roteiro em Foz do Iguaçu de 4 dias ou mais!

 

1. Parque das Aves: Eu AMO a proposta do parque, que recebe animais do tráfico, ou de quaisquer maus tratos – e que procura dar mais qualidade de vida aos animais a partir de grandes viveiros, e onde podemos ter os animais perto de nós. Existe um ótimo trabalho de conscientização que só ele também já vale o passeio.

As aves são mansas, e nós que temos que cuidar. O fato é que podemos estar pertinho de tucanos, araras, periquitos, e muitas aves coloridas. Ali também há um borboletário e alguns répteis: o meu filho mais novo ama jacaré e ficou de olho.

Destaco a experiência que, apesar de poder dar um medinho nas crianças, eles vão se acostumando e tomando coragem de participar da alimentação dos periquitos, no viveiro Cecropia. Te garanto que é a parte mais legais. Tem  um custo adicional por pessoa não incluso no ingresso – mas você recebe uma colher de pau grande com comidinhas favoritas, e eles vem em você… é muito bacana e divertido. O meu filho mais velho depois tomou coragem e ficou pertinho.

Mãe e filho em vivero com periquitos
Alimentação dos periquitos: super experiência no Parque das Aves.

O parque das aves possui um bom restaurante, e vocês podem sim almoçar e fazer um lanche por lá se quiserem!

2. Cataratas do Iguaçu: Eu sou a pessoa que não admite que alguém vá até lá pra não ver o lugar mais lindo do mundo – pelo menos pra mim! As cataratas são impressionantes para qualquer pessoa, e não será diferente com os pequenos. Tem sim que incluir no roteiro de Foz do Iguaçu com crianças, porém, é legal considerar alguns pontos de atenção ao circular no parque.

Primeiro, os quatis são fofos e valem ser vistos, mas você precisa esconder a comida, pra valer. Se você ver algum por perto, e eles aparecem sim, não deixe nenhum docinho, salgadinho ou o que for. Infelizmente no passado o hábito de turistas alimentarem os quatis fez mal pro ciclo da vida, e isso ainda não achou seu equilíbrio até o momento. Mas sem comida, sem problemas: é só deixar na bolsa ou na mochila.

Outro ponto é que a trilha das Cataratas não é longa e super panorâmica. Porém, não tem boa acessibilidade do lado brasileiro (no argentino sim, total para carrinhos de bebê, cadeirantes, etc.) então existem alguma escadarias. Nada que quem já tenha pegado uns metrôs na vida não dê conta, mas com bebês por exemplo, é melhor levar sling ou canguru.

A maior parte da trilha não molha, mas a área da passarela pode sim ser bem molhada, somente se o volume de água estiver alto. Não molha quase nada se estiver com volumes mais baixos. Ainda assim, capas de chuva infantis – e adultas – podem ser bem vindas, ou você leva uma outra muda de roupa para trocar depois.

No parque há lanchonetes diversas e o restaurante Porto Canoas na beira do rio e muito agradável.

Mãe beijando menino com cataratas ao fundo
Apresentando as cataratas ao pequeno: amor por ambos!

Obs. Dá sim pra fazer o Macuco Safári – o barco que chega embaixo das quedas – com crianças, mas depende mesmo do nível aventura do turistinha. Eu tenho meninos um pouco mais medrosos, decidi não fazer por hora, mesmo sabendo que é super legal por já ter ido. Acho que vale mostrar em vídeo como e deixar a criança decidir.

3.Usina de Itaipu – Passeio Panorâmico: Visitar a gigante binacional é um passeio gostoso e que foi bem legal quando estivemos lá em família. Tem filme de introdução, paradas internas de ônibus, uma imensa vista do vertedouro (se tiver sorte você vê ele aberto) e no término dá até para fazer um passeio de barco.

Fizemos o modelo tradicional mesmo, com paradas de fotos, e a visita é bem interessante, e não é cansativa: foi super tranquila! Para os papais engenheiros ou bem interessados fica melhor ainda!

Existe o circuito especial, mais técnico e detalhado, mas este apenas para acima de 14 anos.

mãe e bebe em frente a barragem
Bebê em Itaipu: Teve sim!

4. Refúgio Biológico de Itaipu (Bela Vista): O entorno do lago de Itaipu é imenso e com um grande trabalho ambiental ali realizado. A proposta do refúgio é justamente uma caminhada imersiva e de conscientização na natureza, e com a chance de ver de perto animais cuidados e resgatados por Itaipu. Isso inclui quatis, harpias, jacarés e até mesmo felinos como onças.

O refúgio Bela Vista é um passeio menos conhecido, mas não menos recomendado. Todos se surpreendem e vale considerar em sua viagem para Foz do Iguaçu com Crianças. Ainda há uma parada no lago de Itaipu.

5. Ecomuseu: Atualmente em reforma (2023) Este é outro atrativo ligado a Itaipu, e mesmo sendo menos conhecido, é super bacana! O ecomuseu conta um pouco da história da região e da construção da Usina, e tem alguns espaços bem interativos, como a amarelinha virtual com projeções, a imensa maquete do entorno do lago que conseguimos caminhar por cima, e um espaço de projeções da terra e de planetas que é MUITO legal.

São salas e espaços para aprender e descobrir, além de um pequeno jardim e parquinho no término. A visita é bem gostosa e foi sucesso com os meninos aqui!

 

Dica de restaurante: as crianças vão amar a Jurassic Pizza: um rodízio temático com brinquedoteca com monitora e até um dino fantasiado que vem nas mesas, e tem dança!

 

6. Movie Cars: Um atrativo novo lançado em 2021, é um museu com carros inspirados nas telas e artes, ou seja, réplicas de veículos de grandes filmes, séries, músicas e mais. Há carros de coleção e com detalhes importantes, todos em cenários temáticos, e grandes clássicos, como speed racer, de volta para o futuro, flintstones e muito mais.

Alguns dos carros podem ser usados para fotos, e nós garantimos a nossa no simpático carro da família buscapé! Ali também tem uma lanchonete anos 50 que vale pro almoço!

mãe e filhos no carro da família buscapé
A nossa Família Buscapé

7. Blue Park: Este é um parque aquático termal que fica junto ao Mabu Resort. Porém, o acesso ao parque não é exclusivo aos hóspedes, e todos que desejarem pode comprar o ingresso a parte.

Não tem mistério: é parque aquático com tobogãs e piscinas para várias faixas etárias, incluindo para bebês e crianças. A vantagem: tudo de água quentinha e bem gostosa para qualquer época do ano. Programa para um dia todo de muita diversão.

8. Vale dos Dinossauros – Complexo Dreamland: Apesar de o complexo todo ter muitas atrações, como estamos falando de Foz do Iguaçu com Crianças, eu vou destacar o que realmente interessa para eles: o vale dos dinossauros.

O vale é um caminho percorrido com várias figuras de dinos, muitas enormes e com muitos metros de altura. Tem pequenos, médios e grandes, e com sons e movimentos. Nosso filho mais novo adorou.

Lá há alguns dinos exclusivos para fotógrafos do parque – mas são poucos – e a parte é possível também fazer tirolesa e arvorismo na atração dino adventure.

Eu acho que vale passar lá pensando nas crianças nesta atração. Porém, as demais não são específicas para eles: mesmo o museu de cera não tem tantos personagens que eu ache que justifique e recomende como atrativo bem pensado para eles. Fica aí ao seu critério da família toda querer conhecer.

criança e dinossauro
Muitos dinos no passeio que fazem sucesso!

9. Marco das 3 Fronteiras: Apesar de não ser um atrativo específico para crianças, ele se mostrou muito interativo e bacana pra todos. Lá no marco, além da vista e do complexo serem muito bonitos, há um imenso parquinho pra criançada nem querer sair de lá.

E eles adoraram o show das 3 fronteiras, realizado no fim do dia. As roupas coloridas e belíssimas danças tem muito alto astral e eles não desgrudaram os olhos das apresentações – começando com o ballet da lenda das cataratas até o final com danças típicas dos 3 países. Foi super gostoso e recomendo!

Criança entre totens
Não é que ele achou as 3 fronteiras?

E tem ou vai ter mais!

Ainda tem lugares que não são meus favoritos, mas são opções bacanas, como o Templo Budista e a Roda Gigante Yup Star ao lado do Marco das 3 fronteiras e da nova ponte que liga Brasil e Paraguai ; e lista vai aumentar, e pra melhor.

Vai ter como fazer Foz do Iguaçu com crianças futuramente com mais atrativos, incluindo um novo Aquário, e o aumento do complexo Dreamland, com museu do Futebol, boulevard ao ar livre e show de águas.

Ou seja, tem que ir agora nestas, porque futuramente vai ser uma nova viagem, e vai ser incrível. Que tal? Bora juntar a turma e começar a se planejar?

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

5 Comments

Leave a Reply

5 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *