in , ,

Viagem com crianças sem medo: Afinal, quantas vezes já te desencorajaram a não ir?

mae e filhos com vista do mar de veneza

“Dá pra ir com crianças para… ? Tem o que fazer com crianças em… ?” Essas são perguntas que já me fizeram com frequência, mesmo que eu fale tanto de viagem com crianças sem medo, e o quanto é rico ir pra qualquer lugar além de Disney e Beto Carrero, e que tudo é lindo e gostoso de ser aproveitado.

Uma seguidora querida do meu Instagram me questionou se era bom ir à Bonito/MS ou para o Chile em família, porque não sabia se tinha como aproveitar bem estes destinos com pequenos, ou se tinham atrações adequadas pra idade!

Na hora já super incentivei, falei de vários perfis de famílias que fizeram viagens lindas nestes destinos com filhos bem novinhos, e olha… eu ainda não conheci um destino até hoje que eu possa dizer “é, esse realmente não dá pra fazer absolutamente nada com seus filhos pequenos”.

Mas a regra é que, ao invés de a maioria das pessoas incentivarem uma viagem com crianças sem medo, pra todo lugar, é que acontece o contrário. O interessante é que a própria família, e amigos mais próximos, são os primeiros a colocarem empecilhos, mesmo sem nunca terem pisado no destino, ou terem pouquíssimo conhecimento próprio do local, mas que “ouviu dizer”… eu mesma já escutei algumas vezes que “isso não é viagem pra ir com os filhos pequenos, o que você vai fazer com eles lá?” em destinos de ecoturismo, culturais e mesmo com praias.

 

Leia também: Viagem com criança – mesmo com medo e receios, não deixe de viver isso com eles!

 

Aí abri uma discussão nas redes sociais, pra saber pra quais lugares já havia acontecido esse desencorajamento, e as respostas foram surpreendentes, tanto de quem ouviu, e o retorno daqueles que foram. A Grécia foi um destino que uma família desistiu de ir, mas nos relatos, outras 10 disseram que curtiram praias de águas calmas, turquesas, e de um povo muito acolhedor.

mae e filho em gôndola de Veneza
Passeio de Gôndola em Veneza: cidade foi sucesso com nossos pequenos!

A Europa, em geral, foi motivo de alguns desencorajamentos. Da minha experiência, tenho um dos exemplos Veneza, na Itália, que fizeram cara feia pra nós (eu e o marido), dizendo que deveríamos ir em casa. Ainda bem que já estávamos na fase de encarar viagem com crianças sem medo (ou com um medinho que vamos mesmo assim). O fato é que nossos filhos amaram o carnaval, as fantasias, os gelatos, as vielas, o passeio de gôndola 💸, as máscaras, as lojas de doces, a loja da Disney e um pouco mais! E nem vimos tudo… 

O mais bizarro de todos foi não levar pra Disney, porque a criança era muito pequena. É, aconteceu… com mais de uma família!

Falando de Brasil, tive algumas surpresas. Disseram que havia trilhas cansativas e imensas em Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, quando na realidade há mirantes e acessos super leves e vistas incríveis dos cânions. Fiquei pasma inclusive com pessoas que disseram que Foz do Iguaçu e Curitiba são destinos para ir sem os pequenos, sendo que eu indico como parte de uma lista dos melhores destinos kids friendly do nosso país. Da onde essa galera tirou isso? Do nosso lado, um dos destinos que mais me questionaram foi Noronha, e foi um dos que eles mais gostaram aqui!

Sabe, a real é que famílias moram em cidades de todo tipo neste planeta, e se existem crianças nelas, pode saber que alguma coisa pra eles existe também. Claro que pode ser diferente de levar em um parquinho, ou espaço feito para crianças, mas eles nos surpreendem – me lembrou a experiência que a @crispelomundo teve com seu pequeno na apresentação de música clássica em Viena, que foi uma das experiências que seu filho de 4 anos mais gostou em viagem pelo Velho Continente.

Viaje também nos livros: Livros Infantis que Inspiram Viajar e Aprender

 

Também dizem “eles não vão lembrar”. Será que não? Afinal, antes de qualquer coisa, os pais e familiares definitivamente vão lembrar, e ver as carinhas felizes e animadas das novidades e vivências.

E outro ponto muito importante: Nós temos tantos afazeres no dia a dia, com a casa, trabalho, escola da turminha, etc. Nas viagens, damos muito mais foco, curtimos os pequenos com muito mais intensidade. E pergunto: os momentos de amor, afeto, carinho, beijos e abraços… vão ser esquecidos, mesmo que lá no subconciente?

Por isso, fica meu conselho: se você tem vontade de ter uma experiência em qualquer lugar do Brasil ou do mundo com sua família, converse com quem já foi, procure outros aventureiros, busque conhecimento, e aí sim busque sua decisão. Por experiência própria, é mais do que possível! E vai ser maravilhoso!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *