in ,

Paradas entre São Paulo e Gramado / RS: Opções para Descanso, Refeições e Pernoite.

mulher sorrindo em frente a lago de parque verde ao redor

Se for viajar para a Serra Gaúcha e realizar paradas entre São Paulo e Gramado de forma bem planejada, pode saber que vai dar super certo.

Nós amamos viajar de carro mesmo em trechos mais longos, e a ideia aqui é mostrar não apenas como é possível, mas também com experiências boas no meio do caminho para quem desejar.

Além disso, pode ser uma maneira que fique mais em conta e viável do que voos entre as cidades, considerando o retorno gradual do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre após as enchentes do primeiro semestre de 2024 com preços ainda bem acima da média.

E de bônus, não precisa alugar carro, o que desde sempre recomendo para curtir a Serra Gaúcha com a família no ano todo, inclusive em épocas especiais como o Natal Luz de Gramado. que tenho até disponível uma criação minha especial para este evento tão lindo e mágico: o meu  roteiro completíssimo somente de atrações gratuitas do Natal Luz.

 

Já que vai ao Sul, descubra muito mais o que ele oferece! Compre o meu Guia Rotas do Sul para se surpreender com lugares que valem muito a viagem!

 

O tempo total direto de entre as cidades é cerca de 15h30 via BR116 + BR101 em Santa Catarina (litoral), isso sem contar quaisquer acidentes o trânsito lento, então logo de cara indico ao menos fazer 1 pernoite. É possível ir por dentro pela BR 116, porém é um pouco mais perigoso em pista simples e também acaba sendo um pouco mais lento, pela costa é a melhor opção quando chega em SC.

Dica 1: Estando em Gramado, ou antes, compre ao menos alguns dias antes seus ingressos para as atrações desejadas porque é mais em conta sempre do que na hora na bilheteria, de tudo.

Eu indico a Brocker Turismo, que é especialista na região, e para alguns passeios como o turístico Bustour tem 5% de desconto com o cupom TURISMOEMFAMILIA.

Dica 2: Faça a mala certa porque a Serra mesmo no verão pode estar com clima mais ameno, e no inverno o frio vem pra valer.

Recomendo demais as térmicas e roupas da Babydoo, loja que especializada em roupas de frio inclusive até para neve (até consultoria de mala tem), está na Serra Gaúcha em Caxias do Sul, e faz entrega mais em conta para retirada na rodoviária da Gramado e minha parceira, use o cupom TURISMOEMFAMILIA8 e prometo que você vai gostar tanto quanto nós.

Paradas entre São Paulo e Gramado para pernoite.

Neste post vou mencionar as cidades que recomendo pernoitar para dividir em 1 ou 2 dias de estrada, e depois vou indicar as paradas no meio do caminho para refeições e descanso.

mar calma ao fundo de praça com parapeito
Praia de Armação em Penha – a cidade tem mais de 20 praias!

Para quem quer dividir a viagem em somente 1 dia

Pode quase que parecer piada ou proposital, mas minha dica é viajar com pequenas paradas para descanso e refeições por cerca de 8h30 e pernoitar em Penha/SC – que sim, é justamente onde fica o  Beto Carrero (e logo mais a frente também tem Balneário Camboriú) que acaba sendo uma opção.

Balneário tem hotéis mais sofisticados e boas estadias em geral e pode ser uma opção, mas acho que Penha tem uma vantagem que a maioria das demais cidades não tem: está muito próxima da rodovia para a retomada da viagem!

São poucos quilômetros da estrada até o centro, e de quebra você pode sim, ficar 2 dias ou mais e curtir um pouco das praias e outros atrativos na cidade, ou somente mesmo escolher uma estadia para seus descanso e logo retomar para mais cerca de 8h de viagem até Gramado.

Os hotéis e pousadas que indico para essa viagem são os mesmos que indico para quem vai ao Beto Carrero, e vocês podem conferir algumas sugestões no link mencionado.

Nesta mesma linha de proximidade e não distantes da estrada, pouco antes há o Balneário Piçarras e Barra Velha, duas cidades praianas que estão próximas e são opções, porém com menos opções de estadia, mas que podem funcionar para sua viagem.

Para quem quer dividir a viagem em 2 dias

Recomendo neste caso recomendo o primeiro pernoite em Curitiba, após cerca de 6h de viagem (ou duas noite e aproveitar 1 dia pra conhecer a cidade na ida ou na volta), e o segundo pernoite de mais 6h de viagem até Tubarão ou Criciúma/SC, já passando Florianópolis, para enfim viajar mais 4 horinhas até Gramado.

mulher sentada em frente a jardim com estufa do jardim botânico de Curitiba ao fundo.
Curitiba é linda, vale a paradinha!

A Ilha da Magia não deixa de ser uma opção para o segundo pernoite, mas também acaba sendo um último trecho mais longo para o final da viagem, e acho que fica melhor dividido assim. Se assim quiser, fique na vizinha São José ou no lado continental, pra não precisar entrar na Ilha, o que agiliza mais o trajeto – salvo queira fazer uma viagem mais longa para conhecer Floripa.

Em Curitiba algumas sugestões de estadias são as mesmas pra quem viaja de carro até o Beto Carrero, ou também alguns hotéis na vizinha São José dos Pinhais, próximos ao aeroporto Afonso Pena que são de fácil acesso para a estrada.

Já em Tubarão  recomendo redes clássicas e bem avaliadas, como o Ibis Tubarão ou o Hotel San Silvestre, e Criciúma também tem a opção do Ibis Criciúma ou ainda o Tri Hotel Premium, o Novotel Criciúma e por fim o Hotel Darolt.

Se optar por Criciúma e quiser fazer algo diferente, ela está super perto de Nova Veneza, 30 minutinhos, que dá até pra somente conhecer a praça e ir jantar ou passar um dia lá.

Esta é uma cidade super charmosa com restaurantes excelentes de sabor e custo benefício de imigrantes italianos, e você vai gostar!

mulher e dois meninos com praia e penhasco ao fundo,
No Parque Estadual da Guarita em Torres/RS. Lindíssimo e seu mar “de chocolate” com tons mais marrons.

Dica bônus: Seja 1 ou 2 dias de viagem, se ainda quiser explorar mais um lugar bacana, antes da subida pela Rota do Sol  – também vale fazer um pequeno desvio (coisa de 30 minutos) até Torres/RS.

Isso para que você possa ao menos conhecer o Parque Estadual da Guarita e seus lindos penhascos para o mar. Nós fomos e ficamos umas 2 horinhas, e deu pra subir e conhecer um pouco e mesmo assim valeu a pena, vai por mim!

Claro que, como sempre, tendo mais tempo, você consegue fazer mais trilhas e muito mais do parque.

Paradas entre São Paulo e Gramado para refeições e descanso

Trazendo agora as dicas de paradas entre São Paulo e Gramado para um descanso, esticar as pernas, ir ao banheiro e comer, vou trazer as dicas “em blocos” entre as capitais Curitiba e Florianópolis, e por fim um último trecho das cidades até a divisa do Rio Grande do Sul e a subida pela Serra da Chamada Rota do Sol.

Considerando a saída de São Paulo como início da viagem pela BR-116 até Curitiba, a metade desta primeira parte de cerca de 6h de viagem é a cidade de Registro, onde ficam as paradas mais tradicionais usadas também por empresas de Ônibus: a Graal Ouro Verde e Graal Buenos Aires, e no sentido inverso o Graal Petropen. Bem estruturados inclusive com espaço kids.

balcões de lanches e alimentos diversos de restaurante de parada na estrada
Graal Petropen em Registro/SP.

Pouco antes destas paradas ainda existe no início o Graal Japonês no meio da Serra pelo menos 1h antes de Registro, e a parada do Fazendeiro que é bacana inclusive pra ver alguns animais.

Após Registro também tem um trecho de Serra na região de Jacupiranga os postos da Rede Pelanda são boas opções nos dois lados da estrada.

Tenho um post específico sobre estas Paradas entre Curitiba e São Paulo com a localização, funcionamento e detalhes de cada uma destas opções e recomendo a leitura para planejar este início da viagem.

Na continuação entre Curitiba e Florianópolis, a estrada muda para BR-376 no início da Serra do Mar, para se transforma então em BR-101, que neste caso segue em um trecho até o acesso para a subida da Serra no RS.

Pelo fato de terem cidades próximas do mar, existe uma variedade até um pouco maior de paradas, e cidades no caminho.

Neste ponto, pouco depois de passar Curitiba e São José dos Pinhais, os postos Monte Carlo são uma opção boa de ponto de apoio, e os próprios pontos de pedágio, ou antes e outro após descida da Serra até chegar a cidade de Garuva. Após isso você logo chega em Joinville que o acesso principal não é distante do centro e é uma cidade com estrutura legal pra restaurantes e mesmo turismo.

fechada de área alimentícia de parada com balcões de venda
Sinuelo, e ainda vendem sucos e vinhos de fabricação própria. Crédito. Trip Advisor.

Na continuação até Balneário Camboriú, as paradas Rudnick no retorno, Sinuelo (minha favorita dos dois lados), Parada Havan, Parada Ferreti e Graal Sul são opções boas também. Só não tem opções tão boas até as proximidades chegar São José e Palhoça que está do ladinho de Floripa.

Como fiz no bloco anterior, também tenho um post das paradas entre São Paulo e Florianópolis que explico melhor nele principalmente as opções após Curitiba.

Por fim, agora vou detalhar as opções depois de Floripa no trecho final da viagem – afinal esta é a parte que não tinha escrito ainda em lugar nenhum para deixar bem completinho este post de paradas entre São Paulo e Gramado.

Importante: as paradas que considero boas não operam de madrugada, fique atento, mas há postos menores em estrutura mais simples que ainda atendem.

Há boa variedade de paradas e restaurantes neste caminho, salvo na subida e após o mirante da Rota do Sol, que é trecho final, mas você já estará bem pertinho de chegar.

A maioria que das opções que conheço e acho melhores estão na ida, mas dá até pra fazer retorno se preferir, ou usar uma outra opção que você veja na ida e use no sentido inverso, que também tem várias cidades litorâneas que são mais fáceis de acessar (por exemplo nós decidimos entrar em almoçar na cidade de Garopaba mesmo na volta e não na estrada).

Sentido RS

Engenho Lanches: 266 BR-101, s/n – Penha, Paulo Lopes – SC, das 6h às 22h20 todos os dias.

boi sentado em campo
O boi do Engenho em uma parada bem bacana.

É uma parada bem bacana e grande, uns 40 minutos depois de passar os acessos de Florianópolis. Tem buffet, lanches, loja e inclusive um espaço de fundo com a história, lago e os bois que fazem parte da história do lugar, um ponto turístico mesmo, vale conhecer e tem boa variedade de opções.

Malhas Ferju: R. Cônego Itamar Luiz da Costa, 555 – Nova Brasília, Imbituba, das 8h às 21h todos os dias.

Esse lugar é enorme e um ótimo ponto de compras de tudo quanto é malha, entre roupas de todo o tipo e tamanho (infantis também), calçados, brinquedos e enxoval. Tem bons preços e a cidade de Imbituba e arredores é referência em malhas. Vale para compras e parada e bem do ladinho também tem um centrinho com posto e restaurante buffet.

Posto Girassol – BR 101 km 304 Caputera, Laguna, das 6h às 23h todos os dias.

Bem estruturado e arrumadinho, tem lanches, restaurantes e banheiros, em Laguna da Rede Petrobrás. Por ali tem mais algumas opções mas esta tem sinalização na estrada e fica fácil de usar. Fica pouco antes do acesso para Gravatal, cidade pequena com Hotéis de Águas Termais que conhecemos e aproveitamos também (pra variar, mais uma opção pra esticar a viagem).

Café Au Late –  Café e a La Minuta: 385, BR-101 – Ponta do Mato, Içara – SC.

Se você começou a ver opções de A La Minuta, é porque está chegando no RS, e é o termo que se usa na região para aquele prato completo (PF) em que você escolhe uma carne e vem de acompanhamento arroz, feijão, salada, farofa e ovo. Foi nosso almoço.

O restaurante não é grande e não tem muita sinalização, tem que prestar a atenção e fica em Içara, na altura de Criciúma, e é pequeno, mas arrumadinho com lanches e produtos a venda.

Restaurante do Japonês: Rodovia BR 101, km 436 s/n – Januária, Sombrio – SC

Sombrio é bem na divisa dos estados, e esta é uma parada simples, mas grande e mais estratégica, bastante usada por empresas de ônibus entre Curitiba e Cidades Catarinenses até Porto Alegre, e está pouco antes do acesso pra subida pela Rota do Sol.

Dicas bônus: a Patrícia deixou mais duas sugestões de paradas entre São Paulo e Gramado nos comentários antes da subida para a Serra entre SC/RS que não usamos, mas tem ótimas referências, vale conferir!

Na ida e na volta

mulher ao lado de letreiro com serra ao fundo
Mirante lindo pra entrar no clima da serra.

Mirante da Rota do Sol em Itati: A RS 453 será seu caminho para subir e chegar nas principais cidades da Serra Gaúcha. Ali a estrada começa a ficar mais bacana com túnel, pequenas cascatas, vistas mais altas, e a parada obrigatória é o mirante da Rota do Sol de Itati, que recomendo programar para ser dia e poder fazer a parada para curtir o visual e ser mais seguro por começar o trecho de pista simples.

É mais fácil de entrar na ida por ser deste lado da pista, alé dem curtir o mirante e garantir foto em um letreiro bem icônico, ali tem lojas, natureza e até experiência de bike nas alturas. Dá pra aproveitar um bom tempo ali se quiser ou apenas dar uma passadinha.

Sentido Curitiba e São Paulo

Saindo da Rota do Sol, tem algumas grandes lojas atacadistas com paradas que até paramos em uma, mas seguimos mais em frente. Ali ainda tem:

Posto Girassol: Na mesma altura do anterior em Laguna, e mesmo tipo de estrutura e funcionamento, arrumadinho.

Graal Baleia: BR-101, km270 – Penha, Imbituba – SC

Opção 24h estratégica na volta, não é tão grande quanto outras da rede, mas fica na altura da parada Engenho no caminho já pra Floripa e é boa alternativa bem estruturada.

As demais opções já são após Florianópolis e Curitiba e estão nos posts já mencionados que incluí aqui!

Espero que este post de paradas entre São Paulo e Gramado te ajude fazer uma viagem tranquila, mas uma coisa é fato: A viagem é linda e tem muitas descobertas e você vai gostar. Depois que voltar, volta aqui e conta depois como foi sua aventura!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

2 Comments

Leave a Reply
  1. Passando a entrada de Torres, sentido sul/norte, tem um posto Ipiranga que tem o melhor a la minuta da estrada e é ótimo. Por aqui é conhecido como parada dos adesivos, pq as paredes são cheias de adesivos colados. Em Laguna, na subida do RS para SC tem um posto Sim que tem um camarão gigante na frete, é uma boa opção de parada tb. Depois de Garopaba, só o baleia e de Floripa até Camboriú tem os shopping outlet de compras que se tornaram opção, antes era horrível parar nesse trecho.

    • Perfeitos os complementos, de fato já paramos nos outlets (menciono no link do outro post até Floripa que complementa este texto tbém nas paradas até SP), mas adorei as indicações mais próximas da Serra, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *