A charmosa colônia holandesa no Paraná tem mais uma atração deliciosa: O Natal em Carambeí, que anualmente é celebrado no parque histórico da cidade, e já tivemos a experiência de conhecer e aproveitar um pouco desta mágica.
Visitar Carambeí é legal em qualquer época do ano claro (inclusive o post de dicas de Carambeí é um dos mais acessados do blog), e no mês de dezembro, dá ainda pra curtir este bônus com a celebração do natal.
Também é um dos destinos que fazem parte das minhas indicações no meu e-book Rotas do Sul, e te convido a conhecer, porque tá tudo prontinho para vocês descobrir destinos incríveis do Sul do Brasil.
O Natal em Carambeí é um evento que acontece sempre da primeira semana do mês de dezembro, até as proximidades do natal. Em 2023 será de 01 até 23 dezembro. Não é um evento tão longo quanto a programação de Natal de Curitiba ou mesmo de Gramado, por isso vale se planejar para não perder a data.
O Natal em Carambeí acontece basicamente no Parque Histórico, que é o atrativo principal da cidade. O parque possui uma grande área verde, e alguns setores bem legais de conhecer.
Na entrada está uma loja restaurante com uma ótima confeitaria (tortas maravilhosas) e já uma parte de museu, com uma maquete de como era antigamente, e no andar de cima do restaurante a réplica de antigos cômodos de casas locais. No exterior tem um parquinho infantil de madeira.
Dentro do parque há uma exposição de equipamentos agrícolas, réplica de casas em estilo holandês, e a reprodução da antiga Vila na época da imigração ao Brasil contando essa história.
E todos estes locais são decorados, com luzes, faixas e muitos elementos que deixam tudo mais bonito ainda!
Todo parque é bonito, mas no caso do Natal em Carambeí, o que realmente interessa é no período da noite. O parque durante o ano funciona somente até às 17h, mas é claro que a programação se estende na época de natal para mais horas no período noturno, até às 22h, e na verdade é onde realmente a mágica acontece.
Se você já foi ao parque e deseja apenas ver o Natal, não vá antes de 19h30, já que ainda estará claro. Porém, se você nunca foi ao parque, aí acho que vale chegar mais cedo ainda de dia para entrar na parte de museu e conhecer tudo com mais calma de perto, e depois curtir as luzes.
Inclusive nós fizemos quando quisemos conhecer especificamente o natal porque decidimos passar antes comer algo no Frederica’s Koffiehuis, que é um café delioso que fica uns 5 minutos antes do parque, com salgados e tortas doces, e fizemos um lanche lá para depois aproveitar o parque. De qualquer forma, lá também tem outras tortas, e durante o natal tem algumas barraquinhas com comidinhas (não muitas, mas têm).
Tudo fica bonito, mas particularmente a Réplica da antiga Vila ficar lindamente iluminada, com luzes em todas as fachadas das casinhas e igreja.
Além da decoração e luzes, há uma programação cultural. Quando fomos, na área das casinhas holandesas já havia uma pequena banda tocando músicas tranquilas ao ar livre, estava legal de ouvir. Além disso, há uma programação com corais e apresentações em um palco montado dentro do parque histórico também.
Nós fomos passear e aproveitar com calma, é um lugar para apreciar, mas as crianças também ama correr nos gramados, dá uma canseira neles!
A entrada no parque é paga, e os valores podem ser vistos através do Site e Mídias Sociais do Parque Histórico. O ingresso regular é um pouco mais em conta, mas os ingressos de natal em 2023 estão por R$40,00 por pessoa + 1kg de alimento não perecível aos finais de semana, e R$ 30,00 por pessoa nos demais dias de funcionamento.
Nós decidimos fazer um bate volta de Curitiba, e a viagem de carro dura cerca de 2h. Porém, para curtir todo o natal, você acaba saindo tarde de lá, cansados – o espaço é bem grande – e não recomendo viajar a noite, mas dormir na região (dá até pra curtir uma das cachoeiras de Ponta Grossa na manhã do dia seguinte antes de voltar).
O Hotel De Klomp em Carambeí é o mais perto do parque, mas como na cidade é bem pequena, não tem muita coisa perto. Mas, Ponta Grossa é uma cidade grande bem pertinho, 20 minutinhos já chega, e já nos hospedamos – e gostamos – no Hotel Planalto, mas tem várias outras opções em Ponta Grossa que atendem bem.
Por fim, uma opção bacana é em outra vizinha holandesa, Castro que não apenas tem o centro turístico de Castrolanda para curtir de manhã, maso lindo Borgen Hotel para passar a noite. Castro está a 35km, de Carambeí.
Que tal curtir o Natal na cidade? Aproveite e a dica, e se gostar, volta no blog contar como foi!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
One Comment
Leave a ReplyOne Ping
Pingback:Carambeí / PR: O que fazer na charmosa Colônia Holandesa entre cultura e sabores! - Turismo em Família