in ,

Natal em Curitiba: Vale a pena visitar a capital mais mágica do fim de ano no Brasil!

parque tangua com lago e arvore de natal iluminada com ceu de por do sol

O Natal em Curitiba tem se tornado a cada ano mais mágico e completo, para todas as idades!

Acredite, de todas as capitais brasileiras, Curitiba é a que tem a programação mais diferenciada , e você pode achar que não, mas ela até concorre no com o famoso fim de ano de Gramado, até com o nome (aqui é Natal Luz dos Pinhais, e não é pra copiar, é que a Padroeira de Curitiba é Nossa Senhora da Luz dos Pinhais).

2021 vem para superar um natal que já foi muito legal e adaptado em 202o, com ainda mais magia e alegria, além de lindas decorações e criatividade.

Ano a ano o Natal em Curitiba mantém ótimos atrativos tradicionais, e também tem lançado novidades que vão muito além dos shoppings: autos e cantatas em centros culturais, igrejas e espaços de eventos; parques decorados e com atrativos especiais; e feiras com artigos lindos de decoração, fora os deliciosos biscoitos e outras gostosuras.

carrossel veneziano a noite iluminado
Carrossel Veneziano de do Parque Tanguá

E ainda tem um bônus de que, mesmo sendo verão, por ser a capital mais fria do Brasil sempre faz um ventinho mais fresco e mantém o ar europeu, lembrando o inverno e a celebração no outro lado do hemisfério.

 

Leia também: Roteiro Especial de 3 dias com crianças em Curitiba, por uma mãe curitibana

 

A programação oficial do Natal em Curitiba de 2021 inicia a partir de 18 de novembro, mas haverá atrações agendadas, e elas poderão ser marcadas a partir de 05 de novembro.

Além disso, o bom velhinho já está chegando nos shoppings desde o início do mês de formas diferenciadas, e as decorações e atrações destes espaços também,

Este post reúne não só atrações, mas informações e algumas dicas extras desta blogueira que nasceu e vive em Curitiba, e que AMA o natal! Levo nossos meninos para todos os cantos e não perdemos nada da cidade! Tenho certeza que você vai gostar também:

Principais Atrativos do Natal em Curitiba de 2021

A cidade continua mantendo alguns clássicos, como o tradicional coral do Palácio Avenida (de forma virtual), e algumas inovações. Mais detalhes dos principais atrativos a seguir:

Carrossel Veneziano do Parque Tanguá: Gratuito, funciona todos os dias de tarde das 14h às 20h ou até 21h no final de semana, é super gostoso e tem vista para linda árvore de natal do parque. A dica é chegar no fim da tarde para ver tanto o pôr do sol incrível do parque como a iluminação dele a noite e do próprio carrossel.

Feira de Natal na Praça Osório e na Praça Santos de Andrade: Já são muitos anos que, bem ao lado do Palácio Avenida, o fim do calçadão tem a feirinha de natal, com muitos artigos artesanais e lindos de natal. Há sempre comidinhas típicas de vários países para quem quiser aproveitar e dá até para combinar uma jantinha com nela com uma das apresentações centrais ou mesmo um passeio noturno a partir de dezembro, já que o comércio fecha mais tarde.

Na mesma pegada, mas um pouquinho menor, há a Feira em frente ao prédio da UFPR, na Praça Santos de Andrade.

As feiras são ao ar livre e tem todos os cuidados que a pandemia exige, e ela continuará firme e forte neste 2021!

A Feira Especial de Artesanato de Natal, na Praça Osório, funcionará de segunda a sábado das 10h às 21h e aos domingos das 14:30h às 19:30h.

A Feira Especial de Artesanato de Natal, na Praça Santos Andrade, funcionará de segunda a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 12:00h às 18:30h

Estação 1 do Caminho de Luz
Estação 1 do Caminho de Luz: Uma experiência linda!

Caminhos de Luz – Parque Barigui, Parque Náutico e Passeio Público: O evento mais movimentado e seguro da temporada anterior retorna com mais dias, locais e formato inovador.

A atração é vista de dentro do próprio carro, com 10 estações de paradas entre decorações, corais de anjos, e muita mágica. Quem não tem carro poderá participar indo de ônibus, e indo a pé também – porém a experiência completa é mais bacana de carro!

Ocorre entre 21 de novembro até o 30 de dezembro (há diferença de início e término de datas de acordo com o local) e possui estações de paradas cheias do clima natalino.

É um atrativo gratuito que mescla elementos tradicionais de natal – tem até uma banda natalina, com o mais importante: esculturas e encenações da natividade e nascimento de Jesus Cristo.

Balão Cativo e Luzes no Jardim Botânico: Uma das grandes novidades do ano,  o vôo de balão promete encantar ao subir para ver a vista da cidade e suas luzes na estufa e as atrações do parque. É também uma atração gratuita com agendamento online.

Assistindo o Palácio Avenida
Nós sempre assistimos a pré-estreia do coral do Palácio Avenida na semana antes do primeiro dia de apresentações em tempos anteriores a pandemia, mas veremos a versão online desta vez.

Coral de Natal Bradesco no Palácio Avenida (e uma dica de ouro aqui): É há muitos anos a principal atração do natal de Curitiba, sempre gratuita. O coro é formado por crianças que participam de projetos sociais, e cada uma delas fica em uma das janelas do edifício, sempre acompanhadas por um “anjo”, que é um voluntário responsável por cada uma delas.

O show é feito em um prédio sempre iluminado e decorado, com um tema definido para o musical a cada ano, além de um palco bem a frente do Palácio, com bailarinos e artistas.

No repertório há músicas populares brasileiras, e músicas natalinas que variam ano a ano, misturadas as projeções, iluminações, danças e efeitos. O fim é sempre marcado com a chegada do Papai Noel e fogos de artifício. É sempre emocionante!

 

Sabe onde ficar para aproveitar a magia do Natal em Curitiba? Eu recomendo se hospedar no centro, que possui boa parte das atrações; ou na região do Batel que possui shoppings, lojas e bons restaurantes, e é mais segura: Veja aqui Opções de Hospedagem nestas regiões em Curitiba

 

O Palácio Avenida está bem no centro de Curitiba, no calçadão da Rua XV, em tempos prévios da pandemia, e sempre enche de curitibanos e espectadores de todos os cantos, então, se quiser garantir um bom lugar, é necessário chegar ao menos com 1h de antecedência e tem que esperar. Desta vez não será necessário, já que será uma apresentação virtual única, realizada do conforto de sua casa, dia 18 de dezembro, com a presença de Carlinhos Brown. Anote na agenda e prepara a pipoca, e com certeza vai encantar!

Para 2022, Minha dica de ouro, se for algo mais parecido com a apresentação original é: Sempre no domingo anterior a estreia, é feito o ensaio geral, exatamente como será o show (música, figurinos, tudo), mas por ser um ensaio, não é anunciado ao público – apenas para funcionários do banco e imprensa, que anuncia a estreia ao longo da semana. Assim, você pode ver a apresentação com um público bem menor que o dos demais dias!

Ópera da Cura – Natal no Memorial Paranista: Mais uma novidade, não só do natal, mas como ponto turístico da cidade, que acabou de ser inagurado o museu em homenagem ao escultor João Turin. O memorial, que está junto ao parque São Lourenço, receberá apresentações musicais gratuitas com agendamento prévio online.

 

Sabe qual é a melhor forma de explorar Curitiba em família? De carro! Os estacionamentos dos parques são gratuitos, e o dia rende muito mais com pontos turísticos próximos uns dos outros! Compare de veja os melhores preços neste link agora mesmo!

 

Rua Iluminada da Família Molleta: Este ano esta atração retorna, com suas belas casas e caminhos de luzes iluminados, e no final geralmente há uma bonita iluminação com presépio e outras decorações. Fica no bairro Umbará e é uma atração paga, e vale conhecer.

Vila de Natal no Mercado Municipal: Mais uma novidade desta edição, a vila de natal tem novo endereço onde terá não apenas decorações, mas também oficinas de natal e muito aprendizado. Haverá Casa do Papai Noel com realidade aumentada, maquete de pão de mel com projeção de luz, contações de história e aulas-show gastronômicas!

fachado do passeio publico iluminada
Fachada iluminada do Passeio Público, que também tem um circuito de natal e algumas atrações interativas

Árvores Iluminadas e Pontos Turísticos: Os pontos turísticos da cidade sempre recebem um toque natalino.

No Jardim Botânico há anos tem a árvore da vida, feita com belas flores naturais vermelhas, também recebe o espetáculo de luzes e música. No Parque Tanguá, Parque Barigui, Prefeitura e Bosque Alemão bonitas árvores iluminadas de pelo menos 10 metros em verde deixaram a cidade mais alegre; e no Bosque Alemão o Oratório de Bach fica todo decorado. Este ano a Rua XV no centro também terá uma nova decoração super iluminada!

E o passeio público, além do circuito, possui atrações sem agendamento que podem ser aproveitadas, como iluminações em estruturas de presente, bola e até um piano interativo grandão, inspirado no filme quero ser grande.

2021 provavelmente reservará novas surpresas como estas também e vale a pena passear em vários pontos da cidade famosos para ver estes encantos. Nós fizemos muitas paradas para fotos e para apreciar lugares assim em vários dias!

Caravanas de Natal pela cidade: Outra super novidade são as caravanas natalinas que passarão por toda a cidade e farão paradas em muitos pontos especiais, já que são mais de 30 instituições entre hospitais, asilos, etc. Mais 140 km serão percorridos em um desfile que promete levar muita magia por todos os cantos da cidade! A caravana faz parte da programação do Shopping Pátio Batel e será o ponto de partida para vários trajetos.

Árvore iluminada em Curitiba
Árvore iluminada em Curitiba: impossível não parar para uma foto, e são várias na cidade!

Shoppings de Curitiba: Falando em shopping, pode parecer clichê, e sabemos que todos os shoppings tem programações natalinas e os curitibanos não seriam diferentes.

Só que os shoppings de Curitiba sempre capricham, e já tivemos até shoppings com decorações específicas com pontos turísticos da cidade. Você não acha que as propostas dos shoppings da Capital Paranaense vão decepcionar este ano, não é?

Na programação de 2021 teremos desde de decorações clássicas, como no Shopping Curitiba, que terá o Papai Noel com uma barreira em vidro para conversar com os pequenos (aposta de vários shoppings neste modelo também); assim como temáticas bem mágicas, como no Shopping Estação, com a Fantástica Fábrica do Natal, onde as crianças poderão ser ajudantes do bom velhinho na fabricação dos brinquedos, e que contará como uma grande novidade: uma iluminação especial na fachada com apresentações de luzes no tema “Natal de Encher os Olhos e o Coração”.

O ParkShoppingBarigüi aposta em muitas decorações grandonas, como Papai Noel e Bengalas gigantes – chegando a 6 metros de altura! até atividades com realidade aumentada serão realizadas. Outra novidade é um piano interativo, com muita música gostosa de natal

Quem gosta de boas histórias pode visitar o natal do shopping Palladium. Ele terá um moinho de vento que contará como as renas se preparam para levar os presentes para todas as crianças do mundo.

E nem mencionei todos, mas vale a pena conferir a programação de mais alguns deles além dos já citados, como o Pátio Batel, Shopping Muller, Shopping São José, Shopping Jockey Plaza, Shopping Crystal e Shopping Cidade.

Eu amo o Natal em Curitiba, e sempre acabamos nos envolvendo muito e caçando todas as atrações da capital do Paraná. Aqui estão os principais motivos, mas ainda há mais feiras, cantatas e apresentações maravilhosas. E não coloquei a programação toda prefeitura aqui, por isso vale explorar toda a programação!

Vale a pena viajar e passear aqui que, mesmo em um ano que também foi tão desafiador, com certeza temos que nos alegrar e celebrar, para ser um fim de ano delicioso!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.