in , ,

Jericoacoara com Crianças: Melhores Dicas e Atrações

Lago e Duna ao fundo, pai e filho andando de caiaque no canto

Fomos para Jericoacoara com crianças (nossos dois figurinhas claro) e aqui tem uma listinha de dicas e “pulos do gato” com as Melhores Atrações para os pequenos, além de umas informações extras de outros atrativos interessantes também.

Se você vai ou já se animou em planejar sua viagem com a família para o destino, saiba que Jeri na verdade é uma opção muito natureza, e possui tanto lugares mais reservados pra relaxar, como uma dose de badalação pra quem quiser também na agitada vida noturna da Vila, e de esportes radicais para os mais aventureiros, sendo o kitesurf o mais procurado.

É muito rústica, com pequenas pousadas, sem resorts enormes, o que não significa que não tenha um bom espaço familiar, com opções confortáveis e estilosas, como estas estadias abaixo:

Villa Jehol – muito charmosa e com uma pegada familiar;

La Villa – Que possui chalés maiores para pequenos grupos familiares

Casa de Areia – bem romântica na verdade, estilo pousada boutique;

E a vila literalmente pé na areia: todas as ruas são na areia (nosso filho mais novo nem chinelo quis usar a viagem toda), e recomendo não ir por conta e contratar um transporte 4×4, buggy e com guia, porque você pode atolar antes mesmo de chegar!

Lagoa Azul
Curtindo a Lagoa Azul, que você vai ver que foi nosso lugar favorito!

O fato é que a Vila de Jeri está junto a área de Parque Nacional, onde há controle de acesso de entrada. Quem vai de carro próprio pode estacionar em frente ao controle (apenas carros autorizados podem entrar) e todos precisam pagar a Taxa de Turismo, que em 2021 foi atualizada para R$30,00 para até 7 dias (pagamento mínimo) e 3,00 por dia, de você ficar dias adicionais. A boa notícia é que crianças até 12 anos não pagam.

Você pode gerar o boleto no Site da Prefeitura do município (pode pagar somente na Caixa ou Banco do Brasil) preencher os dados e gere um voucher para apresentar na entrada e saída da Vila – não jogue fora o comprovante antes de ir embora!

 

Confira também nossos itens de praia da listinha de produtos de viagem em família para trilhas e natureza!

 

Seguindo uma linha de atrações familiares, focamos nos atrativos mais interessantes para a diversão e lazer de todos, e deixamos o pessoal da balada aproveitar o que mais interessa para eles na Vila. Veja agora nossos lugares e passeios favoritos de Jericoacoara com crianças:

> Lagoa do Paraíso: É a Lagoa mais famosa da região, e de fato vale conhecer: Calma, clarinha e quentinha. A maioria dos passeios faz o chamado Lado Leste, e termina com o fim do dia nesta lagoa, mas é pouco hein. Se puder, fique um dia inteiro contratando o transporte de jardineira só pra ir e voltar (pagamos 50,00 por pessoa, e até 5 anos é isento) porque se você for de transporte privativo sairá R$300,00 ou mais para 4 pessoas.

na rede com lagoa no fundo
Relax no Paraíso, literalmente!

A lagoa há vários estabelecimento turísticos, sendo o Alchymist Beach Club o mais famoso, um lugar com tendas, DJ e agito.

Ainda que a maioria dos passeios sugira ir lá, a jardineira deixa você em qualquer ponto da lagoa – que é bem grande – e optamos por sossego ficando na Pousada do Paulo, aberta ao público, indicação do Viaje na Viagem, onde curtimos em um pequeno deck privativo a lagoa, redes e até passeio de veleiro e caiaque com o Emerson, que geralmente está aguardando em frente a espaço.

O lugar é muito agradável, e minha única ressalva foi em relação a alimentação, que não era ruim, mas pelo custo que não foi tão barato, esperava um pouquinho mais. Ainda assim, vi comentários bem mais negativos de outras opções e acho que esta é ainda muito boa.

> Lagoa Azul: Ainda que a maioria diz preferir a outra Lagoa, nossa favorita da lista de Jericoacoara com Crianças é esta. A lagoa azul se torna uma só com o paraíso na cheia, e duas na seca. É um pouquinho menos clara do que sua vizinha, mas vimos muito mais Peixinhos, menos gente, água também morna e tranquila. A comida era muito boa também.

Infelizmente, não existem jardineiras que façam somente esta lagoa. Por isso, você fazendo o passeio no lado leste, pode ficar na Lagoa Azul se estiver fazendo o passeio privativo, e faz os primeiros atrativos pela manhã, aproveitando o restante do dia nela.

Para isso, você precisará atravessar de jangada para a área do restaurante, e cobra-se 20,00 ida e volta (5 minutos só, preço jan/2021), mas isso também te dá acesso a tudo – sim tem mais.

piscina com tobogã infantil
Você nem imagina que há essa área toda de piscinas depois da lagoa.

O fato é que ali é um complexo que possui um hotel com parque aquático, a poucos metros do restaurante da lagoa. São várias piscinas da estadia de mesmo nome, rasas e com pequenos tobogãs para as crianças, mesclando diversão e natureza.

Última dica: a alimentação na área das piscinas é mais barata. O menu a la carte é um pouquinho mais em conta, e tem opção de buffet também.

> Passeio Oeste: Este eu recomendo como um todo, para quem curte uma dose de aventura. Começa mais calmo, com a visitação opcional no mangue de preservação do cavalo marinho, projeto do Icmbio e que foi sucesso com nossos guris.

Você faz uma pausa para fotos no maior estilo instagram em mangue seco (que é muito bonito) e daí vem o sobe e desce nas dunas, que fomos com emoção, e eleito melhor que montanha russa!

Você chega então as Dunas de Tatajuba, que é um complexo com tobogãs quase naturais e tirolesa, que nosso mais velho foi e adorou, e eu acompanhei ele no tobogã, de fato bom demais, você usa uma pranchinha.

Tobogã na duna
Tobogã em Tatajuba: Delícia de Adrenalina.

Por fim, você aproveita o restante do dia no lago das dunas, que oferece stand-up paddle e caiaque pra alugar, dunas bem do lado pra aproveitar, e as mesas com sombra ficam dentro da água pra almoçar e petiscar.

> Praia da Vila na maré baixa: Na maré alta foi bem ruim porque a praia tem pedras (e entre dezembro e fevereiro muitas algas), e quase desistimos. Mas na segunda chance que demos, fomos na baixa e foi uma delícia de piscinas naturais clarinhas e quentinhas.

mãe e filhos em piscina natural da praia
Piscininha natural quentinha, e ninguém queria ir embora!

Ficamos horas curtindo, e virou a praia favorita para meu ranking de Jericoacoara com crianças. Alugamos guarda-sol + 2 espreguiçadeiras por 40,00 pra ficar por ali. Leve algum brinquedo destes de praia para a areia e aproveitem juntos!

> Duna do pôr do sol: Se a sua turma não se importa com o vento – que no Ceará é constante e intenso – esta duna no fim se tornou uma das maiores diversões dos nossos meninos. É mais próxima da Vila e prática pra brincar de escorregar e rolar.

Usem óculos escuros que ajuda bastante com a areia e vento. Os nossos pularam, escorregaram e até resgataram bonés e chapéus de turistas descuidados!

duna e mar no fundo
Duna do pôr do sol foi só diversão!

Enfim, estes são nossos lugares favoritos, e todos estão ou na Vila, onde a maioria se hospeda (é diferente de quem fica em Jijoca, que é bem mais distante, mas próximo das lagoas). Nós fizemos mais passeios, inclusive a caminhada pelo morro até a Pedra Furada, símbolo de Jeri, que de fato é linda, mas MUITO cansativa.

É uma subida não tão íngrime, mas constante, e com muito sol na cabeça. Vale ir cedinho, ou no fim da tarde, mas que também tem mais movimento. Carregamos no cangote o mais novo algumas vezes, e terminamos rápido com o garrafão de água que levamos, além de todos nós usarmos camiseta de proteção solar.

Então, pense em seu nível disposição de 1h para ir e 1h pra voltar, além de uma filinha pra tirar foto. Na pedra, só tem água de coco pra comprar.

Eu gosto muito deste estilo de destino e acho que viajar para Jericoacoara com Crianças vale a pena, com bom planejamento, sempre vai dar certo!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.