in

Bibliotecas do Brasil para conhecer além da leitura!

Espaço Infantil - Biblioteca Pública do Paraná
Espaço Infantil - Biblioteca Pública do Paraná

Em uma semana dessas, estava pensando o que fazer com meus meninos, quando pensei em irmos para uma biblioteca. A ideia era apenas encontrar alguns livros diferentes em uma manhã de final de semana, mas, fui felizmente surpreendida. Encontrei exposições, interações, oficinas e uma hora do conto muito divertida. Percebi que ir à biblioteca era mais do que uma boa leitura, era um passeio completo!

Esse dia especial me fez trazer esse post e incentivar você a passear em bibliotecas do Brasil, ou mesmo da sua cidade. Aqui estão apenas algumas para inspirar e surpreender, mas na realidade, antes de tudo, queria que você pensasse em ir à uma biblioteca próxima de você, independente do tamanho e da cidade, porque garanto que será algo muito bom: descobrir novos títulos, autores e conhecimentos já é, por si só, excelente.

“Mas eu não gosto muito de ler”. Garanto pra você, por experiência própria, que você pode passar a gostar. Eu pelo menos descobri que na infância tivemos que ler alguns livros não tão interessantes pessoalmente para nós, para a escola, mas, quando descobri os romances e autores que tinham temas de meu interesse, eu passei a amar os livros, e isso inclusive me ajudou muito para encarar algumas leituras que não foram do meu gosto, mas foram necessárias, porque aprendi a ler de forma mais eficiente e melhor.

Sala Aloísio Magalhães - Iconografia. Crédito da Imagem: Biblioteca Nacional
Sala Aloísio Magalhães – Iconografia.
Crédito da Imagem: Biblioteca Nacional

Mas, vamos ao que interessa: inspire-se e se programe para conhecer ou ir novamente em uma biblioteca (qual foi a última vez que você esteve em uma?) e aqui estão alguns motivos para te convencer disso:

 

1. Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro/RJ: Muito além dos livros, trata-se de um edifício cheio de arte e significado no saguão, jardins, salas específicas e muitos outros espaços. É um grande acervo e que pode ser visitado gratuitamente, inclusive com visita guiada em português, inglês ou espanhol. O site da biblioteca explica o que esperar da visita da seguinte forma:

“Conheça o interior do prédio histórico, inaugurado em 1910, e aprecie sua arquitetura imponente, com escadarias, amplas claraboias em vitral colorido, ornamentação elegante e salas preservadas, além das obras de arte que decoram os espaços, como quadros, painéis e esculturas. Durante a semana, o visitante poderá visualizar o interior das salas de leitura através de portas blindex. O acesso ao interior das mesmas é exclusivo para os pesquisadores em consulta ao acervo, desde que devidamente registrados. Excepcionalmente aos sábados, é possível visualizar apenas as salas do segundo piso – Obras Gerais e Periódicos.

Nos corredores, no Salão de Obras Raras e no Espaço Cultural Eliseu Visconti é possível visitar exposições temáticas, que reúnem peças de diversas coleções.

Os guias que orientam os visitantes são especialmente selecionados e preparados para transmitir informações históricas sobre a Biblioteca Nacional, seu acervo, suas coleções e principais obras, transformando a visita em um roteiro cultural inesquecível”

O visitante tem também a opção de fazer a visita por conta própria, sem a orientação de um guia”.

Biblioteca Nacional – Sede  Fundação Biblioteca Nacional

Av. Rio Branco 219 – Rio de Janeiro, RJ

Telefone p/ agendamento: (21) 2220-9484

Horários Gerais (porém há salas com horários reduzidos e/ou que não abrem aos sábados):

  • segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • sábado, das 10h30 às 15h
  • permanência até 10 min antes do fechamento.

 

O Mateus curtiu muito os espaços lúdicos de leitura das crianças.
O Mateus curtiu muito os espaços lúdicos de leitura das crianças.

2 Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba/PR: Bem no centro da cidade, o que pode ser uma visita combinada com o centro histórico e a Rua XV de Novembro, a biblioteca muitas vezes conta com exposições temporárias logo na entrada (quando fui tinha uma bem legal sobre mulheres na ciência) e a programação cultural é sempre muito cheia, não só para adultos, mas para crianças também.

A área infantil é muito aconchegante e oferece hora do conto diariamente, assim como espaços lúdicos de leitura, desenhos para colorir e muitas atividades culturais.

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR

Telefone(s): 41 3221-4900 / 41 3225-6883

Horários: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e Sábados das 8h30 às 13h.

Mais informações: http://www.bpp.pr.gov.br/

 

Vai viajar? Não esquece do Seguro Viagem! Veja a melhor cotação aqui e ganhe ainda 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA

 

3. Gabinete Português de Leitura de Pernambuco – Recife/PE: Surgiu da necessidade de ter um local para celebrar e valorizar a cultura portuguesa, visto que muitos residentes do estado tinham esta origem na época, e assim o Gabinete surgiu em 1851.

Sala Eça de Queiroz - Crédito da Imagem: Gabinete Português de Leitura de Pernambuco
Sala Eça de Queiroz – Crédito da Imagem: Gabinete Português de Leitura de Pernambuco

Um belo prédio histórico preserva uma biblioteca com mais de 80.000 exemplares, incluindo importantes obras nacionais, como o manuscrito de um capítulo do livro “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queiroz. 

Além da biblioteca, o local realiza exposições, cursos e solenidades culturais.

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco

Rua Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio – Recife/PE
Telefone: (81) 3224-2002
Horário: 08:00 às 12:00, 13:00 às 17:00

Mais informações: www.gplpe.com.br/site

4. Biblioteca Monteiro Lobato – São Paulo/SP: A biblioteca voltada para jovens e crianças conta com um acervo de 90 mil exemplares entre livros, revistas, multimídia, etc. Além deles, possui 7 mil exemplares de álbuns, gibis, mangás e RPG.

Mas a programação vai além dos livros, com Contação de histórias, cinema, teatro, palestra, shows, oficinas e exposições – já aconteceu até mesmo curso de regência.

Fachada da Biblioteca Monteiro Lobato. Crédito da Imagem: Prefeitura de São Paulo/SP
Fachada da Biblioteca Monteiro Lobato.
Crédito da Imagem: Prefeitura de São Paulo/SP

Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato

Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo, SP
Telefone: (11) 3256-4122

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, Sábados das 10h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 14h00.

Mais informações: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/

 

5. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro/RJ: Tem como olhar para um lugar como este e não se encantar só por isso? Um lindo edifício, cheio de detalhes e história já é motivo para ser conhecido, mas o seu acervo com mais de 350.000 exemplares também está todo a disposição!

É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822 e com o maior acervo de obras Portuguesas fora do país. Inclui algumas obras raras, como um exemplar de 1572 de “Os Lusíadas”.

Real Gabinete Português de Leitura

Rua Luís de Camões, 30
Centro – Rio de Janeiro – RJ

Telefone:  (21) 2221-3138

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 18h00

Mais informações: http://www.realgabinete.com.br/portalweb/In%C3%ADcio.aspx

 

Espero que tenha despertado um pouquinho da vontade de explorar a leitura, literatura e cultura por todo o país, e se você conhece uma boa biblioteca, deixe seu comentário, assim posso indicar e conhecer também!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *