Foi depois de MUITO pensar e considerar, e de já ter vivenciado algumas experiências de viagem mais tranquilas da retomada, que decidimos ir ao Beto Carreiro na Pandemia. E depois de tantas adaptações e mudanças, achei importante compartilhar minhas percepções sobre nossa visita.
Fui ao Beto Carrero na pandemia junto com minha mãe e meus dois parceirinhos de sempre, meus guris Mateus e André. Estivemos no parque em outubro de 2020 e antes disso eu já havia coletado alguns depoimentos de quem já havia estado no parque após a reabertura na pandemia. Descobri que haviam experiências positivas e negativas, mas as positivas tinham sido maioria, considerando protocolos e práticas atuais.
Recomendo você não ler apenas este relato, mas se estiver em dúvida se deve ou não ir, ou mesmo se está com viagem marcada, que você também busque mais relatos, que podem te ajudar a tirar dúvidas e dar mais base sobre como visitar o parque neste período. Além de eu conseguir alguns relatos no meu próprio Instagram do Turismo em Família, eu também colaboro e li algumas publicações de outros viajantes em um grupo exclusivo para troca de informações do parque no Facebook, recomendo!
Leia também: Beto Carrero – Guia Prático de Tudo o Que você Precisa Saber!
Voltando a nossa experiência, depois de considerar datas, relatos, prós e contras, e inclusive pensando em como passar a informação real de como anda o parque na retomada do turismo, resolvi literalmente arriscar, e compramos nossos ingressos. Importante: você precisa comprar antecipado e agendar.
O parque coloca que está trabalhando com capacidade reduzida, e por isso, você precisa comprar antes, seja com agência ou direto no site deles, se não você provavelmente não entra. É bem comum inclusive você encontrar alguns dias já esgotados, e não precisa ser com tanta antecedência na maioria das datas – daria mais atenção principalmente em feriados e domingos – nós mesmos marcamos uma semana antes. É possível também antecipar a compra de opcionais e do estacionamento do parque.
Quando chegou o dia de irmos ao Beto Carrero na pandemia, confesso que me assustei um pouco na entrada. A fila para acessar no estacionamento, por volta das 10h00 estava enorme, até maior do que em outras épocas que fui na alta temporada. Chegar na hora de abertura do parque continua sendo boa pedida. Não sabia bem o que esperar, mas já que estávamos ali com tudo comprado e agendado, iríamos encarar.
Felizmente, a segunda fila que imaginei que pegaríamos foi inexistente. Havia muitas filas de carros, mas a entrada, que geralmente também há filas, estava movimentada, mas não esperamos nenhum minuto. Mostrei nossos passaportes pelo celular mesmo, que foram rapidamente conferidos e logo entramos no parque.
Dentro do Beto, vi as primeiras mudanças – além das máscaras, que já está bem claro que precisam ser usadas, e inclusive para fotos (sim a maioria dá uma “tirada rápida pro clique,” inclusive nós, mas mesmo assim houve uma funcionária que nos abordou pedindo para tirar fotos com máscara mesmo assim o que é bom).
Todas as filas das atrações tinham alguma demarcação no chão, para ficar em distanciamento. Os brinquedos são higienizados a cada rodada, e o que mais gostei foram as mesas que ficavam na praça de alimentação estarem ao ar livre, com avisos de distanciamento. Ficaram até melhores… mesmo não sendo tão bom para dias de chuva, mas acho que pode ficar assim sempre, muito mais tranquilo para comer! Sem contar que tem sim álcool gel espalhado em todo lado!
E de forma geral, muitos protocolos foram implementados. Funcionários e fornecedores foram treinados, os shows possuem redução de público e etapas para saída dos espectadores – e vi isso funcionando quando estivemos no show de Hot Wheels.
Sabe quanto você vai gastar? Vale a pena ler também Prelos do Beto Carrero – Quanto custa 1 dia no Parque.
E uma das melhores novidades do Beto Carrero na Pandemia: a fila virtual. O parque criou um app que permite agendar até 3 atrações previamente, e assim não ficar na fila. Você vai em seu horário agendado, e maravilha! Isso funciona, e economiza umas horinhas em sua visita.
Até aqui parece tudo ótimo, não é? Infeliz
mente agora vou trazer os contras. Primeiro, ainda que o parque informe sobre limite reduzido de visitantes, achei o parque extremamente cheio! Tanto que o tempo de duração das filas (fora a virtual) também foi bem longo. E nós fomos em uma quinta! Teve promoção na data, fato, mas ainda assim, achei bem mais movimentado do que eu esperava.
E o principal incômodo: o distanciamento. Mesmo com as demarcações no chão, as pessoas em geral simplesmente não sabem mantê-lo. Muita gente vem se aproximando e não entende. Um rapaz estava com os filhos e começou a se aproximar de mim na fila do carrossel. Dei duas olhadas, mas cada passo que eu dava ele vinha junto, até que pedi pra ficar longe. Foi bem chato. E por isso, houve vários momentos que fiquei um pouco tensa no parque.
De forma geral, o dia foi aproveitado, mas houve outras vezes em que aproveitamos mais. Não ficamos frustrados porque já conhecemos, mas por tentar evitar lugares que víamos muita gente, acabamos perdendo um tempo de deslocamentos de um lado para ao outro.
E aí: é ou não é seguro ir no Beto Carrero na pandemia?
Minha consideração final é que depende. Protocolos existem e foram bem implementados, mas parque vazio não vai ter, e controlar o comportamento dos visitantes é uma tarefa impossível.
Aí depende do número de pessoas que estará no parque, mais ou menos, e sua própria disposição: o quanto você está disposta(o) a encarar? Porque risco nestas coisas sempre tem. Há como evitar, chegando bem cedo e curtindo na entrada os brinquedos mais concorridos, e indo aos menos no restante do dia, o planejamento pode ajudar.
De minha parte eu acho que dei um pouco de azar neste dia movimentado, e Beto Carrero na pandemia não tem mais pra mim, vou esperar aguardar a vacina, e continuar com outros passeios mais tranquilos e distanciados. Ainda assim, você pode ponderar estes pontos, e ver como funciona melhor pra vocês!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.