Neste post, apresento um lugar fora do Roteiro Comum para quem vem à Curitiba, e mesmo para quem mora aqui, afinal, muita gente não conhece o Bosque Reinhard Maack, mas… toda criança deve visitá-lo, porque ele é MUITO legal. Quem não gostaria de realizar uma trilha de aventuras e tarefas desafiadoras, mas muito divertidas em meio a natureza?
O bosque, que ganhou o nome deste geólogo alemão que fez grandes contribuições à ciência e ecologia e morou em Curitiba, assim como todos os parques e bosques curitibanos, é gratuito. Porém, por se tratar de uma área de preservação, ele abre apenas nos finais de semanas e feriados, salvo solicitações especiais, caso de escolas que o visitam durante a semana e agendam a abertura com a prefeitura.
Ele fica localizado na R. Waldemar Kost – Hauer – mas não tem número. Porém, não é difícil encontrar, caso esteja sem um aplicativo de mapas. Você deve ir basicamente até o final da rua, é a única grande área verde, e qualquer pessoa que mora perto vai saber te responder.
Ao chegar no local, há um bom espaço para estacionamento, mas em feriados e épocas de férias, ele enche. Ainda assim, como se trata de uma área bem residencial do bairro, você não deve ter problemas estando de carro. É possível chegar ao local com transporte público da cidade também, mas ele fica consideravelmente longe de outros atrativos turísticos, então, especialmente se estiver de ônibus, programe ao menos uma manhã ou tarde inteira para o passeio.
A entrada mostra um mapa do bosque e uma construção simples, e em poucos metros se inicia a trilha de aventuras! São uma série de obstáculos, maioria onde se usam troncos, cordas e ferro – que você pode inclusive pode brincar junto com as crianças em parte deles. Alguns são adequados para todas as idades, e outros possuem a faixa etária correta indicada.
Veja também: 6 lugares para ir com crianças em Curitiba em Dia de Chuva
O bosque ficou por algum tempo em condições não tão boas, mas a prefeitura revitalizou todos os obstáculos no segundo semestre de 2017, e ficaram muito bons, então compensa visitar e se divertir.
São 16 provas para enfrentar! Alguns dos desafios da trilha são:
* Subir uma escada de cordas para bater em um gongo;
* Uma “tirolesa” para ir em um pneu;
* Acertar o alvo com uma bola;
* Atravessar uma muralha de troncos;
* Passar por um hexágono de correntes;
* Descer um grande escorregador;
* Subir e descer a escadaria de um mirante.
O tempo que você demorará no local vai depender da quantidade de visitantes que estará lá no dia. Mas cerca de 1 hora você deve levar para fazer toda trilha. Isso varia também da idade e da habilidade da criança, e de quantas crianças estarão com você. E no fim, a trila é circular, então, após vocês terminarem o percurso, verão alguns bancos e um local que parece uma pequena praça, e já estarão novamente na entrada do bosq> ue.
Por fim, aqui vão mais algumas dicas extras para o passeio no Bosque Reinhard Maack.
> O bosque é todo arborizado e fechado pela natureza, por isso, ele é bem fresco mesmo em dias quentes, não faz mal passar protetor solar, claro, mas use repelente. É uma área inclusive com várias espécies de plantas e alguns animais simpáticos.
> Evite ir com chuva, porque fica bem difícil mesmo de conseguir brincar. Não é impossível, mas fica escorregadio. Ou será um pouco perigosa a brincadeira, ou vocês deixarão de passar em vários obstáculos.
> Não se esqueça de levar água e um lanche. A verdade é que não tem nenhuma lanchonete, mercado ou seja o que for para mesmo comprar um lanchinho. O máximo que possui na entrada, mas que não é uma garantia de sempre estar lá, é um caldo de cana, que cai muito bem no fim da trilha, mas pode acontecer de não ter algum dia. Nas quadras próximas são apenas residências, e tem que andar um tanto a mais até ter algum lugar que venda alguma coisa.
Quer Mais ideias para fazer com crianças? Então confira também 13 passeios gratuitos para fazer em Curitiba com crianças
Confesso que me surpreendi quando estive lá, porque esse lugar fez parte da minha infância, nós morávamos bem perto dele, mas a vida seguiu, me mudei para o outro lado da cidade ainda criança, e fiquei muitos e muitos anos sem voltar. Algumas pessoas diziam que ele não estava bom, mas depois de ver as notícias na Internet da revitalização e com um filho que já poderia ir brincar, fui reviver minhas memórias com ele, ficou melhor do que antes. Alguns obstáculos com certeza mudaram (ou minha imaginação me levou longe), e pra mim, é um local imperdível para ir com crianças, mesmo além do roteiro turístico tradicional.
Aqui estão mais algumas fotos da diversão!
Digam se não é muito legal!!!!
Espero que eu tenha convencido aos curitibanos conhecerem ou irem mais uma vez nesse Bosque bacana, e aos turistas incluírem ele no seu Roteiro com – ou até mesmo sem – suas crianças!
E se vier para Curitiba e precisar de hospedagem, leia aqui meu post com indicações na cidade! Você encontra os melhores preços, e ainda me ajuda e continuar publicando conteúdos e dicas legais para mais viajantes e famílias, e isso não custa nada a mais pra você!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
One Comment
Leave a ReplyOne Ping
Pingback:6 lugares para ir com crianças em Curitiba em dia de chuva - Turismo em Família