Estivemos em maio de 2023 no Iberostar Praia do Forte em família, e aqui vem a opinião sincera desta blogueira no All Inclusive, bora conferir?
Importante desde já: a Rede Iberostar – que tem mais de 100 hotéis e resorts pelo mundo, possui na Praia do Forte, na Bahia, dois grandes hotéis colados um no outro: O Iberostar Bahia e o Iberostar Selection Praia do Forte.
Fomos no Selection, e é sobre ele falarei neste post, até porque, durante nossa visita, o Iberostar Bahia – que é muito bom também e all inclusive, mas um pouco menos luxuoso – estava em reforma.
Até foi possível ver um pouco da estrutura externa, mas estava tudo paradão, e apesar de normalmente os hóspedes do Selection conseguirem transitar para ele (o contrário não é possível) não vou conseguir fazer um comparativo por não ter vivenciado ambos.
E sinceramente? Não fez falta, porque já tinha muuuito o que fazer em um só!
Antes de seguir, uma informação importante: Eles não aceitam estadias menores do que 4 diárias, e em determinadas datas (como feriados) pode ser até mais.
Se você tentar reservar pelo site verá essa informação, já pelo Booking ele diz que não há disponibilidade… porém fiz um teste exatamente em nosso período. Queríamos inicialmente 3 noites, mas quando colocamos 4, apareceu disponibilidade datas. Vale verificar inclusive datas de entrada e saída diferentes, se você tiver flexibilidade, foi assim que encaixamos nossas datas.
Como chegar ao Iberostar Praia do Forte
A forma mais simples e comum é voar até Salvador, e depois pegar um transporte que dura cerca de 1h até a Praia do Forte.
Acho a praia tão gostosa que mesmo para quem está na capital baiana vale muito o passeio mesmo que seja um bate volta (dei alguns motivos aqui), mas é óbvio que a ideia neste caso é passar alguns dias por lá.
O Iberostar Praia do Forte, após a realização da reserva, oferece serviço de transfer, mas não é nada barato e não vale a pena pegar com eles. Uma boa parte do público usa aplicativo de transporte.
Leia também: Opções de Hotel ou Resort com parque aquático no Brasil
Porém, eu prefiro algo mais garantido considerando que somos uma família de 4 pessoas com crianças, e queria um carro que ao menos com um certo espaço para malas e assento para nossos guris.
Sendo assim, achei muito boa a opção de um transfer privativo, e consegui o contato do Valdécio, que trabalha com isso há mais de 23 anos. Foi excelente, pontual, tinha os assentos das crianças, e ele tem 3 opções de carros que são mais espaçosos – nós fomos de Duster. O contato dele é whatsapp 55 71 99616 2712.
Não acho que aluguel de carro compense muito, considerando que acabamos ficando praticamente o tempo todo no resort. Mas é uma opção caso queira sair mais vezes para a Vila e outros passeios e praias na região.
Chegada: Primeiras impressões
Nosso vôo chegou próximo do horário de almoço, e até o desembarque e deslocamento, chegamos já no início da tarde (e famintos), e ainda tínhamos que fazer o check-in, que estava bem movimentado!
Os quartos costumam estar liberados a partir de 15h, mas não há problema em começar a usufruir da estadia antes disso. As malas fica na recepção até a liberação do quarto, e já é possível aproveitar a refeição e infraestrutura do Iberostar Praia do Forte.
Então já deixa uma muda de roupa fácil e uma bolsa de praia pra trocar se logo quiser colocar o chinelo e entrar no clima! Nós tivemos já uma dose de sorte porque havia quarto disponível para nós mesmo chegando um pouco antes, só optamos por almoçar mesmo antes porque a fome estava grande.
De fato o hotel é muito bonito e grande, com áreas bem cuidadas dos corredores e prédios até a beira da praia, e tudo está bonito.
O primeiro almoço confesso que me deixou um pouco apreensiva, porque tinha ouvido bons comentários sobre a comida, mas não foi tão interessante. Longe ser ruim, mas não era aquele uauu esperado… já estava um pouco tarde e mais próximo do encerramento, e fato que dá uma diferença na qualidade, mas nos dias seguintes foi bom sim, e depois falo mais da alimentação!
Quarto no Iberostar Praia do Forte
Fomos então nos trocar e ajeitar algumas coisas no quarto, e este foi um ponto forte da estadia. Os quartos estão em blocos de vilas, e nosso quarto era pra 2 crianças 2 adultos, com duas camas de casal, mas ainda tinha uma cama de solteiro extra.
Eu vou ser sincera que até fiquei na dúvida se nos deram um upgrade, porque o quarto era bem grande, só achei curioso o tamanho da cama ser casal, visto que na maioria dos resorts são de tamanho queen – mas era bem gostosa e confortável.
O banheiro foi destaque, fato! Tinha banheira e a ducha era excelente. As ammeneties eram muito boas e a bancada da pia bem espaçosa.
Como é um all inclusive, o frigobar é liberado para consumo, mas há um ponto interessante em especial sobre a água: o hotel tem política de zero plástico, e disponibiliza águas de vidro para os hóspedes usarem nos quartos, com filtros nos corredores de todos os andares das vilas, e vários pontos. Basta encher, e é uma água super fresca e gostosa.
Vi apenas duas desvantagens: primeiro, as vilas tem até 2 andares, porém não possuem elevadores. Por isso, já peça um quarto no térreo se a questão de locomoção for uma dificuldade para sua família. E segundo, a Copa do Bebê , para os pais que precisam, fica beeem escondida, no último cantinho da Vila, dá pra pedir um quarto mais perto dela.
Apesar de escondida e em um ambiente relativamente simples, a Copa do Bebê é bem completa. Além de ter equipamentos a dispoição como filtro de água, microondas e até liquidificador, tem várias comidas a disposição dos hóspedes, incluindo papinhas doces e salgadas tantos feitas pelo Iberostar Praia do Forte quanto outras opções naturais, além de frutinhas prontas e a disposição. Bem bacana e prático.
Estrutura e atividades
Como esperamos de um All Inclusive, a estrutura é realmente muito boa, e claro que, por termos ido em uma época mais tranquila, sobrou espaço de cadeiras, espreguiçadeiras e mais.
No Iberostar Praia do Forte tem duas grandes áreas de piscina: a que chamo de tranquila e a principal. A piscina tranquila é onde nem tem muita música, mas também é enorme, com borda infinita e onde está o letreiro da foto de capa do post. É um espaço bonito e calmo, perfeito para quem quer curtir lendo um livro ou até com um cochilo ali na beira.
Logo ao lado desta piscina também está mais uma área exclusiva que tem uma piscina privativa e algumas coisas para comer, com pagamento adicional. Próximo também está o Spa, com uma variedade de massagens e serviços. Não fizemos usamos nenhum destes serviços e não senti falta – quem sabe na próxima vai uma massagem, já que gosto bastante.
Já na piscina principal é onde tudo acontece: atividades da equipe de lazer como hidroginástica, jogos de piscina, música e até um bingo que se joga no celular mesmo, bem prático.
Há equipe de lazer adulto e infantil e eles são bem animados, e colocam todo mundo para participar, com uma programação que tem um padrão, mas com algumas diferenças diárias de quem vai conduzir e como vai acontecer – por exemplo, tem alongamento e hidroginástica todo dia, mas muda quem faz e o que é, como ter um jogo diferente por dia. A equipe também tem outras atividades como tiro com arco e carabina e aula de dança.
A piscina é bem grande e as atividades acontecem em uma delas, sendo que há outra próxima de um bar molhado com piscina de borda infinita, e outra piscina próxima de um bar tradicional para adultos também, mas logo atrás do brinquedão de água para as crianças.
O parque aquático infantil é bem bacana, com diversos escorregadores e mini toboáguas, além do baldão gigante que cai a água de tempos em tempos.
A única coisa que realmente não entendi é que a água da piscina das crianças é bem mais gelada do que nas demais. Dá uma boa diferença, tanto que nossos meninos não queriam ficar muito tempo nela em vários momentos, e realmente não sei porquê.
E falando nas crianças, também tem o kids club, que no Iberostar Praia do Forte se chama Star Club. Ele funciona das 9h às 21h sendo possível de as crianças realizarem todas as refeições com os monitores, e nesta janela há apenas um intervalo das 17h30 às 19h para descanso deles, com um momento com os pais.
Claro que a criança fica livre para sair quando quiser – nós ficamos em alguns momentos juntos na piscina, algumas refeições e quando alugamos uma bicicleta família – mas eles também gostaram muito de ficar com “os tios”.
Não existe custo adicional para a monitoria – salvo alguma noite especial, como no caso de um dia que tinha uma festa pirata que inclusive ia em um horário além das 21h, até 22h30. Basta fazer um registro da criança, e diariamente fazer a entrada e saída de controle com os monitores.
Gostei bastante dessa parte porque eles realmente verificavam se a criança estava ou não com o responsável para sair, sempre controlando que estava com eles com coletinhos. Vi situações deste cuidado o que me deixou bem satisfeita.
A monitoria é de 5 a 8 e depois de 9 a 12 anos. Se a criança pode ou não sair sozinha são os pais que decidem no caso dos mais velhos, e não é permitido no caso dos mais novos.
O star club é uma brinquedoteca com jogos e sala de TV, e achei interessante que tem até uma piscina infantil logo atrás. Mas este espaço deve mudar porque está em construção um novo Star Club que acredito que ficará ainda melhor e maior, acho que em 2024 já estará em funcionamento, tenho certeza que neste estilo!
Com as crianças no kids club, tínhamos alguns bons momentos para relaxar, e nosso objetivo foi ter esse tempo adulto – porque viagem EM família mesmo aí a gente faz pra bater perna e aproveitar outros lugares juntos. E tá tudo certo ter esse tempinho assim!
Por fim, ainda tem a praia. Na frente do hotel que está pé na areia existe toda estrutura de espreguiçadeiras e guarda-sóis, com acesso em um escadaria onde está um bar. Não há garçons na praia (há nas piscinas) mas é fácil de pegar algo por ali.
O mar é aberto, bonito, porém agitado… banho de mar só no raso mesmo. Aí para um banho de mar mais tranquilo precisa ir até as piscinas do Lord, próximo da Vila e do Projeto Tamar. Caminhando dá cerca de 1h, mas a areia é inclinada e um pouco pesada, fica ao seu critério, nós fizemos, mas com alguns protestos aqui!
Restaurantes e comidinhas do Iberostar Praia do Forte
Vamos para o que mais interessa pra muita gente: a comida! A estadia tem o Restaurante principal que se chama Pelô e serve todas as refeições, assim como um restaurante próximo a piscina chamado Maresia, com lanches e comidas mais práticas no almoço, com o um quiosque próximo de comidinhas baianas (tem um acarajé bom).
A noite o Maresia se transforma em um temático mexicano, e há ainda mais 4 restaurantes temáticos: o Do Lago (gourmet/francês), Novecento (italiano), Odoiá (baiano) e Thai (oriental).
Sendo um mínimo de 4 diárias, você tem direito de ir a 2 temáticos, e vai aumentando na medida que você fica mais tempo.
No restaurante Pelô também é servido o café da manhã, que é muito bom. São muitas estações de frios omeletes e todos os tipos de ovos, tapiocas, bolos, cereais, pães, frutas e alguns produtos sem glúten e lactose.
Gostei em especial de poder montar bruschettas com grãos e outros produtos que ficavam muito boas, tinham algumas montadas também… mas eu preferia escolher a fatia de pão.
A criançada adorou a estação de donuts e panquecas, inclusive com nutella. Já o ponto fraco achei as bebidas, visto que os sucos e vitaminas até tinham variedade, mas não tão saborosos.
O almoço e jantar no Pelô também estavam bons, mas achei os jantares melhores, provavelmente até pela operação ser mais tranquila neste espaço por conta dos temáticos. Sempre tinham carnes, frutos do mar, risotos e boa variedade de saladas e massas. Há a estação do macarrão – que nosso mais velho aproveitou muito bem – e também sobremesas.
Destaco a cocada branca que estava sempre deliciosa! E sempre tem um buffet de sorvetes a disposição também.
Já dos restaurantes temáticos, provamos o baiano e o oriental. Ambos tem um buffet de entradas e saladas, assim como sobremesas, e um cardápio somente para pedir um prato a la carte.
No baiano, comemos uma ótima moqueca, e no oriental (que tem a maior base japonesa, mas alguns pratos de outros países também) comemos yakissoba e até um cordeiro, também estavam bons, porém… houve falha no serviço porque erraram nossos pedidos nas duas noites, e senti também em alguns momentos mais algumas diferenças, como no preparo de coquetéis – alguns tinham diferenças na dosagem e sabor, e passamos a pedir sempre no mesmo bar, por exemplo.
Ah, vale uma menção boa aos drinks. A variedade é muito boa em especial dos não alcoólicos – e nós que não bebemos pudemos provar muitas opções diferentes, o que não é comum por aí.
Shows e demais espaços
Depois do jantar e de pegar a criançada no kids (que aliás, sempre um teatrinho para as crianças antes com os tios no mesmo espaço dos shows), acontece atividades e apresentações aos hóspedes. Pode ser um musical, homenagem, e são bacanas.
Assistimos por exemplo um de Michael Jackson, com moonwalk, e muita dança, e foi bem legal. Pena que não aproveitamos tanto porque como os meninos estavam sempre bem cansados, acabávamos indo pro quarto com eles.
Além de tudo o que mencionei, o Iberostar Praia do Forte tem:
> Uma ótima academia (sim, nós inclusive fomos): com boa estrutura de musculação e aulas diversas. Fica em um lugar diferente antes da recepção, e tem uma escadaria.
> Aluguel de veículos para pedalar: essa é um atividade de custo a parte (com duas pessoas e uma criança era 60,00 por hora na data, mas depende do veículo) porém bem divertida e boa para conhecer todas as áreas do hotel. O pessoal da monitoria faz o passeio com as crianças por conta deles, mas fizemos depois em família.
> Lojas: há pelo menos 5 lojas que vendem roupas de praia, lembranças e itens pessoais (pra quem esquece o protetor, estas coisas), joias e pedras e mais.
> Cafeteria 24h, pra quem ainda tiver uma fome na madrugada, sempre tem alguns salgados e doces ali. Tem uma tortinha de chocolate que vale a pena.
Afinal: Vale a pena?
Considerando o custo benefício, ainda que eu tenha achado mais caro do que poderia ser – mesmo em baixa temporada quando fomos – valeu sim a experiência. E claro que a criançada amou.
Pra quem não quer pensar em nada, definitivamente este é um bom lugar, mas reserve o dinheiro porque vai precisar – Pelo menos na nossa realidade!
Eu recomendo ir ao menos 1 vez e tirar a prova, e se for reserve aqui pelo blog (sem esquecer do mínimo de 4 noites) e depois volta contar sobre sua experiência. E programe-se para ir de alguma forma em média ou baixa temporada que é mais tranquilo, mas não vazio, e vai ser muito bom de curtir!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
One Comment
Leave a ReplyOne Ping
Pingback:Destinos com crianças de 1-3 anos no Brasil - Turismo em Família