Você já usou ou pensou em utilizar o serviço de babá de um hotel? Ou tem filhos mais velhos que já podem brincar por todo o dia com a equipe de recreação infantil enquanto os pais aproveitam para relaxar e curtir a hospedagem?
E considerando que existe outra pessoa ajudando com as crianças, poderiam os pais escaparem do hotel para aproveitar a cidade ou fazerem algum outro passeio?
Não estou falando aqui de “nossa, mas vocês estão de férias em família e já querem deixar as crianças com outra pessoa” ou se você tem ou não coragem de deixar seu bebê com uma babá que você acabou de conhecer, mas simplesmente o fato de, seja qual for o motivo, desejar utilizar este serviço.
As melhores hospedagens com recreação e diversão com as melhores tarifas, confira e reserve aqui: Resorts do Brasil
A ideia deste post foi justamente a partir de uma discussão online que vi e que havia muita dúvida quanto a isso. A pergunta veio devido a uma viagem para Foz do Iguaçu onde os pais queria fazer o circuito especial para a visitação da Usina de Itaipu, sendo que esta visita – diferente da panorâmica que é para todos – só pode ser realizada por pessoas acima de 14 anos. Os pais queriam contratar uma babá por cerca de 3 horas para fazer a visita completa, e as crianças ficarem no Resort com uma pessoa responsável, mas a dúvida surgiu se eles realmente poderiam se ausentar do hotel, ou usar o serviço apenas para desfrutar das piscinas, refeições e do spa no local enquanto a babá cuidava de seus filhos.
Fiz então uma pesquisa com Hotéis e Resorts de norte a sul de nosso Brasil perguntando exatamente isso: os pais podem ou não se ausentar ao deixarem seus filhos com babás ou com a recreação?
Vários estabelecimentos informaram que possuem os serviços disponíveis de babá e recreação – especialmente os deliciosos Resorts Nordestinos. Recebi vários retornos, e os mais completos vieram do Bourbon Hoteis & Resorts (Foz do Iguaçu/PR), Vivá Resort (Porto de Galinhas/PE), e Enotel Hotels & Resorts (Porto de Galinhas/PE).
Eis as conclusões gerais da pesquisa:
> Se você contrata uma babá, em geral você pode sim, se ausentar, e até mesmo levá-la junto em certos casos. O fato é que são poucos hotéis que a babá é funcionária do estabelecimento. Em quase todos os casos é um serviço terceirizado, onde o hotel entra com a indicação e parceria, mas a contratação em si é direta entre o hóspede e o profissional / empresa responsável, e a única coisa é que o hotel permite que a babá fique lá dentro, se esta for a opção dos pais.
O hotel se isenta da responsabilidade e os cuidados da contratação são todos resolvidos a parte. Você decide então se vai sair para um compromisso, compras na Vila da cidade ou um passeio que desejar.
> Já em relação a equipe de recreação o cenário muda. Estes profissionais são contratados do hotel, e ainda que as crianças possam ficar o dia todo com eles na brincadeira e inclusive nas refeições, e os pais podem acabar vendo elas só no fim do dia, ainda assim, eles devem ficar por perto. O recreador não foi contratado para cuidar e se responsabilizar pela criança, mas para proporcionar diversão e entretenimento. Se acontecer qualquer coisa: um pequeno machucado, ou apenas um dengo e um “quero voltar pro quarto” o profissional não tem responsabilidade nenhuma pela criança e os pais precisam estar em algum local do hotel para que seu filho possa ser atendido por eles a qualquer momento
Então, a regra geral é que, mesmo que você tenha um filho mais velho e que possa ficar com a equipe de recreação o tempo todo, caso você precise se ausentar do hotel, você deverá ter um responsável no local por ele, seja você ou uma pessoa contratada. Claro que vale consultar seu hotel sobre as opções e possibilidades oferecidas, por quanto tempo contratar, qual antecedência é necessária para ter uma profissional a disposição, e inclusive se é um serviço do hotel ou terceirizado. Mas, em geral, a prática é esta.
Eu ainda não utilizei o serviço, mas acho que pode ser muito bom, especialmente para os casos de compras e locais que não são nada atrativos para crianças, ou até mesmo um jantarzinho romântico que a tempos que um casal não tem. E nada como conversar e tirar todas as suas dúvidas, conhecendo bem a profissional, para ter mais segurança: pode ser uma das únicas alternativas para muitas famílias.
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.