in ,

Melhor Vista de Santiago Chile: Qual escolher?

No alto do Cerro San Cristóbal
No alto do Cerro San Cristóbal

Por que um post sobre a melhor vista de Santiago, capital do Chile? Bem, entre os vários atrativos da cidade, 3 deles que são bem famosos por acaso são lugares também muito conhecidos e visitados pelos turistas.

Nós mesmos, que fizemos um roteiro super rápido e curto de 1 dia por lá conseguimos dar uma espiada em cada um deles, e assim consigo passar uma experiência bem real para que está lendo o post (sim você)!

Para saber qual é a melhor vista de Santiago, é melhor saber quais são estes pontos turísticos onde é possível ver a cidade. Vou primeiro mencionar cada um deles, e em seguida comentar as impressões de cada lugar. Vamos lá:

A caminho do topo do Cerro Santa Lúcia: o parque todo é bonito.
A caminho do topo do Cerro Santa Lúcia: o parque todo é bonito.

Cerro Santa Lúcia: É o mais central de todos, e gratuito. Trata-se de um parque público com jardins e construções antigas históricas, monumentos pequenos entre flores e árvores, e super agradável.

Há duas entradas, uma principal com uma grande fonte, e outra menor pelos fundos, que já dá quase na esquina de uma ótima opção local para quem quiser comer a típica Centolla (o caranguejo grandão saboroso) fora do mercado central com um preço um pouquinho mais acessível no Restaurante A Su Mer-C.

Das 3 opções, é a vista mais baixa e menos acessível, visto que é possível apenas chegar na área mais alta de escadas (prepare o fôlego).

 

Nossa estadia também foi bem perto do Cerro Santa Lucia, no Hotel D’Door. Conheça esta opção e leia também o review de hospedagem deste hotel

 

Cerro San Cristóbal: O Cerro San Cristóbal é um parque urbano gigantesco, e existem muitas áreas de lazer nele, se você explorá-lo por inteiro (que como turistas é quase impossível), contando também com um Zoológico, um santuário e uma estátua chamada La Virgen (ela é grande), e até com piscina pública. Há um teleférico onde é possível percorrer do alto boa parte do parque – quando fomos este não estava funcionando.

Porém, para subir e ter a visão da cidade do alto, ainda que seja possível ir caminhando, a forma mais interessante é um funicular (pagamos 3000 pesos) que tem uma primeira parada para acesso ao Zoo, e a segunda já no acesso ao mirante, mais alto que o outro cerro e com uma visão bem panorâmica.

O Cerro San Cristóbal está bem próximo do badalado Pátio Bela Vista, um centro de restaurantes, bares e pequenas lojas charmosas, bom pra qualquer horário, e muito movimentado. Um dos restaurantes mais procurados é o Como Água para Chocolate, que está junto ao complexo – mas com entrada na rua dos fundos, uma opção gastronômica muito famosa entre os turistas, e apesar de não ser muito barato, tem um ambiente muito bonito e pratos muito bons (nós provamos).

Pôr do Sol no Sky Costanera
Pôr do Sol no Sky Costanera

Sky Costanera no Shopping Costanera: Localizado em um bairro um pouco mais distante do centro, mas muito movimentado, o Sky Costanera é imponente, afinal, é o edifício mais alto da América Latina, e tem só de shopping 5 andares.

Você de fato terá a vista mais alta de todas, e mais diversificada, por ser 360º, mas diferente dos outros que são ao ar livre, ou você vê no primeiro piso do mirante uma vista em ambiente fechado por vidros, ou no segundo piso você tem um vão livre entre altos vidros grossos.

Porém, a modernidade tem um preço alto: são cerca de 15.000 pesos por pessoa – preço de junho/2019 e ainda que o elevador chegue rápido, não há muito mais que isso lá em cima (há uma cabine de fotos, pagas a parte).

Qual é a melhor vista de Santiago então?

Das 3 que fomos, me apaixonei por uma, e gostei de duas – e isso é bem pessoal, mas já explico meus porquês que podem te ajudar inclusive a decidir em qual ir, caso não queira ir em todas.

 

No Chile também conhecemos a estação de neve de Portillo (leia nossa experiência), qual a agência 321Chile que atende brasileiros e foi ótima. 

 

Talvez isso surpreenda alguns de vocês, mas o imponente Sky Costanera ficou em terceiro lugar no meu ranking. A vista dele é sim linda, mas achei que consegui ver melhor a cidade um pouco mais baixo, além do preço ser muito alto. Eu estava muito curiosa pra ir por tudo o que ele representa, fora que o shopping é muito bom, com lojas bacanas que não tem no Brasil, como H&M e a italiana Calzedonia (adoro para meias). Mas ainda ainda assim, foi o menos surpreendente.

Meu segundo lugar ficou com o… Cerro Santa Lúcia, e esse eu não deixaria de visitar de toda forma. É que o parque todo é muito bonito e agradável, mas vá com uma roupa confortável, especialmente calçado, são muitas escadarias e acessos. A vista é bacana, mas você vai descobrindo cantinhos e lugares entre jardins e ruínas que não deixa cansativo como um todo, porém, não deixe de levar uma garrafinha de água em dias quentes.

Muito amor no Cerro San Cristóbal
Muito amor no Cerro San Cristóbal: A foto não está tão boa, mas a vista garanto que é maravilhosa!

Então, o campeão! A melhor vista de Santiago do Chile, na minha humilde opinião, é a do Cerro San Cristóbal. Primeiro, ela é a a maior horizontalmente, e você tem várias áreas do mirante para apreciar. Ela também é mais alta que o Santa Lúcia, e tem uma área muito gostosa, incluindo lanchonetes e as atrações família, como o Zoo.

E talvez meu impacto seja maior porque pegamos um fim de tarde lá, onde vimos o sol se pôr, e foi lindo! Também fizemos isso no Sky Costanera, mas acho que a experiência ao ar livre ali sem ter o vidro me deixou mais emocionada e feliz por apreciar toda a beleza e vida de Santiago. Engraçado é que foi o lugar que tivemos menos tempo pra curtir, e também deixou uma ponta de saudade e vontade de retornar para passear muito mais por lá.

Se eu tivesse que escolher alguma delas, eu ficaria com os dois cerros, e deixaria o shopping para outra ocasião. E pela variedade de opções do que fazer, se fosse pra ser um só, faria o Cerro San Cristóbal. Porém, adianto que a vantagem dele é pequena, porque o Santa Lúcia é lindíssimo, e foi tão concorrido que fiz uma enquete no instagram do Turismo em Família sobre qual deles deveria visitar, e o resultado foi de 51% no San Cristóbal para 49% no Santa Lúcia. É difícil mesmo decidir, e puder entender por conta própria.

Mas espero que essas dicas te ajudem a decidir, ou então me contem depois qual é a sua favorita nos comentários. De toda forma, você terá vistas lindas de vários jeitos na capital chilena!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *