in , , , ,

Lapa PR: Roteiro de 1 dia completo de passeio para toda a família!

dois meninos junto a canhão em praça histórica

A Lapa PR tem ótimos motivos para ser visitada: é perto da capital do Paraná, tem muita história, os principais atrativos são próximos, e rende um delicioso dia entre natureza, gastronomia e memórias de heróis!

O município fica a cerca de 65km de Curitiba, e seu acesso tem somente 1 pedágio (salgado, paguei R$ 15,30 em 2021) bem na entrada da cidade, e a viagem é bem rápida partindo da capital.

Entre as opções de passeio, é possível conhecer a história do Cerco da Lapa, assim como a gastronomia lapeana, já que a cidade foi ponto de descanso de muitos viajantes nos anos de tropeirismo no Brasil.

A cidade é pequena, pacata e tranquila, e tem um clima bem acolhedor e familiar, o que foi ótimo para meu passeio com as crianças. Aliás, programa que fiz “sozinha com os dois” afinal não estou sozinha no fim das contas, mas deu tudo certo o passeio eu e eles!

O roteiro que vou propor pode ser feito em duas partes e você decide qual fazer antes e qual depois, entre manhã e tarde. Eu achei melhor fazer assim por conta da disposição e rotina das crianças, mas se fizer o inverso pode pegar um lindo pôr do sol no fim do dia, você que escolher! E claro: a ideia deste passeio é fazê-lo de carro.

letreiro da cidade
Boas vindas à Lapa: O letreiro está bem na entrada da cidade.

Chegue no início da manhã – não precisa madrugar – e faça o primeiro pit stop no letreiro, que fica bem na entrada. Aliás, na rotatória de acesso você pode apreciar o mural aos tropeiros, e garantir uma foto no simpático letreiro em uma área de lazer, e o início da avenida de acesso da cidade que também tem um grande canhão. Este local tem estacionamento e é o centro de informações turísticas. Infelizmente estava fechado quando fomos, mas você pode inclusive pedir dicas se estiver aberto.

Siga logo de cara então para o Parque Estadual da Gruta do Monge. Ele fica bem no alto da cidade, mas é pertinho do centro, com acesso asfaltado. Não demoramos nem 10 min desde a nossa chegada.

Este parque – que homenageia o Monge João Maria, que costumava meditar neste local – tem logo na entrada um espaço de mirante, onde é possível apreciar muito bem o alto da cidade e da região. A vista está logo no acesso, onde tem um pequeno prédio de apoio, assim como um pouco mais para a frente da entrada, e onde está uma grande estátua de Cristo apontando para a cidade.

Vista da Lapa do alto
Vista da Lapa do alto do Parque Estadual do Monge

Até aí você pode andar de carro, até poder então acessar a área da Gruta. São na realidade grandes paredões de pedra com formações bem diferentes e bonitas. A trilha tem menos de 1km e os relatos mostram que é de nível fácil, mas infelizmente acabaram fechando bem no dia em que fomos, e não posso confirmar. Porém, já vi fotos de crianças lá, então impossível não é.

paredões do parque estadual do monge
Paredões do parque estadual do monge. Crédito: Wikipedia

O acesso ao parque é gratuito, e próximos aos mirantes estão grandes gramados que valem um piquenique gostoso ou mesmo um relax e brincadeiras. É bom pra fazer um lanchinho antes da trilha ou mesmo pegar um solzinho, or só pra deixar os pequenos correrem um pouco ali mesmo.

Nós porém dali já fomos para o almoço. O ideal é você provar a gastronomia da Lapa PR que tem todo o toque tropeiro, incluindo quirera com bacon, farofa e carne de porco. Lembra um pouco a comida mineira, mas não é igual, tem suas características próprias.

selfie de mãe com dois filhos pequenos em restaurante histórico em madeira
Eu e os guris já no almoço com toque histórico.

Há dois locais mais conhecidos: O Lipski é um restaurante bem tradicional e antigo que serve estes pratos, mas nós optamos por comer no Espaço Único, bem no centro histórico. É um buffet bem completo que varia a comida do dia a dia com a gastronomia da Lapa. Fora que o espaço também é histórico e bem bacana, de muitas fotos. Fica bem em frente a igreja central e não tem erro: é fácil de achar.

Seja qual for sua opção, você já pode começar a bater perna então no Centro Histórico. Ali você vai conhecer um pouquinho das construções antigas, e são apenas umas 4 quadras para visitar os principais pontos que estão no centro. Infelizmente não pudemos entrar nos museus (eu conheço de muito tempo atrás, mas os meninos não puderam ir), mas mesmo assim é bem gostoso passear nas construções ao ar livre, que vimos sem problemas.

Os principais atrativos históricos do centro da Lapa PR são:

> Panteon dos Heroes: A Lapa ficou gravada na história brasileira por ser o local de uma batalha importante no início do Brasil república, onde houve brava resistência de um número muito menor dos defensores da democracia (republicanos) que combatiam o avanço de tropas opositoras (federalistas). O Panteon é um espaço que faz homenagem para aqueles que defenderam esta causa, e possui bustos, histórias e até canhões na praça da cidade – que estão na foto da capa o post.

Dois meninos em continenência em frente a prédio do Panteon
As crianças também aprenderam o valor dos heróis da guerra!

> Theatro São João: O espaço de apresentações é ainda usado para manifestações culturais, mas tem muita história. Entre as mais importantes, acabou servindo de hospital de guerra para a recuperação dos feridos na época das batalhas.

> Casa Lacerda: Um espaço de museu que pertencia a família Lacerda, e que se mantém preservado até hoje mostrando como era a residência de uma família da Aristocracia em tempos antigos. Há detalhes muito interessantes.

> Estátua de Francisco Cunha Pereira: Você vai se deparar com o simpático de senhor sentado lendo o jornal no banco da praça, que foi o ex-diretor-presidente do jornal Gazeta do Povo, e contribuiu muito para a cidade.

Logo atrás está um parquinho gostoso para a criançada, e dá sim para tirar umas boas fotos, além de apreciar toda a arquitetura enquanto a turminha se diverte.

estátua e parquinho no centro da Lapa
O lapeano de coração homenageado, e a diversão aos pequenos no fundo.

> Museu das armas: Já no final do centro histórico, ele é um pequeno mas interessante espaço com alguns artefatos de guerra, além de seu edifício também ser histórico e abrigar a câmara de vereadores no segundo andar. Em seu entorno há um pequena praça que homenageia desta vez outros heróis: os lapeanos que lutaram na segunda guerra mundial.

A Casa Lacerda e o Museu das Armas são atrações pagas, mas de valores simbólicos. Não pudemos confirmar os valores por estarem fechados, mas não é nada caro. Algo em torno de R$3,00 (mas pode mudar, devido a pandemia, já que muita coisa ficou fechada por tanto tempo).

Aproveite para passear, fotografar e apreciar, e aí já siga para o último atrativo, a Igreja de São Benedito. Ela é bem alta perto dos demais edifícios da cidade. Mesmo se apreciada de fora apenas já vale a foto.

Prédio da Igreja de São Benedito
A Igreja de São Benedito

A dica de fim de roteiro é provar outra comidinha tradicional: a coxinha de farofa da Padaria Zeni, que agora é Zeni Café. Já está há muitos anos mesmo na cidade, e esta coxinha é diferente por ser feita de farofa, e tem vários sabores, e de massa folhada. Provamos a de frango tradicional, assim como a de linguiça blumenau. É diferente, vale provar sim e fica na rua principal, a Av. Dr. Manoel Pedro.

Antes de ir, e se estiver com crianças, dê uma voltinha nessa simpática avenida. Há mais casinhas históricas, e bem no final dela há uma bonita vista em mais um simpático parquinho bem conservado que nos fez demorar um pouquinho mais pra ir embora. A vista é justamente o outro lado do Parque do Monge e é gostoso de apreciar.

Crianças brincando no parquinho
A surpresa kids friendly no final da Avenida!

Hospedagem na Lapa PR

O roteiro que fizemos dá bem tranquilo pra fechar um bom dia de passeios. Como não entramos em todos os lugares conseguimos fazer tudo até o início da tarde, e com certeza voltaríamos no fim de tarde se tivéssemos conseguido fazer a proposta completa. Porém, se quiser apreciar mais a cidade e aproveitar com calma os lugares, você pode passar uma noite por lá.

Por ser uma cidade bem pequena, não há grandes hotéis, apenas pequenas pousadas. A mais charmosa, histórica e com elogios para o café da manhã é a Pousada Solar da Lapa. Uma edificação histórica que em tudo a ver com o estilo da cidade.

Porém, afastado do centro, está também um dos maiores centros de bem estar e lazer, a Lapinha. Ali é um Spa, não um hotel regular, e inclusive não atende crianças… mas é uma opção para aqueles que desejam se reconectar e buscar uma melhoria de saúde acompanhado de alguns excelntes profisionais.

Pra finalizar, mais algumas fotos da cidade de onde passamos. Espero que vocês tenham gostado do roteiro!

Buffet do Restaurante Espaço ùnico
Buffet do Restaurante Espaço ùnico
A cozinha de farofa e demais salgados do Zeni café
A cozinha de farofa e demais salgados do Zeni café
A fachada do Museu das Armas
A fachada do Museu das Armas
Estátua de General Carneiro e Igreja Matriz ao fundo
Estátua de General Carneiro, o líder do Cerco da Lapa e Igreja Matriz ao fundo
Casa histórica
Uma das charmosas casinhas na cidade
Estátua no Parque do Monge
Estátua no Parque do Monge
Centro histórico e banco de praça infantil
Mais um pouco do centrinho

 

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.