in

Incêndio na Notre Dame: Viver e Recomeçar

Notre Dame
Notre Dame

Quando vi a primeira notícia sobre o Incêndio na Notre Dame o meu coração parou por alguns segundos: Como assim? Como poderia aquilo estar acontecendo?

Ao longo dos dias, fui digerindo as notícias… a queda da torre chamada de flecha ainda me dá um nó no estômago, e ver imagens das chamas e cinzas de todo o ocorrido é difícil, especialmente de um lugar que tanto me surpreendeu. Eu imaginava uma catedral pequena e com alguns vitrais bonitos, mas foi muito mais do que isso. Uma riqueza de detalhes, e de história. Muito maior do que eu pensava que era, e uma recordação de como é bom ter a surpresa de algo inesperadamente melhor do que aquilo que está em sua cabeça.

Mas, depois do incêndio na Notre Dame, para pensar e outras coisas. Ainda que fiquei – e ainda estou – triste pelo o que aconteceu, eu ao menos estive lá e tenho essa memória em mim. Mas muita gente ainda não esteve, e várias delas podem ter tido a oportunidade de visitá-la, mas deixaram de fazê-lo, e agora precisarão esperar alguns anos para isso.

Fiquei pensando que vida é mesmo imprevisível, e por isso não podemos deixar de VIVER! E para mim isso significa ter experiências, atitudes e buscar nossos sonhos. Não deixe de viver sua vida intensamente com quem mais ama. Explore, viva, faça isso com seus filhos, pais e pessoas amadas, porque nunca sabemos quando um “incêndio na Notre Dame” pode acontecer na Catedral da nossa vida.

Claro que tudo isso exige planos, e muitas vezes sacrifícios. Mas faça-os, porque eles valem a pena, digo por experiência própria. E olha, não é que a gente precisa gastar uma fortuna para viver, mas isso significa deixar a preguiça de lado e ver uma cachoeira pertinho de casa, ou até mesmo empinar pipa com seus filhos no parque da cidade. Isso está a disposição de qualquer pessoa, e a gente nunca sabe especialmente o que pode acontecer com que mais amamos.

Seguindo um pouco mais na semana pós incêndio na Notre Dame, vi as inúmeras doações realizadas para a sua reconstrução. Uma esperança que veio de muitas pessoas e do mundo todo, e que isso é totalmente possível.

Me lembrei da minha visita a Dresden, uma das cidades alemãs mais bombardeadas na Segunda Guerra Mundial. Vi fotos de como ela ficou, e de como ela está atualmente reerguida, e é IMPRESSIONANTE. Isso me fez pensar que, apesar de tudo, sempre podemos Recomeçar!

O ser humano tem capacidades e dons, e a Notre Dame será reconstruída. Ela passou por muitas coisas, ela também sobreviveu a guerra, e isso será superado. Por fim, assim como esta igreja e outros monumentos se reergueram, todos nós podemos nos reerguer sempre também.

Quando um incêndio acontecer, vai ser difícil de encarar, especialmente quando estivermos em meio as chamas, mas sempre podemos e recomeçar, porque o fogo se apaga, e temos a cada dia uma nova oportunidade de fazer tudo ser diferente e melhor!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *