in

Cachoeira do Panelão: Perto de Curitiba, Estruturada, e Sensacional!

Cachoeira do Panelão, só 60km de Curitiba, e também próxima à Ponta Grossa.
Cachoeira do Panelão, só 60km de Curitiba, e também próxima à Ponta Grossa.

Que tal conhecer uma cachoeira pertinho de casa, com uma excelente estrutura para atender seus visitantes, e ao mesmo tempo ser um lugar de beleza natural sem igual? Se você é de Curitiba ou Ponta Grossa no Paraná, seja bem vindo à Cachoeira do Panelão!

Fui em um sábado com meus filhos, sozinha com os pequenos. Pode ter sido um pouco de loucura, mas arrisquei porque o local tinha estrutura, eu ainda não conhecia, e não me arrependi, foi ótimo!

O acesso é bem fácil a partir da BR-277, logo após o primeira pedágio sentido Ponta Grossa, onde há o acesso à cidade de Palmeira. Quando você olhar a placa que dá acesso à Colônia Witmarsum (logo após passar o recanto dos papagaios) o entrada é praticamente em frente à ela, você já está na propriedade (que é particular) da Cachoeira do Panelão. A dica é nesse local não usar o GPS, ele não encontra (experiência própria – e no Facebook da Cachoeira já tinham dado a dica, fui insistente e andei uns 8km a mais por isso).

Mateus na Cachoeira do Panelão, só 60km de Curitiba, e também próxima à Ponta Grossa.
Mateus na Cachoeira do Panelão, só 60km de Curitiba, e também próxima à Ponta Grossa. Ele curtiu!

Aliás, acesse a Rede Social deles. Por motivos de segurança do local, que abre apenas nos finais de semana e feriados, não é ainda assim em todos eles que a Cachoeira do Panelão está aberta, depende do clima. Nesse caso, toda semana eles avisam quando pode e quando não pode ir. No final do post está o link.

Ao chegar no local, já verá um lindo túnel de árvores para chegar na entrada, é só o começo da beleza natural do atrativo. Você chegará na recepção, onde fará o pagamento do ingresso.

Atualização/2021: O valor do day use em agosto de 2021 está 89,00 com almoço incluso, e preço reduzido para crianças de 4-10 anos por R$59,00 – Isento abaixo de 4 anos, porém, há outras opções de passaporte que inclui novas atividades no local.

Eles não aceitavam cartões quando fomos, mas acho que pode ter mudado, mas levar dinheiro em espécie não faz mal, vale a pena perguntar. Ainda assim, é tudo muito organizado, todos uniformizados… e este valor inclui o estacionamento na proximidade da cachoeira.

Após o pagamento você segue por uma estrada de chão entre plantações e belas paisagens dos campos gerais, até o estacionamento. A estrada é… de chão! Um pouco íngreme, mas não tão ruim. Vários carros de passeio normais estavam lá.

 

A região dos Campos Gerais tem belezas de tirar o fôlego. Você pode se hospedar em Curitiba , Ponta Grossa e até mesmo algo mais rural em Palmeira para curtir cachoeiras e natureza sem igual com sossego. Acesse os links nas cidades para encontrar sua hospedagem”

 

Aí você terá mais uma descida caminhando e verá uma casa onde estão banheiros, chuveiro e um pequeno restaurante, já com uma bela vista. Infelizmente não é permitido levar comidas e bebidas ao local, e se consome apenas nesta área (isso por abusos de pessoas que estiveram lá), mas tem tudo para comprar: água, refrigerante, sucos… e alimentação boa, incluindo vários salgados assados, pizzas individuais, e pratos feitos com frango e fritas, e a especialidade do local: polenta com chuleta. Fomos nela e não nos arrependemos, estava deliciosa. Agora com almoço incluso não sei exatamente como é funcionamento do passaporte nesse sistema, mas com certeza estruturado é.

As panelas, que são piscinas naturais, chegam à 6m de profundidade.
As panelas, que são piscinas naturais, chegam à 6m de profundidade.

Ainda tem buffet de sorvetes, e de tudo isso, o preço é bem honesto, nada abusivo.

A primeira área da cachoeira é uma parte de rio onde você vê piscinas naturais rasas e também as panelas, que são buracos que chegam à 6m de profundidade. São bem interessantes. E sim, se você sabe nadar, se joga neles, com segurança claro.

Felizmente, o local tem algo muito bom: Guarda-Vidas. Há pelo menos 2 ou até 3 deles cuidando da segurança de quem desfruta da Cachoeira do Panelão.

Você já terá usado algumas escadarias, e agora é hora então de descer para a cachoeira em si, que possui uns 12 m. É uma região que parece um mini cânion e que termina na cachoeira, que possui um lago bem profundo também. Nele, tem um acesso ao lado como uma escada de corda para os corajosos que desejam pular da área alta, assim como fazer um balanço, quase uma tirolesa.

Eu fiquei em uma área rasa ao lado da cachoeira inicialmente, depois saímos para a parte alta, e curtimos as piscinas. Meu bebê queria se jogar em todos os lugares, especialmente os que não eram pra ele! Mas, deu certo, e curtimos bastante.

Área das piscinas naturais na Cachoeira do panelão, linda!
Área das piscinas naturais na Cachoeira do panelão, linda!

Curtimos bastante nosso passeio e tenho vontade de voltar com mais amigos e familiares, afinal novas atividades foram integradas ao complexo, inclusive uma nova tirolesa que passa por cima dela.

Não se esqueça que é rio, e bem, a água é gelada! Eu levei toalhas e uma bolsa equipada, e também não esquece o repelente e o protetor solar para os dias ensolarados!

 

Quer mais cachoeiras na região? Leia também – 4 cachoeiras em Ponta Grossa/PR lindas e acessíveis para ir em família, pertinho de Curitiba

 

Ah, e já que você está do lado de Witmarsum, aproveita e passa lá se der tempo. A colônia alemã é recheada de delícias, e você consegue escolher um café colonial ou pelo menos um docinho para levar pra casa. Eu peguei uma torta de maçã para levar pra família depois de nosso passeio.

Eu e os meninos na Cachoeira do Panelão
Eu e os meninos na Cachoeira do Panelão

Ficam aqui as informações de acesso:

Cachoeira do Panelão

BR-277 Km 146,5 sentido Palmeira/PR

https://www.instagram.com/cachoeiradopanelao/

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *