in ,

O que fazer em Guarapuava / PR: 11 opções entre Parques, Natureza, Cultura e mais do que você imagina!

letreiro de Guarapuava

Talvez você nunca imaginou o que fazer em Guarapuava, nem mesmo considerou a cidade paranaense como um destino turístico, saiba que é sim uma viagem super gostosa para um final de semana ou feriado.

Nós tivemos essa experiência onde combinei uma escapada de respiro (em tempos de pandemia) em um sítio delicioso no estilo turismo de isolamento, mas justamente por viajarmos para uma localidade pouco turística, e curtirmos os atrativos ao longo da semana, deu super certo conhecer lugares ao ar livre e super gostosos, com pouquíssimas pessoas por lá.

Esta é uma viagem bacana de ser feita de carro, para ir parando em cada lugar, e aproveitar bem cada parada, assim como os atrativos mais distantes serem mais difíceis de acessar de outra maneira.

Jardim Europeu de Guarapuava
Jardim Europeu de Guarapuava: Muito bonito!

O bacana é que, por ser uma cidade no interior que não é tão grande (mas ainda assim completa e bem estruturada), boa parte das atrações são bem próximas uma das outras. Por isso conseguimos visitar 4 parques em um único dia.

 

Leia também: Viagem de Carro – O que providenciar e rotas bacanas no Brasil para curtir a estrada!

 

Há ainda a região de colônia e atrativos de natureza mais distantes, que fica além da região urbana da cidade, então, nesse caso, a viagem fica maior! Há muito sim o que fazer em Guarapuava, cidade que está a quase 200km da capital Curitiba.

E o melhor: praticamente todas as atrações são gratuitas! E eu adoro falar destas descobertas que rendem viagens em família super acessíveis em preços e custos! E tudo é super família, a maioria dos programas são especiais para todos os tipos de famílias!

Aqui estão algumas atrações de o que fazer em Guarapuava. Estivemos em alguns deles e gostamos muito, e em breve voltaremos para completar a lista:

Acesso as trilhas no Parque das Araucárias
Local de Acesso as trilhas no Parque das Araucárias: Super agradável!

1. Parque das Araucárias / Jardim Europeu: Este é o maior parque de todos, e seu acesso fica na BR 277 que está as margens do acesso a cidade. É um parque gratuito que possui alguns atrativos bem legais. Há um letreiro, para garantir aquela foto, mas também o espaço do Jardim Europeu, que possui uma estufa com várias espécies de plantas, e um jardim lindo com lindos desenhos um lindo caminho, e adoramos passear e fazer um lanchinho apreciando sua beleza!

Além disso, você pode acessar de carro a área dos fundos e realmente entender o porquê do nome do parque. Ali está um espaço de conservação onde realmente estão as araucárias. Há um pequeno espaço de educação ambiental, e duas trilhas curtas, cada uma com 1,2km de extensão, para uma caminhada tranquila na natureza, a trilha do rio e a trilha das araucárias. Fiz a segunda com as crianças e deu tudo certo, uma trilha plana com vários tipos de árvores, e apenas um filho mais novo cansadinho no fim, que ganhou um cangote antes de voltarmos ao início.

Há estacionamento também gratuito, e um bonito corredor de árvores também logo na chegada!

2. Catedral Nossa Senhora de Belém. Está bem no centro da cidade, e passamos rapidamente para uma foto, não estava aberta na hora que passamos. Possui uma praça bem em frente a Igreja e claro, eu pessoalmente gosto muito de ver sempre a arte sacra de locais religiosos.

Vista da Lagoa das Lágrimas
Vista da Lagoa das Lágrimas: E máscara dos tempos de covid19

3. Lagoa das Lágrimas: Este é um pequeno parque municipal super bem cuidado, e com algumas histórias e lendas por trás deste curioso nome. É gostoso de caminhar ao seu redor para, há academia ao ar livre e um parquinho infantil bem bacana, inclusive com 3 brinquedos criados para crianças com necessidades especiais físicas, mas que todos podem brincar, o que nós efetivamente fizemos.

Há também pedalinhos para usar no lago (por conta do covid19, não estavam operando quando fomos).

Há, aqui estava de máscara, porque tinha mais uma família no parquinho que fomos, porém, como estivemos em dia de semana fazendo os passeios, na maioria dos locais deu pra ficar sem, estava sem ninguém em vários momentos!

4. Parque do Jordão: Uma bonita área de natureza com algumas cachoeiras pequenas e com infraestrutura para passar o dia, a paisagem é muito agradável. Conta com quadra de futebol, churrasqueiras e lanchonete. É possível também andar a cavalo e praticar motocross. Está um pouquinho mais afastada da área urbana, cerca de 6km.

5. Parque do Lago: Um dos maiores na área central da cidade, tem que entrar na sua lista de O que fazer em Guarapuava. Há vários caminhos para um bom passeio, pontes em madeira charmosas e alguns parquinhos de diferentes tipos pelo parque. Há também uma pista de skate.

Parque do Lago de Guarapuava
Parque do Lago de Guarapuava: Ipês estavam lindos!

A natureza do parque é super bonita e agradável, e quando passamos por ele, os ipês estavam bem amarelinhos, e deixaram o parque belíssimo. Em outras épocas, uma seguidora do instagram do Turismo em Família relatou que o parque também fica belíssimo em tons rosados com a flora da cerejeiras.

Há vários espaços que valem sentar para fazer um piquenique, e em um dos acessos na ponta do parque, geralmente há venda de caldo de cana, assim como mais um letreiro da cidade para fotos.

6. Museu Visconde de Guarapuava: No coração da cidade, é um edifício de estilo colonial que tem o nome de um fazendeiro que promoveu o crescimento e valorização do município. Abriga um tanto de história e cultura regional.

7. Museu Histórico e Distrito Entre Rios: São 5 colônias de origens europeias, e seus ancestrais vieram ao Brasil em tempos de Segunda Guerra Mundial, e se refugiaram nos arredores de Guarapuava, cerca de 18km do Centro. A colonização tem influência do leste europeu e da Alemanha.

 

Viaje com Desconto! Conheça os parceiros do blog que selecionei com cuidado, e ainda tem descontos! Precisando de produtos de viagem, serviços e outros, dá uma olhadinha lá!

 

Estes povos mantém sua tradição viva na arquitetura, e é possível visitar uma chopperia e um bazar de lembranças. Há atrativos naturais também muito bonitos para ver no local. Sua principal atração no entanto é o Museu Histórico, com milhares de fotos e rico acervo, tudo muito bem exposto e preservado para grupos, famílias e quaisquer visitantes aprenderem mais sobre a região.

Brinquedos no Parque da Criança
Brinquedos no Parque da Criança

8. Parque da Criança: Um espaço ao ar livre e gratuito de um grande gramado, que é claro, nossos pequenos amaram, já que tinham muitos brinquedos de vários tipos para gastar muita energia por lá.

Os brinquedos estavam bem conservados e havia escorregadores, e desafios de todo tipo, para muitas idades. Vale fazer um piquenique e aproveitar a brincadeira!

9. Santuário Mariano de Schoenstatt – Tabor das Vocações: Muito parecido com o Santuário de mesmo nome que existe em Curitiba também, este cantinho é um espaço de oração e paz, com um um bonito jardim ao seu redor.

O local tem um ambiente de capela, sanitários e inclusive uma árvore onde você pode deixar uma mensagem, agradecimento ou mesmo um pedido especial.

Olhando para a Cascata Rio das Pedras
Foto na Cascata Rio das Pedras, uma supresa em plena estrada!

10. Cascata Rio das Pedras: Uma queda encantadora com um fato curioso: ela está bem na beira da rodovia 277. Basta você parar o carro em frente a ela, e você vê todo movimento bem ao lado desta queda.

Nela ainda há uma pequena escadaria para acessar a parte de baixo, porém, não há nenhum ponto de venda ou estrutura diferente disso. Vale a pena fazer uma paradinha ali, nós começamos a viagem parando já nela!

11. Salto São Francisco: Já é um atrativo mais distante se comparado aos demais de o que fazer em Guarapuava, pois está bem divisa com o município de Prudentópolis, porém é as maior queda do sul do Brasil, e com uma paisagem de tirar o fôlego ao redor. É possível inclusive fazer algumas atividades de aventura, e fazer esta viagem junto com este município também, conhecido pelas várias quedas gigantes.

Se desejar mais detalhes informações sobre o destino, o blog do Hotel Kuster tem dois excelentes posts que complementam este que fiz: 10 pontos turísticos para conhecer em Guarapuava, e 5 atrativos do Distrito Entre Rios, com mais informações excelentes.

Buffet do Casa Vecchia
Buffet do Casa Vecchia: E tem muito mais!

Onde ficar e opções de restaurantes.

Agora que você mais do que saber o que fazer em Guarapuava, caso precise de um local para se hospedar, o Hotel Kuster, o Adria Premium Hotel e o Slim Guarapuava são bem avaliados no Booking e vale a consulta e reserva se gostar!

Já no quesito gastronomia, o lugar que provamos e adoramos foi o Restaurante Casa Vecchia, no centro e bem próximo a Lagoa das Lágrimas, é um buffet bem farto e muito gostoso, com vários tipos de carnes, massas e saladas, assim como sobremesas. Não tinha nada que não estivesse saboroso! Outra indicação é provar as opções do Dom Henrique gastronomia!

Surpreendeu? A nós sim, e já queremos voltar para conhecer todos os cantinhos desta cidade que tem sim, muito turismo e lugares lindos para conhecer!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

2 Comments

Leave a Reply
  1. Amei seu blog. Tenho curiosidade de ir lá pena q o tempo não está me motivando. Pq queria ir nas férias de julho. Agora sei o q fazer e onde ficar com suas dicas, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *