in , ,

Vila dos Animais: Passeio do lado de Curitiba perfeito para a família!

crianças com vacas atrás de cercado

A Vila dos Animais é um parque temático super gostoso para ir em família, pertinho de Curitiba, na cidade vizinha de Campina Grande do Sul. Fui com meus meninos e todos nós amamos!

Ela já está em funcionamento há alguns anos após este post, atendendo principalmente festas e eventos, público em geral nos finais de semana, e escolas durante a semana. Mas, nós a visitamos em um momento completamente diferente, na retomada do turismo durante a pandemia do Covid19, e mesmo assim, o passeio não deixou de ser super bacana e interessante.

Para chegar à Vila dos Animais o caminho é super simples, e fácil de ir usando GPS, ou qualquer outro aplicativo de mapas. Saindo do Centro você deve demorar, em um dia sem trânsito claro, de 30-40 minutos, a partir de trevo do Atuba, sentido clube Santa Mônica e rodovia de acesso à São Paulo, até o acesso para o Hospital Angelina Caron. Dali, são mais alguns minutos até a entrada do parque. Há algumas placas nesta altura da Vila dos Animais, e são pouquíssimos metros de estrada sem asfalto até chegar nela.

Mapa da Vila dos Animais
Conferindo o Mapa da Vila dos Animais logo na chegada: meninos atentos!

A pandemia criou estilos e modelos diferentes de visita. Seja quais forem, as visitas se tornaram agendadas, e assim limitar as vagas e o número de visitantes do dia. Nesse caso, há um opção com almoço e atividades com animais e fazenda (como o passeio de trator) inclusas, ou a modalidade piquenique, criada para dias de semana, que foi a que nós fizemos.

Importante considerar é que eles têm aberto vagas também de acordo com o clima, afinal, por ser um ambiente totalmente aberto e com atividades ao ar livre, se está muito gelado ou com chuva, acaba não ficando agradável. Por isso, entenda que pode acontecer um cancelamento, se as condições climáticas não forem as melhores para seu dia (e paciência por isso).

 

Leia também: 14 opções de hotel fazenda perto de Curitiba (ou similares) para uma viagem curta saindo da capital.

 

A Vila dos Animais possui estacionamento próprio gratuito, bem em frente a entrada. Na opção de piquenique que fizemos o lanche já estava incluso e podíamos realizar 3 atividades: alimentar todos os animais com ração pelo parque, alimentar os coelhos com folhas, e tirar o leite da vaca.

Casinha colorida
Casinhas coloridas: o ambiente é bem gostoso e lúdico!

Esta visita tinha o horário programado das 13h30 às 16h30 e durante a semana era de valor promocional de R$ 35,00 por pessoa (adulto ou criança, apenas bebês não pagavam, salvo se quisessem lanche, aí com adicional de R$15,00). No fim de semana com almoço o valor é um pouco mais alto, mas este custo é super acessível.

As atividades propostas eram realizadas por vez, e por isso, como eu queria fazê-las sem demora, eu cheguei 10 minutinhos antes, e foi bom: fomos os primeiros em tudo! Já explico!

Ao chegar na Vila dos Animais um representante da família recebe uma pulseira com uma senha (o nosso número era 100), e eles vão se comunicar com você através de auto-falantes, para sua vez em cada atividade, e inclusive para retirada do lanche. Na entrada cada criança do grupo também recebe um pacotinho de ração para já alimentar os animais (é uma comidinha que pode ser dada para qualquer um deles, entre patos, ovelhas, cavalos, bodes… e eles vem mesmo).

Ah, e em tempos de pandemia, estava tudo bem organizado: fila de chegada com demarcação de distanciamento, pontos de álcool gel em todo o parque, uso obrigatório de máscaras relembrado nos autofalantes (permitido retirar apenas na hora do lanche), mas o que achei realmente o melhor foi justamente o agendamento e as atividades por vez, que promoviam esse distanciamento.

Depois de entrarmos, vimos então alguns cercadinhos com animais. Haviam patos e galinhas soltos, outros nos espaços designados, mas ao longo do dia eles vários deles saíram de seus espaços com seus cuidadores e circularam pelo ambiente, caso de bodes e ovelhas. Os meus meninos tiveram um tanto de medo sim, principalmente na bicharada querendo pegar comida… mas deu certo no geral, e eles foram ficando mais tranquilos. Achei super natural a reação deles, e até a gente às vezes ficam com certo receio, não é?

Coelhos
Coelhos: fomos alimentá-los!

Fomos então os primeiros a serem chamados para a primeira atividade: alimentar o coelho. Cada criança entra na área dos coelhinhos e recebe uma folha de couve para alimentá-los. Cortei pedaços da folha e os coelhos “puxaram” da gente. Foi muito divertido, e são animais amigáveis, os dois gostaram!

Saímos e passamos nossa vez para outra família quando chamaram nossos nomes para a cozinha. Nossa piquenique estava pronto. Ah, eles pediram para levar uma toalha e seus próprios talheres para tomar o lanche (também levei repelente e protetor solar que não usei no dia, mas recomendo levar mesmo assim, foi sorte). E olha, é uma lanche super caprichado!

 

Brincar e viajar pode ser tanto dentro como fora de casa! Conheça o Guia de 21 ideias para entreter, viajar e conectar para usar em momentos diversos de viagem, e da vida! 

 

Cada pessoa recebeu neste dia um pedaço de bolo (o nosso foi cenoura com cobertura de chocolate), uma fatia de queijo minas, um pão de batata recheado com frango e catupiry, uma banana, e um pote de doce leite caseiro. Para beber é possível escolher entre chocolate quente, café, água de coco ou suco de caixinha, aqueles bem infantis. Eu peguei o chocolate e os meninos foram de suco mesmo.

Crianças no piquenique
Crianças no piquenique: uma delícia de lanche!

Encontramos um cantinho embaixo de uma sombra gostosa, armamos nossa toalha e fomos comer. Nosso susto: apareceu uma “galinha comilona” e eu realmente não tinha percebido que ela queria nossa comida kkk… ela pegou um pedaço do meu bolo, os meninos ficaram meio apavorados e bravos (afinal, nossa comida né)…. tivemos que administrar a comilona e depois ficou tudo bem, mas eu… perdi meu bolo!

Depois fomos dar mais uma voltinha, há uma pequena área de bosque entre árvores, onde é próximo de mais um cercado com uma vaquinha e os porcos. A caminhada já nos deixou próximos e prontos para a última atividade: tirar o leite de vaca.

O pessoal da Vila dos Animais prepara o cantinho para isso, e explica com paciência. Eu mesma nunca tinha feito, mas até que me virei bem e dei coragem para meu filho mais velho. Ele ficou um pouquinho receoso de início, mas depois foi sucesso… até pediu pra continuar mais e ficou super animado. Ele conseguiu fazer super bem. Já o mais novo não teve jeito, não quis arriscar!

Ao mesmo tempo que conseguimos curtir bem cada momento, principalmente por termos chegado em boa hora, estava tudo super organizado e passou rápido. Foi uma tarde muito gostosa e divertida. Ainda dava tempo de brincar um pouquinho mais entre as plantas, pequenas traves do gol no gramado, só o parquinho que estava fechado, por conta das condições atuais.

A Vila dos Animais é um espaço super educativo e agradável, e seja qual for a modalidade de visita, tenho certeza que será muito boa, ficamos muito felizes com este passeio, e recomendo muito na região de Curitiba. Veja mais algumas de nossas fotos:

Vendo mais um coelho
Vendo mais um coelho
Espaço das Ovelhas
Espaço das Ovelhas
Com o burro
Com o burro
Cavalo
Cavalo
Eu e meus meninos
Eu e meus meninos

Para mais informações, agendamentos e reservas, acesse aqui o site da Vila dos Animais. Eles também estão bem presentes no Instagram, onde sempre tem atualizações e novas datas de atendimento ao público! Que tal programar o passeio logo com sua turma por lá? E se já foi, deixa nos comentários um pouquinho de sua experiência, vai ser muito legal conhecer!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *