in ,

O que fazer em Ibirapuera/: No Parque e Arredores do bairro em São Paulo/SP!

Familia no Eataly/SP
Familia no Eataly/SP

Ibirapuera. Nome conhecido não apenas pelos paulistas, mas de todo mundo que visita a maior cidade do país, já que dá o nome para o mais famoso cartão postal verde de São Paulo: o Parque Ibirapuera.

Só que este não apenas o nome do parque, e sim de uma região toda, e se você está em São Paulo e por algum motivo vai estar na região, seja a trabalho, ou quem sabe até mesmo para Turismo – já que há muito o que fazer na capital paulista – esse post pode facilitar muito para você!

São Paulo é uma cidade tão grande, e com o trânsito complicado que todo mundo já sabe como é, que eu imagino que é interessante visitar e conhecer lugares próximos de onde você está (e nesse post falaremos claro de Ibirapuera, mas a dica é geral).

Eu já fiz o erro de ser teimosa e atravessar a cidade para ir em um lugar, sendo que poderia ter conhecido outro também muito legal e próximo, e perdemos umas 3 horas no total para pegar estrada novamente só dentro da cidade, ao invés de gastá-las com um programa bacana.

Fachada Bourbon Ibirapuera
Pose Blogueira Bailarina na Fachada Bourbon Ibirapuera, pode?

Por isso, minha recomendação é que vale a pena conhecer e ficar em uma região próxima de seu motivo principal de viagem à São Paulo (pode ser um evento, negócios ou mesmo turismo, onde você só vai uma vez pra conhecer e passa o dia todo no mesmo lado).

Se esta região for Ibirapuera, minha recomendação de hospedagem tanto para quem vai a negócios como para quem vai com a família é o Bourbon Convention Ibirapuera, que tive a oportunidade de me hospedar quando participei de um evento na cidade.

Está a 10 minutos do Aeroporto de Congonhas (fui de Uber, trânsito normal em uma sexta-feira pela manhã).

O legal dele é justamente porque tem quartos maiores (o que fiquei era um apartamento gente) e acomodam com mais conforto famílias com – e sem – crianças.

Outro ponto super positivo é o fato de ter Espaço Kids com monitoria nos finais de semana. Tinham brinquedos grandes como infláveis e cama elástico, cantinhos de brincar, mesa com giz, lápis de cor, massinhas, além de monitoras super queridas e dispostas a brincar com a criançada.

 

Leia aqui: Review completo da Hospedagem no Bourbon Convention Ibirapuera

 

Já sabendo onde você pode ficar em Ibirapuera, bora explorar juntos o que tem de melhor pra fazer no bairro e proximidades? Você pode gostar de ir e conhecer o seguinte:

Casal e árvore no parque ibirapuera
Uma foto da nossa primeira visita no Parque Ibirapuera. Bem novinhos, e ele continua lá com um monte de coisa boa pra fazer!

Parque Ibirapuera

É claro que ele tinha que ser o primeiro da lista. A área dele é de fato gigantesca e ocupam quadras e quadras do seu entorno. É uma região que achei bem bacana também e com certeza é valorizada, afinal são poucas áreas realmente verdes presentes na “selva de pedra”. Por isso seu entorno é bem bacana.

O parque é realmente enorme, e se você quiser passar o dia inteiro dentro dele explorando todas as suas atrações é até possível que faltem algumas.

Tem muitas árvores, lagos, pontes, caminhos e cantinhos para serem explorados. Tem vendedores de tudo um pouco, daquelas comidinhas que amamos ao ar livre: caldo de cana, água de coco, sorvete, salgadinhos, e por aí vaí!

Tem muita gente praticando tudo quanto é esporte: caminhando, correndo, dançando, fazendo manobras de skate, andando de patins ou bicicleta, e por aí vai. É totalmente democrático.

Antes que esqueça: pense bem se vai ao Parque Ibirapuera de Carro. Você pode ir de transporte público ou por aplicativo. Existem sim estacionamentos, mas salvo se você não for ficar muito tempo lá, passar um dia no parque pode te custar uma diária bem salgada, vale colocar na balança o que fica melhor para você e a família.

O legal do parque é que, entre um caminho e outro, há espaços culturais, museus e monumentos bacanas para conhecer. Entre tantas atrações, destaco o seguinte:

> Os vários lagos do Ibirapuera, que deixam o parque mais bonito, fresquinho, e inclusive com fontes que embelezam mais o ambiente;

> Museu de Arte Moderna (MAM): Possui um acervo de mais de 400 obras, incluindo importantes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari;

Pizza
A região tem boas opções gastronômicas (continue lendo para saber uma super dica aos fãs dessa arte).

> Obelisco: É um símbolo histórico da Revolução Constitucionalista de 1932. Seu mausoléu também conta com os corpos de estudantes mortos na ocasião. Preserva a memória e homenagem a estes estudantes.

> Parque dos Cachorros: Para quem tem pets, esse é o cantinho deles brincarem e aproveitarem o parque (mais uma vez, muito democrático).

> Museu Afro Brasil e Pavilhão das Culturas Brasileiros: Ambos projetados pelo arquiteto mais importante do país, Oscar Niemeyer, sendo que o museu tem uma rica coleção de objetos relacionados a história e cultura da influência africana em nosso país; já o pavilhão promove eventos e um espaço de valorização a cultura africana.

> Oca do Ibirapuera: É uma construção que chama bastante atenção. É gerenciado pelo museu da cidade e abriga exposições temporárias.

> Planetário: É o primeiro do Brasil, e há sessões para conhecer um pouco mais dos astros, fique ligado nos dias e horários de funcionamento.

> Pavilhão Japonês: São Paulo possui a maior comunidade japonesa fora do próprio país, por isso, nada mais justo do que ter um local de homenagem a sua cultura, e um deles é justamente no parque Ibirapuera. O ambiente possui uma réplica do Palácio Katsura e o pavilhão tem objetos, móveis, decorações e um jardim japonês. 

 

Siga e veja todos os posts e dicas do blog no Pinterest, tem muita coisa boa lá: pinterest.com/turismoemfamilia

 

    Nos arredores do Parque, no próprio bairro Ibirapuera ou proximidades

    Museu de Arte Contemporânea (MAC): Quase dentro do parque, mas do lado dele, com acesso via passarela, é mais espaço cultural bacana desta região. O acervo é grande, mais de 10.000 obras não apenas de artistas brasileiros, como Volpi e Tarsila do Amaral, mas também de nomes internacionais importantes. Inclui Picasso e Kandinsky (e muito mais).

    Eataly: para os fãs de gastronomia
    Eataly: para os fãs de gastronomia

    Eataly: A dica gastronômica nos arredores de Ibirapuera e foto de capa deste post! O Eataly é um baita mercado gourmet com “estações” como chocolates, pães, frutas, vinhos, massas, carnes, peixes temperos, entre outros, isso tudo no térreo. A variedade é bem interessante, inclusive para comprar produtos inovadores e diferenciados. O Eataly tem fama mundial e este em São Paulo não fica para trás dos demais.

    É possível também comer no próprio local, e quando fomos tinha massas e pizzas, que provamos, e aprovamos! Porém, é importante chegar cedo se quiser calmaria: são poucos lugares, e há filas.

    O local conta com estacionamento próprio (pago a parte).

    Museu da Casa Brasileira (MCB): Com exposições temporárias e de longa duração, é um espaço dedicado a preservação da arquitetura e design do Brasil. O ambiente é muito bacana, descontraído e sempre há oficinas gratuitas no local.

    O MCB também possui um espaço gastronômico ao público, o Restaurante Santinho, com sabores da culinária brasileira em buffet durante a semana, e pratos a la carte nos finais de semana.

    Shoppings e Restaurantes

    Para quem gosta de comprinhas ou mesmo de bater perna só para dar uma voltinha, shoppings não faltam. Destaco 3 deles: O shopping JK Iguatemi, um dos mais sofisticados de São Paulo; o Shopping Vila Olímpia, e o próprio Shopping Ibirapuera (este fica a 1 quadra do Bourbon Convention Ibirapuera só atravessar a rua mesmo).

    Restaurantes e comidinhas de todos os tipos e redes também estão presentes por lá. Tem Burguer King para quem não quer fugir do Fast Food, ou então Madero ou The Fifthies para quem deseja um hamburguer diferenciado. Quem curte a australiana rede Outback também encontra uma de suas casas nestes lados; e pra quem não quer deixar de comer uma boa sobremesa, tem sorvete cremoso do Bacio di Late!

    Que tal essa volta por Ibirapuera? Explore mais dessa região em São Paulo que com certeza tem muita coisa boa para curtir!

    Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

    E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

     

    Written by Flávia Sphair

    Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *