O Rijksmuseum é o maior, e acredito que também mais importante, museu de Amsterdam (talvez uma versão holandesa do Louvre em significado). Ele é lindo por fora e está junto a um complexo de museus de Amsterdam, e sendo assim, você pode visitar não só ele no mesmo dia, mais outros, como o Museu de Van Gogh.
Se sua viagem é em família – e Amsterdam tem excelentes opções para viajar em família, para todas as idades – a visita ao museu também é interessante sim, e tenho algumas informações e recomendações para você:
> Para chegar no Rijksmuseum de transporte público, você pode utilizar transporte público ou usar/alugar uma bicicleta, que são as melhores opções. Usamos o tram – parte da rede integrada de transporte, e ele desce bem ao lado do museu, na estação de mesmo nome do local.
> O museu tem 3 grandes andares, reserve tempo, especialmente se você é daqueles que gosta de ver todas as informações das obras de arte. Porém, nós aqui somos daqueles que lê e vê com detalhes as obras mais famosas, e aquelas que me interessam, e as demais é uma olhada rápida. Fizemos assim 80% do museu em cerca de 2 horas, com as duas crianças pequenas.
> O valor do ingresso em fevereiro/2019 era de 17 euros, porém, a parte boa é que crianças e adolescentes até 17 anos não pagam.
Gostou? Me ajude a continuar fazendo posts e dicas legais de viagens ao reservar sua hospedagem neste link do blog, me ajuda e você não paga mais por isso: Hospedagem em Amsterdam
> Fique tranquila(o) com trocadores e acessibilidade se for com bebês: há trocadores e elevadores adequados.
> Antes de entrar, passe na loja, se quiser fazer uma atividade divertida (mas investir um pouquinho) na brincadeiras. Eles possuem livros infantis por sessões (de cada uma) do museu para as crianças aprenderem e brincarem. Você pode escolher uma que goste para eles usarem enquanto realizam a visita.
> Sobre crianças aliás, nem sempre elas estão acostumada a ver museus, mas se ensinarmos a apreciar desde cedo, a chance de curtir e aprender sempre considero muito maior né… então eu sempre acho que vale a pena levá-los em museus, especialmente um tão lindo como Rijksmuseum. Bebês de colo podem ir tranquilos no sling ou canguru dos pais, já aqueles de uns 2 anos, caso vá na hora da soneca dele, é uma boa ideia, já que eles ficam animadíssimos pra correr e brincar e você divide um pouco do trabalho. Mais de 3 anos, já acho que valha a pena usar brincadeiras e recursos, como este que falei.
> Outra coisa boa: as obras mais importantes, como o Night Watch de Rembrandt, e a batalha de Waterloo – o maior quadro do Rijksmuseum, possuem folhas A3 plastificadas explicando detalhes do quadro, e você pode mostrar isso para as crianças também (disponível em holandês e inglês). Fiz isso e até sentei no chão, comparando a obra com as informações e nossos meninos gostaram!
> Se tiver que escolher, e faria a visita de cima para baixo. A parte de cima é onde está o Night Watch de Rembrandt, e também a área de arquitetura mais bela de lá. Já a batalha de Waterloo está no primeiro piso, e aliás, nessas áreas não esqueça de entrar rapidinho, mas em silêncio. no acesso do alto da biblioteca, ela é . O menos interessante é o térreo.
Acho que de mais importante é isso. O Rijksmuseum é bem legal e tem obras lindas. Nossas crianças gostaram bastante da parte naval, já que tem essa parte de barcos, mas vocês vão curtir muito bem, com certeza!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.