in ,

Parque Histórico de Carambeí – Um tour pela colonização holandesa

Parque das Águas, dentro do Parque Histórico de Carambeí
Parque das Águas, dentro do Parque Histórico de Carambeí

Carambeí é uma cidadezinha pequena e simpática, bem próxima ao município de Ponta Grossa, e cerca de 1h30 de viagem de Curitiba, em uma das minhas estradas favoritas pelos Campos Gerais paranaenses.

E entre casinhas sem muros e de jardins perfeitos, e da fabricação de laticínios, a história da cidade, e sua colonização de origem holandesa, está no Parque Histórico de Carambeí, lugar que falo mais agora para vocês!

O parque conta com estacionamento gratuito, e logo na entrada você já vê um pequeno parquinho de madeira para as crianças, e um casarão com o restaurante e confeitaria Koffiehuis, que já adianto: o preço é bom e a comida ainda melhor.

Ali eles oferecem um almoço gostoso, mas o melhor mesmo são as tortas. Nesse caso, eu recomendo você chegar para almoçar, fazer o passeio, e aproveitar a sobremesa na volta, ou ir logo após o almoço, e fazer um ótimo lanche da tarde, e para acessar a confeitaria e restaurante, não é necessário pagar entrada, mas fazendo isso, você também tem opção de provar as delícias dentro do parque. Neste mesmo casarão também possui artesanatos típicos, inclusive vindos da Holanda.

Vovô se divertindo com o bebê na ponte do parque!
Vovô se divertindo com o bebê na ponte do parque!

 

Para conhecer Carambeí, e toda sua região que vale a pena ser vista, o ideal é fazer de carro e se hospedar com muita tranquilidade na região, como no Hotel De Klomp no lindíssimo Borgen Hotel em Castro, que tem áreas de lazer e boa estrutura, vale a pena!

 

Você chegará na entrada do parque através da ponte de acesso, feita nos moldes holandeses, e comprará seu ingresso. Em março de 2022, está por 20,00 inteira e 10,00 mas nas quartas, o acesso é gratuito, exceção de feriados. Não é um espaço tão grande assim, você consegue ver tudo em 1h30 – 2h00, em velocidade “normal” só se desejar passar mais tempo vendo todos detalhes e textos que estão lá.

E partir daí, você verá muitas construções típicas e detalhes da colonização que ocorreu no Paraná. A primeira área próxima é uma Vila Modelo, com uma igreja, escola e casas típicas. Dentro de cada casa, há objetos da antiga vida nas origens, e vários painéis com a história de Carambeí e de muita coisa da Holanda também.

Eu pessoalmente gosto muito do modelo da igreja e da escola, e claro, está tudo bem cuidado. Existe uma outra área mais abaixo que fala da agricultura e da vida no campo, com vários tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas. Especialmente para nós – que vivemos na cidade – é bacana de conhecer.

Ao continuar o passeio, você passará por um auditório ao ar livre, e o parque realiza muitos eventos especiais. Nós mesmos passamos por lá na páscoa, que contou com caça aos ovos, e o natal é uma época de muitas apresentações e luzes. Ainda acontecem outros eventos no ano também.

E seguindo mais um pouco, você chegará em um dos meus cantinhos favoritos: o parque das águas. Lá existem pequenos lagos com construções bem típicas holandesas, a segunda confeitaria que comentei antes, e mais alguns espaços da vida antiga.

Moinhos, pontes e tecnologia nas águas mostradas em Carambeí/PR.
Moinhos, pontes e tecnologia nas águas mostradas em Carambeí/PR.

E você encontra na área externa várias pontes e tipos de recursos relacionados a vida de quem vive sobre águas, afinal, no país se investiu muito em pontes e tecnologias, já que a geografia local exigiu isso.

 

Conheça mais da região! O parque estadual de Vila Velha, as delícias da Alemanha na Colônia Witmarsum e várias cachoeiras incríveis são alguns atrativos dos Campos Gerais do Paraná!

 

Enfim, é um passeio tranquilo, gostoso e super família. Já fomos 2 duas vezes, ambas com nossos familiares. Não é demorado, e não precisa sair tão cedo para ir, que não vai ficar tarde para voltar.

Ah, é claro que eles tem o que comer por lá! Há opção de almoço, inclusive cardápio típico e algumas datas, sendo a La Carte durante a semana, e buffet em alguns finais de semana e feriados (consulte o site oficial e você também pode ligar ou verificar as redes sociais para confirmar).

Porém, o forte dali é mesmo a confeitaria, também junto ao restaurante do parque, que é maravilhosa. Tem torta holandesa, e muitas outras delícias, mas a minha favorita, e que se estiver a disposição é imperdível, é a maravilhosa torta de amora! Dá para levar pra viagem também, então já pensa em garantir um pedaço na hora, e outro pra levar para casa!

E se quiser aumentar ainda mais o cardápio de doces, além da confeitaria do parque, visite a Frederica’s Koffiehuis, que está bem próximo do parque e é divina!

Aqui vão mais algumas fotos do Parque Histórico de Carambeí, que tal se programar logo para conhecer esse cantinho paranaense?

Nos trilhos do Parque Histórico de Carambeí
Nos trilhos do Parque Histórico de Carambeí
Vovôs bem na foto do Parque Histórico de Carambeí
Vovôs bem na foto do Parque Histórico de Carambeí
Essas casinhas lindas - Parque Histórico de Carambeí
Essas casinhas lindas – Parque Histórico de Carambeí
Minha trupe (com alguém meio triste de ir embora) no Parque Histórico de Carambeí
Minha trupe (com alguém meio triste de ir embora) no Parque Histórico de Carambeí

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

3 Comments

Leave a Reply

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *