O Pé da Cascata Explorer é um dos passeios mais icônicos da Serra Gaúcha, que dá uma vista privilegiada da Cascata do Caracol, em Canela/RS. Mas… será que a fama vale a pena de fato, considerando que também é possível ver a Cascata do Parque do Caracol e dos Bondinhos Aéreos. Trago aqui um pouco da minha experiência e dicas para a sua vez!
Importante: Esse passeio é exclusivamente operado pela Brocker Turismo, e desta forma não é possível realizá-lo com outras empresas ou ir por conta. Há vários horários de saída, mas com limitação de vagas. Você pode verificar e reservar neste link desde já.
A proposta do Passeio
Diferente da experiência do Parque e dos Bondinhos, onde você verá a Cascata de ângulos panorâmicos (que são bacanas também), a ideia deste passeio é mais imersiva na natureza, com uma caminhada contemplativa, e com informações sobre a flora e fauna da região, e a visão de baixo da Cascata, com uma proximidade bem maior da queda.
Ressalto que existia uma escadaria enorme no passado que dava acesso a parte mais baixa Cascata a partir do parque – era uns 800 degraus e fiz isso (con 2 dias de pernas bambas depois da subida kkk), porém, ela foi desativada, está sem manutenção e já não é mais utilizada.
Ainda assim, o Pé da Cascata Explorer tem uma visão diferente daquela que foi do parque, porque é um outro lado acessado, mesmo da parte baixa.
A experiência no Pé da Cascata Explorer
O passeio começa na Casa da Vó Ivone, uma residência que chegando lá, descobri que foi da família da própria equipe da Brocker Turismo, e tem muitos detalhes bacanas que se mesclam com a história da cidade e do próprio turismo na região.
Vale tirar um tempinho – antes ou depois do passeio – para ver as fotos e informações do local, é um mini museu.
Ali também eles servem almoço (a parte) que você pode aproveitar após o passeio pela manhã, ou se programar para chegar antes de algum horário da tarde.
É bem tranquilo para chegar de carro (o acesso é logo após passar algumas atrações da estrada que é um caminho turístico de Canela, a parte que não é no centro) e tem bastante área de estacionamento. Dá para ir com transporte contratado também.
Neste momento a equipe local confere as reservas, e o passeio é feito com os grupos de cada horário, sempre acompanhado de um guia.
Nesse momento desceremos até a parte baixa em um veículo panorâmico ou ônibus, um pequeno ônibus ou carreta, que através de sistema de som já transmite algumas informações aos visitantes. Essa trajeto vai devagar em meio a natureza da Serra por uns 15 minutos até desembarcarmos.
O Pé da Cascata Explorer então agora começa justamente a caminhada a pé, com o acompanhamento de um guia e mais um profissional da Brocker. Antes do início há uma casa de apoio com banheiros e bebedouro, mas não há outros pontos no caminho. Se precisar, essa é a hora.
A trilha é de fácil para média, onde passamos por muito verde, margeando um pequeno córrego, e com várias espécies nativas, junto do guia e de mais um profissional da Brocker que dá apoio.
Como há vários momentos de explicações para mostrar e falar sobre a natureza da região, acho o passeio leve, inclusive para ser feito com crianças.
O único ponto é a acessibilidade, que pelo menos no caminho principal não é viável. Porém, a volta é feita por um caminho diferente e mais plano, e talvez seja viável, mas não tenho como confirmar de fato.
Depois de uns 30-40 minutos (sendo que volta é bem mais rápida já que não tem as paradas de explicações) chegamos enfim ao momento mais esperado do passeio do Pé da Cascata Explorer: a vista de pertinho da Cascata do Caracol – e essa vista é sensacional!
Dá pra sentir um vapor da água (sim, espere se molhar se na borda do deck de observação) com o cheiro da mata, e eu particularmente amo essa sensação.
Ali tem duas formas de curtir e apreciar. A primeira é pelo grande deck, o local para apreciar em 360 graus não só a cascata mas toda formação rochosa e natureza ao redor. Faça suas fotos, mas sinta e aprecie essa maravilha!
O outro momento é um dos que as pessoas adoram: o balanço do infinito. Ali tem dois balanços grandões que os guias são profissionais de fotografar e filmar (eles já perguntam, pedem o celular, essas coisas…) e claro que tem que registrar mas o balanço na frente da cascata é bom demais. A única coisa é que, em dias mais cheios, como com certeza todos querem ir, o tempo é mais limitado para aproveitá-lo, tenha isso em mente.
E enfim, é hora de retornar. Retorna-se por um caminho mais abaixo da trilha da ida, que é ainda mais fácil, até a casa de apoio, e em seguida pega o transporte novamente para voltar até a Casa da Vó Ivone e encerrar o passeio.
Em sua totalidade, desde o momento da chegada na conferência das reservas até a finalização, fica entre 2h30-3h00 de passeio, até porque tem vários momentos que é necessário o tempo para todo o grupo ir, vir e parar, principalmente na Cascata.
O Pé da Cascatar Explorer Vale a Pena? Quais dicas são importantes?
Sim, ele vale e é um passeio lindo. Vou ser honesta que, por ser um dos passeios mais procurados, estava um pouco apreensiva de como ele era estruturado e se de fato seria uma boa experiência, e felizmente eu errei no julgamento. Se tiver a oportunidade, vá mesmo!
E sim, tenho dicas:
- É um passeio tranquilo, mas ainda assim de natureza. A compra do ingresso já vem com um seguro que é contratado junto com o passeio. Também vá de forma adequada: tênis ou calçado confortável fechado (e não aquele sapatinho favorito de passeio, nem que você leve um para trocar). Uma garrafinha de água, repelente e protetor solar sempre são importantes.
- Em determinadas épocas, alguns horários são menos concorridos do que outros, e ficam até mais baratos. Analise as opções, mas acima de tudo quanto antes reservar, antes garante seu lugar no passeio no horário que você achar melhor. Recomendo sim comprar online com antecedência neste link que têm todos os horários. Eles acontecem a partir das 8h00 da manhã.
- Tem outros passeios e ingressos que você pode comprar e deixar sua viagem planejada e garantida na região, como a Snowland, o Olivas de Gramado, a Terra Mágica Florybal, e muito mais. Você pode já comprar ingressos e reservar passeios para deixar tudo planejado.
Partiu Pé da Cascata Explorer? E depois compartilhe comigo sua experiência!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram ou no Pinterest , não perca novos posts do blog e acompanhe pelo Telegram do Turismo em Família, e use os nossos parceiros!
Assim você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.