Que precisarão ser feitas mudanças nos resorts e hospedagens similares pós Pandemia do Covid19 já sabemos, mas quais? Isso quando for hora de voltar a viajar e o Turismo realmente puder retomar (quem viu meus stories e Igtv no perfil do Instagram sabe o quanto sou contra o retorno em meio a casos crescentes).
Apesar de eu ser turismóloga de formação, além de viajante, esta é uma expectativa pessoal, mas que acredito que seja muito benéfica para o mundo do turismo. Pra mim, o estilão dos resorts com grandes buffets, monitores que ficam o dia todo com grupos de crianças, festas temáticas que chamam o público pra dançar e tudo que junta muita gente não deveria rolar por um BOM tempo, se não mudar pra sempre!
Confesso que, apesar de no momento deste post alguns estabelecimentos de hospedagens já terem retornado as suas atividades, está difícil de pensar em ir pra resort com minha família, porque mesmo depois que tudo esteja realmente liberado, porque acredito que preciso sentir grande segurança e consciência no serviço, por envolver tantas questões – e até o momento ainda aguardo uma proposta bem feita e minuciosa neste quesito.
E mesmo quando as medidas forem bem implementada, há ainda a consciência dos próprios turistas, que não sabemos como vão reagir. Alguns não querem usar máscaras, outros desrespeitam alguns limites do distanciamento, e sejam quais forem as regras.
Porém é claro que quero mudar de ideia, e me sentir bem segura para retornar, o mais breve possível, após a redução dos casos de covid19 no Brasil, e no mundo. Por isso, eu estou apostando em lugares que apostem em momentos de lazer e refeições mais íntimas, e realmente com atitudes inovadoras para atender o mercado. Então, compartilho agora algumas mudanças nos resorts que acredito atenderem algumas destas expectativas:
Confira aqui os reviews dos resorts que já conhecemos, ou se preferir explorar, pesquise aqui o próximo resort de sua viagem em família!
1.Refeições apenas a La carte, eliminando temporariamente qualquer tipo de buffet, até mesmo o do café da manhã, e se possível, em mesa única para cada família. Poderia ser criado um cardápio inclusive para o desjejum e os itens serem trazidos da cozinha, ou mesmo uma montagem padrão nas mesas dos produtos (mas gosto mais da primeira opção por envolver menos desperdício). Se for possível ter algum investimento, poderia até ser feito um sistema online para estas solicitações serem retiradas diretamente de um balcão ao lado da cozinha.
2. Temporariamente tirar o que se vende de frigobar do quarto e solicitar estes itens, como snacks e bebidas na recepção, higienizando as embalagens na hora de da solicitação – pode ser feito na hora, na frente do cliente inclusive;
3.Lazer com monitores apenas em grupos familiares, como oficinas ou atividades físicas, com horários específicos por grupo (podem inclusive ser agendados), e claro, em ambientes sempre higienizados pelo monitor depois de encerrar a atividade. Os monitores poderiam ficar em espaços pré-definidos a cada dia e atenderem estas famílias em experiências bacanas, como uma aula de circo, ou um artesanato. Esta é uma das mudanças nos resorts que mais espero, pois acredito que o lazer é um dos maiores desafios na hotelaria em geral.
4. Áreas de lazer com delimitações e espaçamentos BEM demarcados e distantes, e com número limite de pessoas em cada área. Significa ter um distanciamento grande do slackline para o parquinho, e do campinho de futebol… pode ter atividades novas a disposição, como um bambolê ou um mini circuito.
5. Maior frequência de limpeza das áreas comuns, e ambientes mais arejados e com menos objetos e móveis, para melhor circulação. Seria muito bom ver checklists e a rotina implementada, e apesar de adorar sentar em um sofá e relaxar, talvez seja interessante ter algum tipo de proteção de lugares assim, como uma capa plástica ou similar, para a higienização ser feita (isso já estou indo longe, mas realmente acho que é necessário abrir a cabeça, e isso pode ser a diferença de ir ou não, como uma das melhores mudanças nos resorts que o público venha a considerar!
O que mais você acrescentaria? Eu ainda estou mais favorável a hospedagens menores e com menos pessoas, mas é claro que nós também, assim como muitas famílias. amam essas estadias completonas, e com certeza já estão sentindo falta delas! O desafio é grande, mas acredito que é possível ser superado, e termos um turismo bem consciente!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.