in , , ,

Hotel e Turismo em São Bento do Sul / SC : Dicas práticas!

dois meninos em frente a mural de mosaico de igreja e título são bento do sul 130 anos

Quer saber mais sobre Hotel e Turismo em São Bento do Sul? Pois acredito que posso ajudar com nossa experiência na cidade em família com dicas boas de onde ficar e o que fazer neste cantinho gostoso do Sul do País.

São Bento do Sul está em Santa Catarina e fica a cerca de 2 horas de carro de Curitiba, mas também tem acesso fácil a partir de cidades como Joinville e Mafra. Caminhos possíveis para chegar nela vão tanto via BR-116 passando por Piên quanto via BR-376, e depois pode pegar a Serra Dona Francisca, que é bonita como passeio pra percorrer.

selfie de mulher com vista para mata e igreja
No mirante no parque 23 de Setembro ao lado do Hotel Serra Alta.

Sem mais demora, bora para as dicas de hotel e turismo em São Bento do Sul, começando pelas estadias:

Hotel em São Bento do Sul

A cidade não é grande, mas já tem certa estrutura, um centro bem comercial e algumas fábricas e lojas importantes em seu entorno, como a indústria moveleira.

Com isso, existem hotéis bem adequados tanto para quem vai a trabalho, mas também para quem procura uma opção de lazer com áreas gostosas para descansar e apreciar.

Sendo assim, tenho 4 indicações de hotel em São Bento do Sul:

Lefel Hotel: Este é um hotel bem central e novinho, e apesar de ter um jeitinho mais executivo, também é uma ótima pedida para lazer, já que há várias áreas bacanas para uso dos hóspedes.

O Lefel possui piscina coberta, serviço de Spa, brinquedoteca, quadra de esportes no alto do edifício, academia, restaurante com pratos bacanas, e quartos espaçosos, bem novinhos para até 4 pessoas, vale a estadia! Reserve aqui.

menino dentro de piscina de hotel coberta
A área de piscina coberta e aquecida do Serra Alta com Luz natural e super agradável.

Serra Alta Hotel: Um dos meus favoritos, já nos hospedamos lá e contei nossa experiência aqui no blog. O Serra Alta fica de fato em um ponto mais alto da cidade, está bem ao lado de um mirante onde é possível observar a Igreja Matriz, e seu espaço é bem agradável.

O hotel conta com Serviço de Spa com agendamento, um saguão super gostoso, restaurante, uma pequena área de jardim bem cuidada pra relaxar, parquinho infantil, academia, biblioteca e brinquedoteca, e por fim, uma área e piscina coberta e aquecida que todo mundo adora.

Os quartos também são bem bonitos e charmosos para até 4 pessoas, e o café da manhã é bem completo. Gosto bastante do custo benefício pelo o que oferece, e acho boa pedida para um final de semana. Reserve aqui.

Filadélfia Hospedagem e Eventos: Esta já uma opção mais afastada, ainda que não tão distante, mas que é uma boa pedida para quem definitivamente gosta de mais sossego e contato com a natureza.

A estadia tem boa área verde ao seu redor, parquinho infantil, lago e um estilo confortável, porém mais rústico. O café da manhã é bem servido e os quartos são bons para até 4 pessoas. Reserve aqui.

Hotel Urupês: Minha última opção de Hotel em São Bento do Sul está bem no centro também, e é tradicional e sem mistérios.

O Urupês tem opção de quartos até 3 pessoas, mobiliário confortável e clássico, e com café da manhã completo. Para quem procura custo benefício e boa localização, é uma opção, e está inclusive bem próximo do Museu Histórico Municipal (dá pra ir andando), um dos atrativos da cidade. Reserve aqui.

mãe e filho com rostos em bonecos alemães para fotos
São Bento do Sul é uma cidade de origens alemãs, sabia? Foto na praça central da cidade!

Turismo em São Bento do Sul

Agora bora saber o que fazer nesta cidade catarinense de influências alemãs. Além do turismo em São Bento do Sul, vou incluir dicas de seus arredores, como sugestões nas cidades de Rio Negrinho e Campo Alegre, que estão muito próximas e são muito fáceis de chegar, considerando uma viagem de carro na região.

Lojas Moveleiras: As lojas com fábricas de móveis na região são tão importantes e presentes que até a estrada que liga São Bento do Sul até Rio Negrinho é conhecida como Rodovia dos Móveis. Se está pensando em comprar algum item de casa como sofá, mesa, armários, etc. vale ir na cidade para ver boas opções com preços direto de fábrica e showroom. São várias boas opções.

Ponte de ferro de acesso a mirante
A ponte de acesso ao mirante.

Parque 23 de setembro e Mirante: O parque está exatamente junto ao hotel Serra Alta, mas não é um parque plano, você terá uma parte de descida e subida pelo acesso do hotel, que recomendo ir e voltar pelo mesmo caminho em dias ensolarados, já que o lado oposto não tem sombra.

O parque em si é um espaço arborizado e que vale mais para dar uma caminhada ao seu redor, até porque é bem rústico, mas o que é bem bacana é o mirante com vista da Igreja Matriz entre as árvores, através do acesso em uma ponte de ferro. Pra quem está no hotel é só andar 5 minutinhos para a direita no sentido da saída que chega nele, vale apreciar.

monumento marco zero a frente com coreto ao fundo
Praça central: super ajeitadinha.

Igreja Matriz e Praça Getúlio Vargas: No início do Centro você encontra dois dos principais locais do Turismo em São Bento do Sul: a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, e a Praça Getúlio Vargas, que estava bem novinha e reformada em nossa visita no final de 2022.

A Praça é bem ajeitadinha com um coreto no centro, e um parquinho infantil para as crianças, além de uma pequena loja de artesanto em uma casinha de madeira. Porém, a poucos metros da praça, você encontra mais um centro de artesanato com lembranças da cidade e peças produzidas pelos artesãos locais, além de passar em um prédio com um mosaicos que colocamos na foto post – ali eram 130 anos, mas agora a cidade já completou 150!

Fachada de Igreja no alto de grande escadaria.
A Igreja Matriz da cidade.

A Igreja Matriz da cidade é muito bonita, e possui essa grande escadaria que se inicia na quadra ao lado da Praça Getúlio Vargas, com várias imagens religiosas antes de chegar na sua porta. Tem que ter um pouco de fôlego, mas leva a garrafinha de água, e com calma dá pra ver tudo!

Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff: Também na região central, o museu já está situado em um casarão histórico, construído pelo médico Felippe Maria Wolff.

Ele foi um médico imigrante da Bavária, o museu preserva um pouco da história da cidade, assim como memórias dos imigrantes que fizeram parte do crescimento da região. É um acervo mantido pela prefeitura.

Igreja Luterana: É mais uma pequena, e bonita, Igreja que está no centro da cidade, mas com uma peculiaridade – um órgão de 1159 tubos, que você pode se interessar em conhecer.

vista de cima de fachada de eficicio com teto triangular
A fachada da Makrobon e nós ali embaixo.

Makrobom: A marca é uma loja e fábrica de chocolates local que foi uma grata surpresa e que pra mim, que sou chocólatra assumida, é uma parada obrigatória para quem vai fazer turismo em São Bento do Sul, até porque ela vai mais além do que a venda dos produtos em si.

O chocolate tem um bom custo benefício e ali eles produzem drágeas, barrinhas, pacotes de frutas e oleagenosas cobertas como chocolate – como banana passa e amendoim – e tem vários produtos legais para presentear, inclusive como lembrança da cidade.

barrinhas de chocolate e canecas personalizadas
Os produtos personalizados da Makrobom
prateleira de produtos de chocolate
A exposição das muitas delícias de parte da loja

Além da loja ser bacana, existe uma área de café para provar mais algumas delícias e fazer um lanchinho, com uma visão para parte da produção (da última vez vimos a produção artesanal de ovos de páscoa), assim como um mini espaço kids, que é pequenininho, e pensado para as crianças mais novinhas.

O estacionamento é bem grande e fica em uma área pouco a frente do centro, mas não é longe, de carro dá menos de 10 minutos, e também está em uma área alta da cidade. E sendo assim, existe também uma torre que os visitantes podem subir e ver um pouco da vista da região.

mulher de costas fotogradando vista de mirante
A blogueira registrou tudo para o Instagram do Turismo em Família no mirante!

A vista é muito bonita e obviamente não resisti as fotos. Quando fomos o dia estava muito bonito e no final da tarde, onde pegamos o início do pôr do sol e ficou ainda mais legal. Só não posso dizer pra você que dá pra ficar até o anoitecer porque o horário normal da Makrobom é comercial, então vale chegar pra hora do lanche e ver neste mesmo horário a vista antes de ir embora!

Importante: não funciona nos domingos e feriados, tem que ir durante a semana ou no sábado.

Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bittencourt: É um museu aberto há poucos anos e muito bacana, com vários instrumentos musicais, partituras e fotos que preservam principalmente a história do maestro da cidade que deu o nome ao museu, e compositor do hino de São Bento do Sul.

Ele foi responsável por criar diversas composições, regeu coros e tem um papel importante na história local. O museu está junto a estação de trem onde a Maria Fumaça faz uma parada, e vou comentar deste passeio na continuação do post.

Oxford Porcelanas: Outra Loja de fábrica muito bacana de ser visitada é a da tradicional Porcelana Oxford. Já faz bastante tempo que a marca está instalada na cidade e tem uma loja bem completa por lá.

pratos de porcelana diversos e parede de loja
Variedade na loja de pratos e porcelanas da Oxford.

A loja possui não apenas todas as linhas e lançamentos de sua marca, mas também alguns utensílios de parceiros, e claro, uma área de outlet de peças que estão saindo de linha, pequenos defeitos ou que por algum motivo estão em oferta. Quem precisa de louças pode aproveitar bastante.

canecas de lembranças penduradas
Também tem souvenirs como canecas.

A Oxford também preserva suas origens em suas louças, e quem quiser levar algumas canecas temáticas da região, todos os modelos estão a disposição dos visitantes. Tem a tradicional caneca de São Bento do Sul, mas também de outras cidades como Joinville e Jaraguá do Sul

Rio Negrinho e Campo Alegre: As duas cidades estão a cerca de 18km de São Bento do Sul (uma para um lado e a outra para o outro), então é muito fácil e rápido, já que você chega em menos de 30 minutos em qualquer uma das duas, e é uma ótimo complemento do turismo em São Bento do Sul.

Em Campo Alegre, existem passeios rurais, parques e trilhas para explorar, e em especial é dela que sai o passeio de balão com vista para São Bento do Sul e região. A empresa Travelum que opera esse passeio e outros locais, e inclusive para quem está em Curitiba, é possível contratar o passeio completo incluindo o transporte desta experiência bem mágica!

Em Rio Negrinho, vale dar uma passadinha para ver a Praça da antiga Chaminé dos móveis CIMO e a Praça do Avião, além do seu principal atrativo: O passeio do trem da Serra do Mar!

mae e filho pequeno em trilho em frente a trem maria fumaça
Eu e meu caçula na parada da Maria Fumaça de São Bento do Sul!

Trem da Serra do Mar: O trem da Serra do Mar é um passeio feito com uma original Maria Fumaça que nos leva a uma viagem pelo tempo e pelas belezas da região.

É um passeio para o dia todo e ele começa em Rio Negrinho, passa pelo museu da música de São Bento do Sul, percorre a Serra do Mar com uma parada na região de Rio Natal para almoço, e depois de muitas belas paisagens, termina em Corupá.

Nós fizemos esse passeio e gostamos muito, e eles também oferecem transporte de retorno ao ponto de partida se desejar. Todos os detalhes da proposta neste post do blog sobre a Maria Fumaça.

Onde comer em São Bento do Sul

Antes e depois de fazer turismo em São Bento do Sul, tem que ter indicações de onde comer claro! Nas vezes que fomos acabamos ou no hotel, ou nos restaurantes típicos, porque somos fãs de gastronomia alemã. Por isso deixarei duas destas indicações, mas a cidade tem boa variedade de lanchonetes e restaurantes também:

mesa com pratos e livros decorativos
Sempre tem artigos bacanas da cidade no Edelweiss.

Restaurante Edelweiss: O restaurante é um buffet tanto com tradicionais comidas alemãs quanrto com algumas comidas do dia a dia brasileiros, então atende todos os gostos. É possível comer tanto no livre quanto por quilo, e é um dos nossos favoritos.

Inclui boa variedade de saladas, massas e pratos típicos como eisben, salsicha alemã, purê, spatzle e mais.

Alpenbier: Com um ambiente aconchegante e sofisticado, o Alpenbier também é boa opção na cidade. Possui adega e pratos típicos a la carte, mas também oferece outros menus especiais além do alemão, por exemplo um menu argentino e muitos outros pratos tradicionais com frutos do mar, carnes e massas.

Agora já dá pra aproveitar bem a região né? E você ainda pode com certeza descobrir mais alguns cantinhos. Bora explorar e depois volta contar pra mim como foi sua experiência!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão no link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *