Depois de muito esperar, decidimos curtir o tal turismo de isolamento. Virou um termo novo de moda, pra mudar os ares, respirar um tanto de ar puro, e curtir alguma coisa diferente dos tempos pandêmicos atuais.
Chegamos a dar um primeiro respiro no apto de praia dos meus pais, aquele que já conhecemos da vidam mas nada como realmente planejar e viver uma experiência nova.
Para isso, optamos por escolher uma casa alugada, até porque a ideia era realmente não ter mais gente, como em um hotel, e queríamos esta privacidade e realmente não queria muitos contato, além de querer investir um pouco menos do que um hotel com muitas refeições pra ficar nele, ou então com menor preço, mas tendo que sair em restaurantes na cidade.
Procurei em minhas plataformas favoritas, o Booking e o Airbnb, e estava procurando algo bem próximo de onde moro na capital Curitiba. Há sim excelentes opções, mas não vi com tanta antecedência, então oque havia de mais legal estava alugado.
Porém, inclusive para encontrar melhores preços, a dica é sair daquele raio pertinho, de 50-80km de casa, e quem sabe viajar um pouquinho mais. Foi assim que encontramos o nosso cantinho, em Guarapuava/PR, a 190km da capital, mas que era MUITO mais legal e completo do que outras propriedades que buscamos.
Dessa forma, calculei os pedágios e fiz a reserva deste Casa de Campo em Guarapuava/PR, pois vi que o turismo de isolamento que tanto queríamos podia estar lá! Fiz compras de mercado antes de viajar e fomos de carro e uma viagem bem gostosa. Sabia que tinha um mirante e uma cachoeira na beira da estrada, e como fomos durante a semana, estavam vazios, e ainda deu pra dar uma paradinha para apreciar a paisagem.
O legal também era que, apesar da proposta ser turismo de isolamento pela casa, como Guarapuava não é uma cidade turística e fomos durante a semana, pesquisei o que poderíamos fazer ao ar livre, e que tivesse alguma tranquilidade para dar uma escapada e conhecer algo da cidade. Tivemos uma grata surpresa ao passar por 4 parques, e estavam todos muito tranquilos (o primeiro completamente vazio).
Nosso pequeno paraíso!
Se eu soubesse que turismo de isolamento nesse estilo era tão legal, já tinha vindo antes! Sei que é comum, de muito antes da pandemia, algumas famílias (que neste caso se reuniam) irem juntas curtir um espaço mais completo pra curtir os entes queridos e ficar no espaço, e claro, tem que ser um lugar que atenda tudo o que você quer. Porém, eu não tinha esse hábito, e fui só com meus 2 filhos, e foi maravilhoso!
A casa que nos hospedamos ficava a 6km do centro de Guarapuava, e tinha caseiro e monitoramento na entrada. Consultei isso antes da reserva e fui tranquila.
A casa era puro charme. Vários detalhes vintages que incluíam almofadas bordadas, panelas de ferro, uma geladeira vermelha old style, fogão a lenha (e outro industrial) e vários detalhes: plaquinhas, floreiras… tudo de bom gosto! Muitos móveis em madeira como banquetas, mesas, e uma ante sala toda em vidro, pra você curtir a vista lá de fora… e que vista! Há um pequeno rio que corta a propriedade, você conseguia ver ele passando, no pòr do sol então, perfeito!
A casa tinha ainda dois banheiros e dois quartos de casal, sendo que em um deles havia um colchão de solteiro, e daria tranquilo para incluir também um berço. Na sala, também tinha um sofá cama, e até um aparelho que funcionava LP, assim como vários discos. Me permiti (com autorização do dono claro) curtir um Beatles e dançar com eles, foi muito divertido! Ah, tem uma ótima churrasqueira também!
Ainda aproveitamos tudo o que tinha ao redor e de tanta coisa gostosa nem parecia um turismo de isolamento, me senti muito livre! Caminhamos até a beira do rio para ver as pequenas quedas, e subimos o alto do sítio que tem uma vista bem bonita de várias montanhas. Nos acompanhavam galinhas, cavalos e até vaquinhas, mas todas super tranquilas, nem ligavam pra gente, e os meninos ficavam curiosos com os bichinhos.
Nossa Casa de Campo em Guarapuava/PR também tinha um tanque que parecia um lago bucólico com uma vista bonita, e na frente mais uma churrasqueira ao ar livre, e um super parquinho, que delícia! Escorregadores, balanços e pequenos desafios de troncos de madeiras, usamos ele todos os dias!
E é claro, o ponto alto do filho mais novo, as banheiras! Havia um pequeno deck, também com vista pro rio, com duas banheiras ao ar livre. Elas tinham água quente (aliás, todas casa de aquecimento a gás) e pra eles foi piscina. Ainda não há uma piscina na propriedade, mas está nos planos. Pra eles, foi ótimo o que tinha. Na verdade, mesmo nos dias quentes que pegamos foi tão bom que não senti falta!
Claro, toda natureza tem… bichinhos! Na casa era tranquilo, não tivemos problemas. Lá fora, o repelente foi nosso melhor amigo, mas ninguém saiu picado, mas repassamos algumas vezes.
A Casa de Campo em Guarapuava/PR, é bem fresquinha e tem inclusive aquecedores para o inverno, mas não tem ar condicionado. Em dias quentes de mais, pra quem sofre o jeito é ficar perto da sombra das árvores. Pra mim, foi muito tranquilo.
Leia também: Viagem de Carro – O que providenciar e rotas bacanas para curtir a estrada!
Então curtimos demais nosso cantinho e nem tínhamos vontade de sair. Ficaria direto por lá, porém, como eu queria ver um pouquinho da cidade, fugimos para conhecer o Parque das Araucárias (fizemos uma trilha e conhecemos o bonito jardim europeu), o parque do Lago, a Lagoa das Lágrimas e o Parque da Criança.
Destes apenas o último começou a movimentar mais depois de um tempinho no meio da tarde, e foi nessa hora que fomos embora, afinal o turismo de isolamento ainda era o objetivo!
Eu não sei se todo mundo teve o mesmo sentimento que nós, mas eu voltei revigorada, e feliz, porque adoro um lugar novo. Sei que a experiência será realmente boa de acordo com o atendimento do proprietário e da higiene. (aliás, protocolos. Estava tudo bem limpinho, toalhas embaladas, e de acordo com as regras sanitárias do Airbnb). Confira antes!
Porém, você precisa escolher uma boa propriedade, e vá a fundo nas fotos, pergunte tudo o que quiser tirar de dúvidas, pra não ter nenhuma decepção… isso é comum, mais do que se imagina. Nós felizmente tivemos a experiência contrária: Foi incrível e surpreendeu!
Então um bom turismo de isolamento realmente faz bem pra cabeça e pro corpo. Vou compartilhar aqui mais algumas fotos que tirei de lá:
Quem encara um turismo de isolamento em um lugar assim! Eu quero agora é repetir! Se você já teve uma experiência assim, deixa nos comentários pra eu saber como foi! E pra reservar esta casa, acesse este link, você vai gostar!
* Sou sim uma embaixadora do Airbnb, buscando as opções mais legais dentro dela! Se você reservar no meu link também recebo uma pequena comissão, e assim posso continuar a trazer mais reviews e informações para você viajar melhor!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.
olá pode me passar o contato desse paraiso? gostaria muito de um descanso.
Oi Elis
Fiz todo contato com o proprietário pelo próprio link do Airbnb que está no post. Vc pode enviar mensagem a partir dele que ele vai responder!