in ,

Nossa primeira Experiência Virtual do Airbnb: Como foi nosso passeio online!

menino ao lado de TV e computador

Escolhemos uma experiência virtual do portal de estadias Airbnb para realizar um passeio diferente mesmo dentro de casa, e aqui conto um pouquinho como foi este turismo digital!

Caso ainda não esteja acostumado com o termo, a plataforma do Airbnb já tinha um portal de experiência, onde você poderia desfrutar de aulas, passeios e encontros com temas diversos com os anfitriões de hospedagens ao redor do mundo.

As experiências eram locais, mas depois da pandemia, uma das reinventadas por eles foi levar experiências pro mundo digital, onde é possível conversam em grupos, aprender e ver um pouco mais de outras culturas, trabalhos e cuidados do mundo todo. Falo disso também neste post sobre tours e experiências virtuais.

Decidi ver algumas ideias para nossa família, e vi que algumas delas são bem interessantes de serem feitas mesmo com crianças. Optei por realizar uma experiência virtual para conhecer a vida de um cientista de tubarões da África do Sul, que é o fundador de uma instituição que monitora e preserva os bichanos na costa africana entre Moçambique e África do Sul.

 

Leia também: Viagem Virtual em Família – Seleção das Melhores Experiências para fazer com a sua!

 

Existe um calendário onde você marca um horário para a experiência virtual, e cada anfitrião decide sua disponibilidade, assim como seu preço e a duração da experiência. Também há informações sobre a descrição da experiência, se você precisa providenciar algo (caso faça uma aula culinária por exemplo, há uma lista de ingredientes) e o conferir se o preço está de acordo com o que você deseja.

Turma preparada na frente da TV
Turma preparada na frente da TV, e comendo mesmo antes de começar!

Não achei nada caro, é uma média de R$ 50,00 R$ 90,00 no geral, porém, verifique se é por dispositivo ou por pessoa. Mesmo que você possa comprar um e várias pessoas assistirem do mesmo local, é recomendado reservar para o número de pessoas que vão assistir já que assim o host pode realmente conversar, responder perguntas e dar atenção devida, mas veja seu caso e converse com o host.

Eu por exemplo estava sozinha com as crianças e imaginava que eles não ficariam o tempo todo participando, ou fariam perguntas, depende da idade, e do próprio grupo – inclusive por ser uma experiência em inglês (atenção também ao idioma), então comprei para mim e eles ficaram indo e vindo comigo. O pagamento é bem simples: basta fazer login no Airbnb, ou criar seu usuário, e depois efetuar o pagamento com cartão de crédito. Os valores geralmente aparecem em dólares.

Nos preparamos para a ocasião reservando o horário aqui para ter a casa ajeitada, providenciei um lanchinho pra nós, e optei por conectar o notebook na tela da TV para visualizarmos melhor, e lá fomos nós para o sofá ver o que seria dessa experiência virtual. O encontro é feito em grupo pela plataforma Zoom.

Nosso cientista de tubarões chegou 3 minutinhos antes do início, e também já apareceu nossos outros convidados. O grupo que estava conosco tinham dois amigos do Reino Unido, sendo que um comprou de presente para o outro que gostava muito de tubarões, e cada viu de sua casa; apenas nós brazucas e os demais eram americanos, de diferentes estados dos EUA, como Alasca e Nova Iorque.

Tivemos um momento de apresentação onde falamos de onde moramos, e o porque escolhemos a experiência virtual de tubarões. Havia alguns mergulhadores entre nós super interessados no trabalho com os bichanos, mas também apenas curiosos como nós – o André é um super fã.

Essa parte foi legal por ter uma conexão entre as pessoas e já descobrir curiosidades, mas um pouco cansativa às crianças por serem uns 30 minutinhos – estávamos em 8 pessoas – e como o inglês deles não é afiado, e ainda não tinha exibição de vídeos e imagens, eles dispersaram. Porém, acredito que isso varia bastante de cada uma, e pra cada host.

Telas e Tubarões
Telas e Tubarões: Um bocado de aprendizado

Então começou a apresentação em si. O Justin, nosso cientista, compartilhou sua tela apresentando algumas informações gerais sobre a região de atuação, os tubarões, e especialmente os tipos de tubarões os quais sua fundação conserva, como o tubarão tigre.

Ele mostrou alguns vídeos de sua conservação, e exatamente quais são os equipamentos, tecnologia e a maneira as quais eles rastreiam e monitoram seus hábitos. Há várias curiosidades bacanas, como o fato de os tubarões entrarem em um estado profundo de sono (quase uma hipnose) quando viram de barriga para cima, e assim eles consegue colocar os rastreadores na maior calmaria… as técnicas e iscas para chegar neles também são mostradas.

Porém, ele incentivou mesmo à todos nós fazermos perguntas. Foi bem atencioso comigo, e falou que, se precisasse ir mais devagar porque eu iria traduzir para as crianças, era só avisar. E as pessoas fizeram mesmo perguntas e foi um bate papo bem interativo, muito interessante.

 

Conheça também os parceiros e cupons do blog para usar nas viagens e na vida: tem inspirações acessórios, roupas e serviços do universo viajante! Confira em Descontos e Parcerias!

 

Enfim, foi 1h30 no total, nesse caso. Achei bacana, porém vale avaliar com crianças o quanto elas vão conseguir participar devido ao idioma. Eles aproveitaram menos do que eu imaginava, mas sei que algumas experiências são enviados recursos adicionais, como livros de passatempos no tema para imprimir e usar na hora – vi essa só depois. Há outras opções também, e essa foi só a primeira, devo testar mais alguma novamente.

Espero que tenha achado útil, e vale entender a proposta, porque a cada dia surgem novas experiências no portal do Airbnb, assim como em outros portais, creio que é uma tendência que vai aumentar daqui em diante, em um mundo de turismo tão incerto! Nós vamos arriscar mais algumas, porque afinal de contas, conversar com pessoas de diferentes culturas, e ter novos conhecimentos foi a parte mais legal de tudo!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *