in ,

Dunns River Falls, Ocho Rios/Jamaica – de cruzeiro ou em visita país, conheça!

Mãe e Filho na Praia de Dunns River Falls
Mãe e Filho na Praia de Dunns River Falls

O passeio em Dunns River Falls, um parque de cachoeiras diversas e escaláveis que terminam no mar, foi uma escolha bem legal que fizemos para curtir um dia na Jamaica a partir do nosso cruzeiro pelo Caribe, onde também passamos por Labadee, Haiti (Ilha particular da Royal Caribbean, do cruzeiro Oasis of the Seas), e também de Cozumel, no México. Esse cruzeiro sai do Porto de Miami.

A Jamaica é um país muito good vibes, mas confesso que eu não tinha ideia de como me virar por conta por lá.  O México já sabia que seria mais estruturado, e o Labadee era só descer do navio no espaço privado da cia de cruzeiros. Então, eu decidi que, se quisesse aproveitar melhor nosso dia jamaicano, com segurança, era melhor programar algo previamente (não escolher na hora) e contratar um passeio, fosse pelo próprio navio, ou por alguma agência.

Com isso decidido, comecei a olhar o mapa da ilha de Bob Marley e Usain Bolt, assim como quais passeios o navio disponibilizava. A maioria dos cruzeiros pára em Falmouth, que é bem próxima de Montego Bay, uma das praias mais famosas do país, e 60km distante de Ocho Rios, que tem várias atrações nos arredores também.

Placa de Chegada em Dunns River Falls
Placa de Chegada em Dunns River Falls

É fato que, se você fizer uma excursão com o próprio navio, você provavelmente pagará o dobro ou até mais do que com qualquer agência em terra, mas com a garantia de retornar sem surpresas, ou seja, você não fica para trás caso aconteça algum atraso ou problema. Porém, você não precisa temer se programar passeios com outra agência, desde que sejam próximos do porto, ou que tenham um tempo suficiente em terra. Portanto, a minha primeira triagem e dica é você ver todas as opções que o próprio navio oferece, a duração destes passeios, e escolher aqueles que te dão pelo menos umas 2 horas de folga no retorno. Os passeios com a maior duração eu descarto, ainda que a agência local me diga que seja possível fazer (isso coisa minha, que é uma precaução da precaução, mas fico com mais paz de consciência).

Sendo assim, também avalio, em nosso caso, a idade recomendada dos passeios, e pergunto como pode ser com crianças. As excursões do navio são mais restritivas que de outras agências, mas nem sempre é por insegurança, é porque eles tem algumas restrições na logística deles mesmos, então, eu avalio o tipo de passeio e se caso vá fazer com o navio se nossas crianças já podem ir também.

No caso da Jamaica, é um país cheio de atrativos naturais, e os que nos chamaram mais atenção foi o Blue Hole – uma piscina natural de água bem azul; Dunns River Falls, um atrativo com cachoeira e praia em Ocho Rios; e Montego Bay, praia e opções mais pertinho do porto em Falmouth.

 

Viaje protegido e escolha a melhor seguradora de viagem para sua família com 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

 

Descartamos o Blue Hole porque, apesar de parecer lindo, não achei a estrutura tão legal para nossos pequenos, e depois descartamos Montego Bay porque, apesar de ser o mais pertinho, pessoalmente, como já tínhamos planejado curtir só praia em Labadee – é o que tem pra fazer junto com atrações de lazer da própria Royal Caribbean – e em Cozumel, visto que não quisemos ir pro continente e curtimos um beach club na ilha mesmo; eu queria conhecer um atrativo além de praia, e Dunns River Falls não era tão longe, tinha estrutura e parecia um atrativo diferente e bacana. Então lá fomos nós.

Valores de entrada em jan/2020
Valores de entrada em jan/2020

Optamos por contratar uma agência local que peguei como referência de uma conhecida que já tinha estado na Jamaica. A empresa é a Lux Life Tours e falamos via whatsapp, foi bem tranquilo, falamos em inglês (acho que esse é o único problema que você pode ter para agendar com outras agências você mesmo, o caso você não fale inglês. Ainda assim usa o tradutor e faz com calma, dá certo).

Deixei tudo agendado uns 20 dias antes, não era alta temporada lá e foi fácil agendar. 2 dias antes conversamos de volta onde a empresa confirmou o número do motorista que nos levaria e o ponto de encontro.

Também achei bem melhor do que alugar um carro, já que lá é mão inglesa e até fazer o processo todo, para devolver no mesmo dia, realmente acho meio complicado.

Éramos um grupo de 10 pessoas – 6 adultos e 2 crianças – e nos cobraram USD 300,00 para ir e voltar. Os ingressos não estavam inclusos, e o valor de entrada para Dunns River Falls era de USD 25,00 e USD 17,00 para crianças acima de 4 anos (até essa idade não paga). Valores de janeiro/2020.

Para encontrar nosso motorista, eles nos explicaram o trajeto de saída do porto, e vale considerar algo importante: o Porto de Falmouth é super ajeitadinho: tem lojinhas e espaços bem agradáveis na chegada, e na medida que você sai reto no pier você encontra paradas de ônibus numeradas que são de empresas conveniadas (acho que os ônibus de passeios dos próprios navios que atracam ali), mas ali não é a saída em si do porto.

André e algumas cachoeiras
André e algumas cachoeiras

Existe um portão de saída, o número 3, e você inclusive passa por algumas placas históricas antes de chegar nele. Quando você sai (e não esqueça de jeito nenhum seu cartão de embarque do navio, e seu documento) tudo é menos arrumadinho, mas tem umas bancas de souvenires, e também tinha uma tenda branca com pessoas do turismo da cidade, usando crachás. Tem vários carros e vans passando, mas não tem um espaço bom pra estacionar, é bem apertadinho.

Eu falei com eles e dei o nome do motorista, e eles tinham o contato, pedindo pra ele vir nos encontrar. Deu certo e fomos até o carro para começar o passeio.

Seguimos pela estrada para os 60km até Dunns River Falls, e nosso motorista foi explicando algumas coisas de lá. Achamos bem interessante que tem muitos bodes em toda estrada. E eles ficam soltos ao longo do dia, e voltam sozinhos para sua propriedade, é bem louco. O caminho também tem vários trechos onde vemos o mar, e paramos com 5 minutinhos em um mirante. Tudo asfaltado e tranquilo.

Chegamos então ao destino e o estacionamento é bem grande. Ele nos deixou na entrada e esperou até voltarmos. Nosso passeio lá durou em torno de 2h e fizemos o jeito fácil (já explico).

Dunns River Falls são várias cachoeiras de um rio entre a mata, muito bonitas, que terminam no mar. O interessante é que as cachoeiras são escaláveis, então você pode usar uma sapatilha antiderrapante, ou algum calçado mais firme, e fazer esta escalada. Há guias no parque que podem auxiliar grupos e pessoas, e a maioria desce pelas escadarias de acesso do parque, e sobe na escalada (que é andando mesmo, vai tudo quanto é idade) mas… nosso objetivo não era escalar nada com crianças. Fomos conhecer e curtir, o que fizemos muito bem.

Ao chegar você vai caminhar em partes asfaltadas, é tranquilo, uns 10 minutinhos. Ali você começará a ouvir o barulho do rio e então começa a ver as primeiras quedas, até você ver várias delas juntas:

Conjunto de quedas de Dunns River Falls
Conjunto de quedas de Dunns River Falls

A foto não mostra a real beleza de tudo, mas garanto que é legal, e tem muitos grupos de turistas ali. O ideal seria ir bem cedo pra encontrar menos gente (tipo sair correndo do navio kk) ou mais fácil ainda se você realmente está visitando o país, porém, tínhamos 4 crianças só pra começar né… tudo ótimo mesmo assim.

 

Se o cruzeiro sai de Miami, tem que ficar uns dias lá também! Ficamos 1 dia antes do embarque no Homewood Suites by Hilton Downtown e 3 depois de desambarcar no Domio Downtown. Confira os reviews nos links!

 

O que pessoal mais fala justamente são das cachoeiras, e das piscinas naturais que se formam ali,  de fato tem várias bonitas e bacanas. A água é de rio, então, mesmo estando calor – e na Jamaica é sempre quente, pegamos 28 graus em pleno inverno; porém, o que mais gostei mesmo foi quando descemos tudo e vimos enfim, o mar!

Cachoeira e mar no mesmo lugar
Cachoeira e mar no mesmo lugar!

O fato é que a cachoeira termina ali, no mar, que é esverdeado e morninho, e achei aquela paisagem a mais legal, muito mais que as próprias quedas que vi antes!

Então, tratamos de nos instalar lá, que fica bem menos gente do que no restante. Ali é uma parte que tem mais escadas pra descer, mas não são impossíveis, porque vamos olhando, tirando fotos e apreciando, e não fica tão cansativo. Você já calcula pra volta.

O mar ali é tipo piscina, super calminho e morno, perfeito para as crianças. A areia que mistura um pouco de conhas e parece aquelas mini pedrinhas, tipo esfoliação gratuita! Mas, nossas crianças curtiram super de boa e nadaram um bocado. Meu menino, que estava com máscara de mergulho, disse até ter visto um peixinho branco, mas não é pra ter tanto assim ali não.

A parte divertida e que também facilita você querer entrar na cachoeira depois é justamente ir primeiro no mar, e depois pra queda. Quando você já está no mar as águas se misturam, e você sentem correntes de água gelada com água morna, e é engraçado, mas você vai se acostumando e toma coragem pro banho de cachoeira.

Beijo do Marido: Muito amor na cachoeira
Beijo do Marido: Muito amor na cachoeira

As crianças não foram, mas eu fui a primeira a encarar, estava com o marido, meus pais e minha irmã e cunhado. Meu esposo veio em seguida, e só meus pais não entraram daí. Foi bom, cuidaram da turma, mas a cachoeira é bem ao ladinho da faixa de praia.

Enfim, nós levamos toalhas, snacks e água na bolsa, assim como uma muda de roupa pra trocar. Nos ajeitando e voltamos, sendo que no fim do passeio tem MUITAS lojas de lembranças de tudo quanto é tipo. Eu que sou louca por imãs garanti o meu ali e compramos mais um suquinho e salgado pra beliscar.

Encontramos nosso motorista e pedimos pra ele fazer uma parada estratégica em um mercadinho, desses regionais, pois adoramos esse tipo de tour também. Vimos o que tinha de local e uma coisa super consumida na Jamaica são produtos a base de banana.

Encontramos 4 tipos de chips de banana diferentes, e compramos um de cada, pra provar né… gostamos de todos em geral. Também provamos um refrigerante jamaicano.

Aqui estão mais algumas fotos de Dunns River Falls:

Piscina de Rio, início da escalada pra quem quiser
Piscina de Rio, início da escalada pra quem quiser, o pessoal vai em fila!
Banho na cachoeira, e a vista pro mar!
Banho na cachoeira, e a vista pro mar!
No fim, as lojinhas! E são muitas!
No fim, as lojinhas! E são muitas!
Eu e meus amores, passeio ótimo!
Eu e meus amores, passeio ótimo!

Eu, que sou super fã de cachoeiras e natureza, adorei o passeio. Mas todo mundo da famílias gostou e aproveitou. E deu tempo tranquilo de voltar pro porto e ficar ainda por mais 1h vendo lojinhas próximas do pier antes de embarcar de volta no navio, e isso que saímos do barco umas 10h30 da manhã.

Agora só deu vontade de voltar e explorar pra valer a Jamaica. O país tem tantos outros lugares lindos que quero conhecer tudo logo que puder!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *