in ,

Labadee – Haiti: Dicas para Aproveitar bem 1 dia na Ilha da Royal Caribbean

Letreiro de Labadee
Letreiro de Labadee

Labadee é um pequeno paraíso particular da gigante dos cruzeiros Royal Caribbean. É uma parada gostosa para curtir, brincar e relaxar, e foi nossa primeira descida do navio que saiu de Miami e também passou por Fallmouth, Jamaica e Cozumel, México.

Não é uma novidade entre estas empresas, já que outras também têm seus espaços caribenhos privativos: As empresas fazem acordos de concessão para estes espaços, pagando impostos, além de gerar empregos aos locais.

Por ser um espaço privado em um pedaço de uma ilha haitiana, você precisa apenas de seu cartão do navio. Não há imigração, apenas detector de metais na volta. O vai e vem ao navio é super tranquilo também. Na saída, há também empréstimo de toalhas.

Ao desembarcar no pier você já vê aquela água mais clara (não transparente, mas o mar já é bonito), grupos de dança com boas vindas e fotógrafos do navio nos letreiros. Eu pessoalmente não gosto do serviço de fotos do navio (acho caro, bem comuns, e nós que éramos em 3 cabines por estarmos em 10 não podíamos fazer um pacote de fotos com as imagens de todos, não vale o investimento), por isso, se você curtir foto nos letreiros, tire-as antes de ir embora, já que os profissionais só ficam ali na hora do desembarque. As nossas ficaram ótimas.

 

Se o cruzeiro sai de Miami, tem que ficar uns dias lá também! Ficamos 1 dia antes do embarque no Homewood Suites by Hilton Downtown e 3 depois de desambarcar no Domio Downtown. Confira os reviews nos links!

 

Labadee é relativamente pequena, mas você pode ter uma sensação de cansaço ao procurar onde ficar em local que sempre tem sol e calor. Há portanto pequenos caminhões que levam e trazem o pessoal em paradas, mas se você não tiver dificuldades de locomoção, pode ir caminhando tranquilamente para qualquer uma das opções de praias.

Nellie's Beach
Nellie’s Beach: Boa pedida para as famílias

Uma coisa eu garanto: não faltarão espreguiçadeiras pra vocês se instalarem, e há equipe de apoio para arrumar lugares pra vocês (com aquela gorjetinha que você precisa dar depois). Há a opções de comprar espaços de pequenas barracas e até uns espaços maiores privativos em estilo bangalô. Fica ao seu critério, mas necessidade mesmo não há: Labadee tem muitas árvores mesmo com sombras bem gostosas, super dão conta do recado.

Apesar de cada praia estar a poucos metros uma da outras, minha dica é: quanto mais para o fundo da ilha você se instalar, mais calminha a água vai ser. Nós que gostamos de banho sem ondas elegemos Nellie’s Beach como uma das melhores opções para famílias, mas não ficamos nela, porque descobrimos isso depois e acabamos ficando em outra praia. Todas são gostosas de toda forma. Eu trouxe alguns brinquedos de areia pequenos na bolsa, e foram bem utilizados (recomendo colocar na mala alguns para os pequenos usarem em dias assim).

Já que mencionei Nellie’s Beach, vou falar dela: É uma praia como se fosse uma pequena enseada, e ali também estão os caiaques, assim como um acesso fácil ao Arawak, um parque de infláveis sobre água do mar e garantia de diversão para os maiores de 6 anos. Porém, todas estas atrações são pagas a parte em Labadee, e você compra nos pacotes de excursão dentro do navio, ou mesmo na hora é possível também. Estas atrações tem preços por hora, cerca de USD 49,00 – 79,00.

Considero também o acesso a Nellie’s Beach o centro de Labadee, onde há uma parada do caminhãozinho de passageiros. É que ali você tem acesso para outras praias também, e está próximo local onde eles montam um buffet para almoçar na praia.

A comida ali já é inclusa, e eles também montam uma área de bar. O esquema de bebidas funciona da mesma forma que no navio: se você comprou o pacote de bebidas a bordo, poderá usufruir ali, não se gasta dinheiro com isso, nem com a alimentação. Mas há limitações, já que a comida passa a ser servida mais perto das 12h00 – e não o tempo todo como no navio – e a variedade também é menor. Na ilha eles serviram hamburguer pra montar, salada tipo salpicão, cachorro quente e costelinha de porco. Não tinha nada muito baby friendly, é melhor carregar algo na bolsa aos menorzinhos.

Área molhada
Área molhada: Sucesso pra todas as idades.

Nesta área tinha algo muito legal que fez sucesso com as crianças: uma área molhada. Neste caso era uma área de água doce bem colorida com baldinhos que caem, jatos e fontes. Não tem nada muito forte, tem uma demarcação, perfeita para crianças de qualquer idade, e inclusive gostoso para nós nos refrescarmos também.

É claro que ficamos ali por um bom tempo, eles não queriam sair,e fomos revezando a família. Não é uma área grande, mas é bem refrescante, e dá bastante conta do recado! Só não fica pé na areia, então tem que já considerar isso.

Labadee também tem seu lado mais radical e de diversão para as “crianças grandes”. Existe uma trenó de montanha para descida, e a atração mais radical que você pode ir ou deitado (tipo voando mesmo) ou sentado é uma das maiores tirolesas sobre o mar do mundo! O preço para 60 segundos de adrenalina não é barato – USD 99,00 pagamos, mas era o meu luxo da viagem, eu queria muito ir, e queria tanto que minha mãe pagou meu “investimento” e me deu de presente (além de cuidar das crianças)!

 

Sem seguro viagem não dá pra sair do Brasil tranquilo! Você tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo pra usar entre as melhores seguradoras do mercado!

 

Por isso lá fomos nós na atividade, que pode ser feita com no mínimo 1,30m de altura e dura cerca de 1h-1h30. É que tem todo processo e treinamento. Você precisa assinar um formulário de que está ciente dos riscos, provar e vestir o equipamento de segurança e receber as instruções – são em inglês.

Você pode usar a roupa que quiser, fomos até de chinelos, e apertamos nos dedinhos. Mas é melhor se você levar um tênis ou algo que fique mais preso no pé, assim como ir ao menos com um shorts, melhor que saia de banho, ou só roupa de banho.

Vista do alto de Labadee
Vista do alto de Labadee: só pra encarar a tirolesa.

Dali você então para uma “tirolesa de treinamento” pra praticar o que nos mostraram. Já é boa viu, mas em uma área verde, e ver se todos realmente entenderam tudo. Ali, teve gente que desistiu, o medo pegou (e sinto muito, eles não vão devolver o valor, você assina isso). Mas eu achei tranquila e bem gostosa, assim como a maioria das pessoas. Já está então o transporte ali para nos levar pra tirolesa de verdade.

Então você chega na área alta. Não tem nada de caminhada, esforço físico zero mesmo, mas a vista… é realmente linda e de tirar o fôlego! E aí você desce! Eu achei uma delícia, faria muitas vezes, mas é realmente rápido e confesso que o valor podia ser mais amigável. Mas, não dá pra negar que vale ver todas as belezas com uma dose de adrenalina.

Na volta para Labadee por terra, também mais para frente do buffet está o mercado de artesanato. Tem opções típicas de souvenires tradicionais como imãs, bolsas, camisetas, artigos pra casa como colheres de pau, brinquedos e pequenos instrumentos musicais.

Ali tem vários hatianos, e eles chamam bastante por você, aquela “guerra comercial por turistas”. A vida não é fácil, e os preços não mudam muito de um pra outro. Dê atenção para um deles, e escolha algo pra comprar, dá aquela negociada, mas vá com bom humor e se puder colabore, estas comunidades precisam.

Aqui estão mais algumas fotos do paraíso da Royal Caribbean:

Placas indicativas
Placas indicativas, a sinalização é muito boa.
Mercado de artesanato
Mercado de artesanato por fora
Artesanatos locais
Artesanatos locais
Crianças na praia
Crianças na praia: Se divertiram
Navio em Labadee
Navio em Labadee: Tem que fazer foto na chegada!

Enfim, achei o dia bem gostoso. Ali não será o local de conhecer o verdadeiro Haiti, e de ter uma imersão cultural. É um espaço feito para turistas, e o máximo que você fazer é conversar com os locais que trabalham ali e perguntar um pouco sobre a vida deles. Nem tem uma área de saída fácil pra se explorar fora desse espaço. Nesse caso, é até melhor programar uma viagem para ficar mais tempo no país.

Mas, aproveite pra relaxar, ou então também fique um pouquinho dê uma voltinha, faça umas fotos, e volta pro navio para aproveitar menos filas nos atrativos do barco, que sempre ficam mais vazios nos dias de parada. Nós porém, ficamos em Labadee até a hora que deu, porque foi ótimo!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *