O castelo de Amboise foi nossa melhor surpresa do Vale do Loire.
Acho que, por não ser o maior chateau de todos, que é o de Chambord; ou o mais visitado, que é o de Chenonceau; era um castelo que programei pela facilidade de vê-lo por estar bem ao lado do Clós Luce, onde morou Leonardo da Vinci e tem uma série invenções e projetos que ele fez e eu já iria visitá-lo.
Porém, eu gostei tanto da visita que o Castelo de Amboise foi o meu favorito dos 4 visitamos (além dos que já citei, também conhecemos os jardins de Villandry).
Ele é um pouco mais chato na questão acessibilidade (existe, mas é uma entrada de fundos, e bem, é antigo e preservado como é) que encaramos as primeiras escadarias para chegar nele, que fica em uma área alta da cidade. Porém, este é o único ponto negativo.
Leia também: Roteiro entre castelos e diversão em família no Vale do Loire
São tantas coisas boas que resolvi fazer uma lista de motivos do porquê você deve visitar o Castelo de Amboise (e pode desde já comprar neste link os ingressos), caso decida realizar uma viagem ao Vale do Loire. Aqui estão as razões:
1. A vista do Vale do Loire: Se tem algo que parece uma pintura de tão linda é esta vista! Eu pessoalmente adorei ver as casinhas de interior da cidade mescladas ao bucólico Rio Loire. É uma paisagem agradável e gostosa de apreciar (eu ficaria horas, mas, tenho filhos pequenos). O fato é que o cenário é realmente inspirador, cenário de filme, e renderam algumas fotos para nós.
2. As brincadeiras para as crianças: O Castelo de Amboise foi o mais interativo que visitamos, e os recursos (no início de 2018, faz tempinho) eram todos gratuitos. Na entrada todos os visitantes recebem um tablet, que na região são todos chamados de Histopad, pois você acompanha e lê informações ao aproximar o equipamento nas áreas informativas.
No caso deste chateau, além de ser o único que oferecia o mesmo gratuitamente, ele tinha uma espécie de caçada, onde você tinha que encontrar símbolos ao procurá-los nos vários ambientes indicados com números. Brinquei com meus filhos, e cada encontro, tinha uma informação na tela, foi ótimo!
3. O tamanho do Castelo: este edifício em si não é grande, e você consegue facilmente ver todos os aposentos em uma visita bem agradável.
Os nossos dois filhos estavam ansiosos e queriam correr na área externa, e caso vocês tenham crianças assim também é tranquilo para um dos pais ou responsáveis se revezar para entrar novamente ou aguardar o outro adulto, porque tem uma área externa boa para correr, e um castelo rápido de se visitar (só se tiver chuva que aí prejudica um pouco, como qualquer jardim).
4. A história de Leonardo da Vinci: Ainda que a residência do mestre tenha sido no Clós Luce, Da Vinci estava o tempo todo com o rei no Castelo de Amboise, afinal, foi o próprio que o convidou para passar o fim de sua vida na França, e os dois eram muito amigos. O túmulo de Da Vinci está em uma capela no mesmo terreno do chateau e pode ser visitado.
5. Os jardins mais simpáticos: Para mim, são os jardins mais perfeitinhos que conheci, e me encantei. As árvores e arbustos são todos podados em formatos circulares, como belas “bolinhas” e dá um toque gracioso e quase mágico ao ambiente. O jardim não é grande, mas é realmente adorável, e ainda tem espaços com molduras e recursos com a cara das redes sociais para ter uma boa foto para compartilhar!
6. A cidade de Amboise: você passear pela própria cidade entre casinhas simpáticas e residências estilosas de interior é muito gostoso, tudo nas margens do rio Loire.
Estivemos em um domingo na cidade e tudo estava fechado, com exceção de uma baita feira de rua, que parece ser o ponto de encontro do fim de semana.
Nós visitamos e até já compramos nosso almoço super bem servido lá mesmo – há uns tachos enormes com opções prontas, como o Boef a Bourgignon que pegamos por EUR 9,00 e nos serviu no almoço e na janta! Foi muito gostoso curtir a feira quase no pé do castelo.
Amboise também é uma opção de estadia, caso queira justamente esse estilo de viagem!
Veja aqui as dicas de Onde se hospedar no Vale: Tours ou Amboise?
Eu realmente gostei demais deste passeio, que é facilmente combinável com mais opções, e vale alugar um carro para poder curtir bem a região. Falando em 4 rodas, não há muitas opções de estacionamento próximas do castelo, então você pode ter que andar um pouquinho até chegar em sua entrada.
Para visitar o castelo de Amboise, o valor em é cerca de EUR 13,00 e pode ser comprado com antecedência o seu ingresso onlines, e você ainda pode curtir um pouco mais a região com o passeio de sidecar em Amboise e Tours.
O funcionamento é diário das 9h00 às 16h45 e pode ter alguma mudança em épocas como horário de verão, que vários locais tem funcionamento estendido.
Que tal conhecer o Castelo de Amboise? Não o tire de seus planos, é lindo e vale o passeio!
Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão neste link Descontos e Benefícios
E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.