in , ,

Fazenda do Chocolate em Itu/SP: Passeio gostoso pertinho da Capital

Fazenda do Chocolate
Fazenda do Chocolate

A Fazenda do Chocolate fica a não mais do que 5km do Centro de Itu, cidade que nos surpreendeu positivamente pelas quantidade de coisas bacanas para se fazer em família – inclusive no quesito hospedagem, já que ficamos no maravilhoso family friendly de ótimo custo benefício Gandini Hotel (leia o review) –  e esse definitivamente foi um dos passeios mais legais que fizemos com as crianças em uma mini road trip que vale a pena ser feita na região.

Uma das boas vantagens da Fazenda do Chocolate é que ela abre todos os dias. Nos finais de semana há mais atrações ainda do que fazer, mas mesmo as atrações que estão disponíveis diariamente já são um super passeio. O acesso até é ela é totalmente asfaltado e fácil de chegar.

Mateus e o Pônei
Mateus e o Pônei: ajudou o amigo a dar uma voltinha

O estacionamento no local é gratuito, e tem bastante vagas, mas enche bastante em feriados principalmente. A entrada na Fazenda do Chocolate é gratuita, mas você paga por algumas atrações, caso queira realizar alguma opção oferecida no local.

 

Não faça bate volta, fique ao menos uma noite em Itu! Hospede-se no Quarto Família do Gandini Hotel ou aproveite todo conforto e lazer do Novotel Itu Golf & Resort!

 

Na chegada, você começa a descobrir muitos cantinhos e espaços legais entre lojas, casarões e espaços abertos com animais. A entrada é uma loja de lembranças, brinquedos em madeira e objetos para casa e cozinha, e possui um grande aquário que já encanta os visitantes.

Ao lado deste acesso principal você encontra os objetos da nossa foto de capa. Itu tem a fama de ter os seus exageros, e nada mais simbólico do que ter uma xícara, bule e botas rústicas em tamanhos exagerados neste passeio!

Dali você estará entre casinhas com opções diversas. Há um espaço de café onde os grãos são moídos e torrados na hora, junto de uma fonte de chocolate, que já garante um lanchinho. Ali também possui mais algumas lojinhas que vendem redes e toalhas, e inclusive uma delas dedicadas a plantinhas como suculentas e cactos.

Nas lojas, e mais do que óbvio, eles produzem chocolates artesanais e há um espaço exclusivamente dedicado a isso. A loja tem opções variadas e nós provamos e aprovamos. Trouxemos para casas pirulitos ao leite em formato de animais que as crianças não deixaram de pedir, mas também uma caixinha de barrinhas de sabores sortidos como ao leite, branco, com amendoim e com passas. Estava tudo muito gostoso. Ainda há biscoitos e outras opções de chocolates em formatos e tamanhos diversos.

Patos e Carpas no Lago
Patos e Carpas no Lago: Que criança não ama?

A Fazenda do Chocolate tem uma grande área externa também para brincar e correr e ver muitos animais. Vimos um grande lago com várias carpas que nosso pequenino ficou bem louco por elas. Há inclusive cavalos e pôneis que as crianças podem andar, mas você ainda consegue ver vacas e até lhamas por lá.

Próxima da área do lago, tinham brinquedos infláveis (paga-se a parte) um trator que os meninos subiram e brincaram, e até uma pequena cachoeira, em um espaço bem agradável.

Nós fomos apenas no período da tarde, mas existes um restaurante para quem desejar passar mais tempo no local. A cara das fotos é ótima, comida caseira de fazenda. Porém, o restaurante funciona apenas nos finais de semana e feriados.

Também nos sábados e domingos os passeios ficam disponíveis ao público com alguns horários. Entre eles estão o roteiro do chocolate, que explica um pouquinho do processo de produção a partir do cacau; o passeio caipira, que mostra lugares históricos e conta um pouco mais da história da fazenda com café incluso; passeios de cavalo para adultos e crianças e um passeio de trenzinho.

 

Visite o Site da Fazenda do Chocolate e Conheça mais do lugar

 

Estas atrações possuem custos pagos a parte, mas mesmo assim são bem procuradas e possuem horários. Se quiser garantir seu passeio, não chegue tarde, e assim você pode aproveitar inclusive mais do que um deles, para curtir a maior parte do dia com várias atrações na Fazenda do Chocolate.

Mateus no Trator
Mateus no Trator e a cachoeirinha no fundo

Nós passamos uma tarde muito gostosa por lá, mas como estávamos viajando e tivemos um bloqueio na estrada, chegamos mais tarde do que o previsto e aproveitamos menos do que o desejado. Mas mesmo aproveitando as áreas gratuitas e ficando pouco tempo, foi super agradável, tem vários cantinhos gostosos de fotografar e aproveitar e a família toda tem o que fazer!

Se vamos voltar? Com certeza, afinal vale a pena! Que tal ir você também?

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *