in , ,

Roteiro de 2 dias em Treze Tílias/SC

árvore de outono em praça

A cidade mais austríaca do Brasil – com direito a consulado próprio inclusive – está no interior de Santa Catarina e se chama Treze Tílias. Nome que surgiu justamente da flor branca de origem do país – a Tília – é muito simpática, tranquila e charmosa para um roteiro cheio de sossego e comida boa para um feriado ou final de semana.

Se agilizar, dá sim pra ser em menos tempo, mas acho 2 dias inteiros ao menos a melhor opção, e montei esse roteiro considerando chegar no fim da tarde/noite, passar um dia todo lá, e ainda aproveitar uma última manhã e sair de tarde da cidade

Pensei assim porque, como ela está bem no interior do estado, você precisa dirigir um tempinho mesmo que venha de avião – o aeroporto mais próximo é o de Chapecó, cerca de 180km da cidade; ou as capitais mais próximas são Florianópolis ou Curitiba, e nesse caso as viagens são um pouco mais longas – mas garanto que a escapada vale! Vindo de Floripa ou Curitiba, recomendo ir pelo caminho via Tangará do Sul, que é pavimentado, um dos acessos pega estrada de chão.

Ela faz parte da Rota da Amizade, um trajeto de várias cidade próximas, mas pessoalmente é uma das que acho mais interessantes do grupo.

Para quem mora já mais perto dela – Caçador por exemplo é uma cidade um pouco maior que está nas proximidades – Treze Tílias é uma das cidades de passeio em dias de folga e feriados – e ao mesmo tempo, tem relevância comercial na produção de leite, sendo que a sede da fábrica de laticínios da Tyrol (e o nome tem tudo a ver com a cidade), é de lá! Por isso, conta com algumas opções de hospedagem, inclusive com hoteis grandes e com opções de lazer. Nós ficamos no Treze Tílias Park Hotel.

 

Leia também sobre o local onde nos hospedamos: Review do Treze Tílias Park Hotel

 

O colorido do outono em Treze Tílias/SC estava lindo!
O colorido do outono em Treze Tílias/SC estava lindo!

Ao chegar na cidade, você verá aquele clima de interior, para se reconectar e curtir uma mistura de charme e fazenda, com campos com vaquinhas bem próximos da cidade.

O Portal te recebe já mostrando casas típicas e sem muros (são muitas, há um incentivo municipal do IPTU para quem constrói casas no estilo) e lojas de artesanato, além de árvores e flores super bem cuidadas.

Como nós estivemos lá no outono, vimos muitas árvores em lindas cores em tons amarelo e laranja, muitas mesmo, inclusive vem em frente ao consulado da Áustria, impecavelmente bem cuidado, mas uma pequena casa que também tem seu formato típico.

Nós – digo eu, marido, primeiro filho e meus sogros – viemos de Curitiba, viajamos de carro ao longo do dia e chegamos já no meio da tarde, o que recomendo, pensando que você não conhece muito a região para chegar até ela.

Então, assim que chegamos, fizemos um breve reconhecimento de área passando de carro encontramos apenas um lugar para fazer um lanche e fomos para o hotel curtir um pouquinho da piscina térmica, já que estava friozinho (mas tem as piscinas externas se você for no verão) e para o jantar.

Apresentação do grupo Lindental em Treze Tílias/SC
Apresentação do grupo Lindental em Treze Tílias/SC

Em vários finais de semana e feriados, eles fazem apresentações do grupo Lindental, de dança típica, que é muito bem feito (inclusive participaram do quadro se vira nos 30 na TV =). Veja se quando você for eles terão apresentação agendada, às vezes no centro cultural da cidade, ou no próprio hotel, que foi o nosso caso, é bem bacana e super bem ensaiado.

O roteiro do dia inteiro em Treze Tílias

Então, se prepare para o primeiro dia e bem, sugiro acordar com calma, e não coma tanto assim no café da manhã, porque você vai comer bem no almoço! Estando de carro, é tudo muito perto mesmo e sugiro dar uma voltinha pela cidade. Existe um “trem” só no formato, mas é um ônibus, caso queira fazer um mini city tour que passa por alguns lugares, mas é apenas panorâmico e só se você estiver a pé ou quiser mesmo ver do ônibus uma geral da cidade.

Comece conhecendo a Praça Central da cidade, onde tem uma fonte e uma Igreja bem no centro. Treze Tílias tem outra forte tradição, a escultura em madeira, com alguns escultores que são realmente grandes artistas, e a Igreja portanto tem muitas peças esculpidas em seu interior, e por isso, mesmo ela sendo pequena, vale conhecê-la.

A fonte no centro de Treze Tílias/SC
A fonte no centro de Treze Tílias/SC

E justamente depois de você dar uma volta pelo centrinho – aliás, aproveita e na quadra seguinte a igreja pra ver se o centro cultural já estará aberto para você ver alguns artesãos com seus trabalhos, é bem pequeno, mas eu não resisti e comprei um enfeite de natal para mim.

A partir da praça, é fácil de caminhar até o Museu Municipal Ministro Andreas Thaler, que tem alguns ambientes e fatos históricos locais. O museu tem horários bem específicos, não abre em horário de almoço, então fique atento para ir no horário correto de funcionamento. Ele é bem pequeno, então a visita será rápida. Confesso apenas que, quando fui, fiquei um pouco decepcionada com a conservação, que não está muito boa, e com certeza isso tem a ver com o poder público.

maquete da cidade de Treze Tílias

Já no final da manhã, você pode se dirigir ao então Parque Lindendorf, uma das atrações mais interessantes da cidade. É um pequeno complexo de entrada paga, que possui uma mini fazenda, um caminho entre árvores e natureza, lago com peixinhos (dá pra alimentá-los), se, esquecer da Mini Cidade, uma maquete que representa toda Treze Tílias em miniatura.

O parque, além das atrações, possui um Buffet Típico de comida austríaca, incluindo carnes com molho, spatzle (algo parecido com um nhoque, mas é mais uma massa tradicional), e o apfelstruddel de sobremesa.  Vale provar.

Depois de aproveitar o lugar, você está próximo do Parque do Imigrante, um espaço de trilhas e pontes, com parquinho e pedalinho, bem familiar. Vimos um pouquinho dele por fora, pois demos o azar de ele estar fechado justamente quando visitamos, mas eles costuma estar aberto no período da tarde. Vale dar uma caminhada e se divertir por lá!

 

Veja todas as opções de estadia e reserve a sua por aqui mesmo: Hospedagem em Treze Tílias

 

Uma das lojas mais lindas que conheci até hoje foi a do Mundo Tirolês de Treze Tílias/SC
Uma das lojas mais lindas que conheci até hoje foi a do Mundo Tirolês de Treze Tílias/SC

Dali, você também já está bem ao lado de uma linda loja que tem que ser visitada, o Mundo Tirolês. Ela é uma loja de tudo quanto é tipo de artigos turísticos, desde souvenires até roupas tradicionais, e de grande variedade, sendo muitos dos artigos trazidos diretamente da origem.

Mas o mais interessante são seus ambientes, lindamente decorados na inspiração do Tirol da Áustria. Tem maquete de montanhas e campos com trem passando por ela, casinhas e placas inspiradas nas fazendas europeias, e até um espaço de pegada medieval. Todo turista, inclusive excursões, passam por lá, e tem um amplo estacionamento.

Já na metade da tarde, você pode voltar e dar uma descansada no hotel, ou se você for da adrenalina, fazer um passeio de quadriciclo para encerrar a programação do dia. Estava na hora do sono de nosso pequeno, por isso fiquei com ele no hotel, e o maridão foi fazer a aventura. Como tinha chovido, voltou de lama dos pés a cabeça, mas gostou muito!

A noite a cidade é pequena e tudo fecha, daquelas que vivem no maior sossego mesmo, a regra é descansar. Ainda deu pra ir na piscina um pouquinho dela chegar.

Hotéis oferecem jantares temáticos, e tínhamos uma noite italiana para curtir, foi o que fizemos, e depois aproveitamos para bater papo e jogar um carteado em um espaço deles. Caso não tenha assistido o show cultural, você pode inverter e fazer isso na segunda noite, ao invés da primeira!

Dia 2 antes da despedida

Conhece os ateliês e lojas dos escultores de Treze Tíllias
Conhece os ateliês e lojas dos escultores de Treze Tíllias

Aproveite um pouco da cama e mais uma vez, acorde com calma, salvo se for verão, que daí vale curtir um pouco de atrações aquáticas ou nas piscinas do hotel, ou no Parque Aquático Águas Tirolesas que funciona na alta temporada e é uma boa opção nos dias quentes, aí é melhor fazer o dia render mais.

Mas, se você também visitar a cidade como nós no inverno Tome o café da manhã e aproveitar para caminhar entre as Lojas e Ateliês de Escultura em Madeira, que são próximos um do outro e estão na avenida de acesso ao cidade, onde vocês poderão depois se despedir.

Ainda falando dos ateliês, são realmente muito bonitos, um trabalho fantástico. Muitos artistas fazem esculturas para grandes praças, igrejas e inclusive para outros países. Há famílias que passaram a tradição para seus filhos e netos, e inclusive passaram alguns anos fora do país para se aprimorarem na arte, e retornaram para o Brasil, fazendo de Treze Tílias seu lar e local de trabalho.

A avenida também tem mais algumas lojas de produtos típicos e chocolates, e você fazer mais uma breve geral na cidade, caso queira explorar e passar por algum lugar para ver um pouquinho da vida dos moradores.

As delícias da gastronomia austríaca em Treze Tílias/SC
As delícias da gastronomia austríaca em Treze Tílias/SC

E se estiver animado de comer um último almoço típico, vá agora no Hotel Tirol, que também tem almoço aberto ao público, ou então já aproveitar para se despedir e almoçar um pouquinho depois no caminho.

Treze Tílias é uma cidade encantadora, e espero que gostem da sugestão! Por ser parte da Rota da Amizade, você também pode aproveitar e conhecer outras cidade da região, ainda que menos turísticas, mas é oportunidade de vê-las, incluindo Joaçaba e Fraiburgo, a terra da Maçã!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

 

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *