in

Onde ficar no Vale do Loire – Tours e Amboise

Onde ficar no Vale do Loire para conhecer os lindos Castelos, incluindo o lindo Chenonceau
Onde ficar no Vale do Loire para conhecer os lindos Castelos, incluindo o lindo Chenonceau

Onde ficar no Vale do Loire? Uma coisa é fato, a região é tão linda e com castelos tão únicos que me desculpem aqueles que fazem passeios de bate volta de Paris, mas vocês precisam dar um jeito de voltar e ficar mais tempo no Vale. Além de ser muito cansativo ir e voltar no mesmo dia (cerca de 170km da capital francesa) e conseguir ver, no máximo, dois castelos correndo, o Vale do Loire é outra França: há muito mais o que ver nas próprias cidades. E ir em família vale sim a pena: é um encanto para todas as idades com uma dose de diversão.

Se consegui te convencer a se hospedar pelo menos uma noite (mas fique duas vai, ou mais) por lá, então agora é hora de saber onde ficar no Vale do Loire. Depois de pegar a estrada partindo de Paris – aliás, alugamos o carro e saindo direto do aeroporto e devolvemos já dentro da capital – você verá no mapa algumas opções, todas com estradas impecáveis, geralmente começando por Blois, depois Amboise e Tours, maior delas. Ainda tem mais opções um pouquinho a frente, fora os vilarejos charmosos nos arredores destas cidades.

 

É quase impossível explorar o Vale do Loire sem Carro, não há transporte público, mas as estradas são perfeitas. Veja excelentes condições aqui para alugar o seu com desconto: Rent Cars

 

Castelo de Amboise, nos surpreendemos com tudo, desde a vista até sua história e charme!
Castelo de Amboise, nos surpreendemos com tudo, desde a vista até sua história e charme!

Pesquisei bastante antes de ir considerando nosso roteiro de 2 dias por lá, e quais castelos queríamos ver e suas distâncias. Blois não era uma opção ruim, mas como tinham opções mais próximas dos lugares que queríamos ir, ficamos em dúvida entre duas cidades no final: Amboise e Tours.

O que vi inicialmente era que a cidade de Amboise tinha cara de vila. Pequena, mas com o próprio castelo de mesmo nome (Chatêau de Amboise) e o Clós Luce, o Chatêau de Leonardo da Vinci no final de sua vida, além de ser a cidade mais próxima do famoso Castelo de Chenonceau, o mais visitado do Vale do Loire.

Já Tours não possuía nenhum dos mais famosos castelos, mas está cerca de apenas 30km dos já que já mencionei, e é uma cidade maior e bem estruturada em comércio, lojas e restaurantes e também mais próxima do Chatêau de Villandry e seus jardins, que estavam em nossa rota.

Nós também veríamos o maior Castelo de todos, em Chambord, este é mais afastado destas duas cidades, e passar nele primeiro para depois partir para sua hospedagem foi o que fizemos, e deu bem certo, deixo a mesma sugestão para sua viagem.

Conhecendo mais das duas opções, percebemos então que ambas eram interessantes, pois são estilos diferentes de cidade e estadia. Por isso, vou falar com mais detalhes de cada uma delas:

 

Onde ficar no Vale do Loire – Amboise

Amboise é uma cidade pequena, que fique nas margens do Rio Loire. Árvores altas e belas te recebem ao dirigir  ao lado do rio, e todo redor tem casas baixas e de cores claras, incluindo o centro. Na área mais alta está seu Castelo, que tem grande importância histórica, pois a monarquia francesa de fato viveu por algum tempo ali, e é uma bela cidade de se apreciar do alto da Construção.

Tem todo o jeitinho de interior, mas ainda assim com estrutura de hotéis e restaurantes. Tem casinhas clarinhas pela cidade toda, daquelas charmosas de ver e fotografar. Muito agradável como um todo.

Amboise é assim: Cara de Vilarejo do Interior com tranquilidade, deliciosa para passear.
Amboise é assim: Cara de Vilarejo do Interior com tranquilidade, deliciosa para passear.

E como toda cidade do tipo, é muito calma. Isso significa que não tem vida noturna, e nos finais de semana, tudo se acalma ainda mais, especialmente no domingo – dia que passamos por lá e vimos uma feira de rua (bem legal por sinal, cheia de delícias) e só de movimento. Acho que a cidade toda estava lá, porque depois não vimos quase ninguém. Estávamos dirigindo pela cidade e, com exceção dos castelos de Amboise e do Clós Luce de Leonardo da Vinci que visitamos, o restante estava fechado. Em frente ao Castelo me lembro de ver uma ou duas lojas de lembranças e um restaurante aberto.

Apesar de ser pequena, ela é bem estruturada, afinal, o turismo é forte na região. Você encontra hotéis diversos e de todos os tipos, inclusive os econômicos, como o Ibis Budget. Se preferir uma hospedagem de rede e padronizada a nível mundial, o Novotel e o Best Western estão presentes na cidade.

 

Quando estivemos na região, ficamos conectados desde a saída do Brasil com Chip Internacional e aprovamos o Brasil Roaming. Use o com o cupom @TURISMOEMFAMILIA e garanta o seu com 10% de desconto: Brasil Roaming

 

E se você quiser ter a experiência de se hospedar em um Chatêau ali você pode, há muitos pequenos castelo que oferecem este tipo de hospedagem, apropriada para famílias inclusive com crianças, pois tem quartos grandes, lindamente decorados, mas com todo o conforto adaptado dos tempos modernos, até com piscinas.

Entre algumas opções possíveis, está o lindo e bem recomendado Chatêau de Arpentis (as fotos são incríveis); o Charmoso e acolhedor Manoir du Parc cheio de quartos charmosos e decorados; e até o Chambres d’Hôtes le Clos de L’Hermitage que proporciona a experiência de se hospedar em uma caverna, mas tem até hidromassagem e conforto 100% dentro dele. Em todos estes, o Café da Manhã foi elogiado! Estes são apenas o começo de muitas hospedagens super bacandas: há ainda muitas outras opções e quase todas têm uma história para contar, por serem residências de família bem antigas.

Se você gosta de cidades pequenas e charmosas, Amboise provavelmente seja uma boa opção para sua estadia.

 

Gostou de Amboise? Pesquise e reserve aqui agora sua opção de hospedagem na cidade

 

Onde ficar no Vale do Loire – Tours

Já a cidade de Tours tem um estilo completamente diferente, pois é bem maior. Também está nas margens do Rio Loire e tem sua beleza e seus atrativos em um estilo histórico, como o Castelo de Tours, a Catedral e o Centro Antigo; mas tudo isso já está entorno de um grande comércio de rua, várias lojas e restaurantes tanto de redes como de comidas do mundo – como existem em Paris, com um libanês, um americano, um marroquinho… um do lado do outro. No centro, inclusive possui uma rua que dizem ser a mais comprida da Europa (porém eu definitivamente não fui atrás da veracidade da informação).

Tours é uma cidade bem maior, e dizem ser esta a maior rua da Europa, será?
Tours é uma cidade bem maior, e dizem ser esta a maior rua da Europa, será?

O fato é que Tours sim, já tem mais movimento, ruas badaladas, e um número muito maior de serviços, tais como mercados e restaurantes. É mais fácil e prático encontrar as coisas por lá, em uma maior disponibilidade de dias e horários. Por outro lado, as dificuldades das cidades grandes também surgem, por exemplo, estacionamento… e no Vale do Loire não dá pra aproveitar bem sem carro.

Considerando esse ponto, a cidade também tem mais hotéis de rede, como algumas opções de Ibis e Ibis Budget, da rede Mercure e Novotel também.

Há outros hotéis locais, mas que seguem o padrão das redes. Entre os bem avaliados, estão o Hotel Mirabeau, o Hotel Val de Loire e o Hotel Ronsard, que aliás, é um hotel bem histórico e indicado como uma das atrações da cidade além da sua própria hospedagem.

Porém, ainda que existam hotéis mais antigos e com certo charme, se hospedar em um pequeno castelo, como é possível em Amboise já é bem mais complicado, pois praticamente não existe nenhuma opção dentro da cidade. Você precisaria justamente ficar em algo mais afastado.

Gostou de Tours? Pesquise e reserve aqui agora sua opção de hospedagem na cidade

 

Com tudo isso a ser ponderado, você pode fazer sua escolha, no que eu considero as melhores opções de onde ficar no Vale do Loire. Nós pensamos bem e optamos por… Tours! Estando com as crianças, preferimos algo mais fácil e prático, com farmácias e mercados próximos, e inclusive opções mais comuns de alimentação.

Para nós, foi ótimo e gostamos bastante da cidade, o que não significa que Amboise não fosse bom também, mas foi o que preferimos. Na próxima, tenho sim vontade de quem sabe ficar em um Chatêau do charmoso, seria ótimo!

Qual cidade você vai decidir eu não sei, mas garanto que sua viagem à região será incrível, porque é uma região muito bonita e cada castelo é único, vale muito conhecer.

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos! Todas as vantagens estão  neste link Descontos e Benefícios

E se você trabalha com Turismo, também posso te ajudar Inovação, Marketing Digital e Base Técnica no segmento! Conheça minhas mentorias e capacitações, e todo meu portfólio no Menu Profissional.

Written by Flávia Sphair

Flávia Sphair, muito prazer! Sou Turismóloga, Viajante, Esposa, Mãe de 2 e a Blogueira por trás do Turismo em Família. Acredito que viagens e passeios proporcionam momentos e experiências únicas com que mais amamos, e minha missão aqui é ajudar famílias a viajarem mais e melhor, e também empresas do ramo a recebê-las da melhor forma possível, com consciência, respeito e empatia!

4 Comments

Leave a Reply
  1. Oi, Flavia, boa noite!
    Estou pensando em me hospedar em Blois, vcs estiveram lá? Sabe me dizer como é a cidade?
    Obrigada por todas as dicas! Adoro suas redes. bjos,

    • Oi Anita! Não estive em Blois, sei que é uma cidade um pouco menor que Tours, e um pouquinho mais distante que Amboise. Ainda assim, as cidades do Vale são charmosas em geral e há boas opções de estadia. Os deslocamentos dentro do Vale não são longos e se você encontrou uma opção que gostou, você não terá problemas porque, mesmo em menor número, várias pessoas optam por Blois.
      Desculpa por demorar e muito obrigada pelo carinho!

  2. Oi Flavia, tudo bem?

    Quais vc chegou a conhecer Vinicolas por lá? Há alguma que vc indique e que seja fundamental irmos?

    Muito obrigada

    • Oi Mariana! Tudo bem sim, e você?

      Poxa, vou ficar devendo essa informação. Na realidade como não bebemos, vinícolas nem sempre entram em nossos roteiros… e de toda forma focamos nos castelos. Espero que as outras informações ajudem você. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *